segunda-feira, 8 de agosto de 2022

SETOR DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO / Parte 3 - Dicas para manter a higiene da cantina escolar

 
Imagem: Pinterest

Os donos das cantinas de escolas particulares tiveram que adotar algumas mudanças com o recebimento do “Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo a alimentação saudável”, a fim de transformar as cantinas em ambientes salubres e higiênicos. Portanto, a cantina escolar acaba por exigir cuidados redobrados no cotidiano.

É essencial que um ambiente escolar seja limpo, especialmente para garantir a segurança e saúde dos estudantes, que muitas vezes são menores de idade. Por isso, é dever da escola oferecer alimentos saudáveis, tanto em nível nutricional, tanto no nível higiênico. Sabendo da importância do assunto, a CG Limpeza preparou este artigo com dicas para a higiene da cantina escolar estar sempre em dia. Confira!

Dicas para cuidar e manter a higiene da cantina escolar

Determine boas práticas de higiene

A sujeira aparente de balcões, mesas, equipamentos, utensílios e afins pode ser removida pelos funcionários, todavia, os restos de gordura, comida ou terra precisam de higienização feita com água e sabão neutro ou detergente.

Além disso, é preciso desinfetar as áreas limpas, pois eliminará os microorganismos vivos e que podem causar infecções alimentares nos estudantes. Ela pode ser realizada com produtos químicos ou algum emissor de calor.

Também é necessário determinar boas práticas para os funcionários, tendo em vista que eles terão mais contato com a cantina e serão responsáveis pelo que será repassado para os estudantes.

Os colaboradores devem estar limpos, possuir o hábito de lavar as mãos, além de passar álcool 70% ao voltar do banheiro ou chegar da rua, a fim de manter a limpeza da cantina escolar. Não deve ser permitido estar com barba, jóias, unhas grandes ou pintadas. O uso de toucas, sapatos e uniforme limpos deve ser obrigatório, além de não trabalhar doente ou com as mãos machucadas.

O uso do álcool gel é uma boa solução para desinfectar as mãos dos funcionários, portanto, é papel da empresa responsável pela cantina, disponibilizar o produto, de preferência na entrada ou saída da cozinha, de forma que todos o vejam. É recomendado que ele seja utilizado também ao entrar e sair do trabalho. Além disso, para manter a limpeza do ambiente, é aconselhável dedetizações periódicas e manter o lixo fechado.

Cuide da higiene dos alimentos

Um dos aspectos abordados no material cedido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), é sobre a higienização dos alimentos, pois, para serem considerados saudáveis, não basta serem corretos na quantidade de nutrientes essenciais ao organismo, eles também precisam também estar sem nenhum risco de contaminação.

Portanto, é preciso que a cantina escolar tome cuidado com o seu fornecedor de alimentos, garantindo que ele possua os produtos em bom estado higiênico. Os cuidados também devem partir da cantina, guardando sempre, primeiramente, os alimentos refrigerados, em seguida os congelados e depois os alimentos em temperatura ambiente, procurando limpar as embalagens antes de guardá-las.

Dê uma atenção especial aos produtos de limpeza

Os produtos de limpeza são itens que necessitam de bastante atenção, principalmente em sua identificação. Por isso, todos os produtos de limpeza utilizados para a higiene da cantina escolar devem ser identificados, de forma que nenhum recipiente seja confundido e colocado acidentalmente em comidas.

Além disso, a identificação também ajuda na localização e no controle de estoques. É recomendado que os fornecedores escolhidos ofereçam um bom custo x benefício e sejam registrados no Órgão Federal de Saúde.

FONTE: https://cglimpeza.com.br/higiene-da-cantina-escolar/