terça-feira, 9 de agosto de 2022

SETOR DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO / Parte 4 - Dicas para limpeza de computador e equipamentos eletrônicos

 
Imagem: Mundo das Tribos

Um dos maiores desafios da higienização empresarial é a limpeza de computador e equipamentos eletrônicos. Afinal, esses itens são altamente sensíveis ao contato com água e produtos de limpeza. Por conta dessa característica, é fundamental ter cuidado no momento de higienizar esses utensílios. Caso contrário, a produtividade e a rotina dos funcionários serão drasticamente afetadas.

Por esse motivo, a CG Limpeza elaborou este artigo para você. Reunimos as melhores dicas para que a limpeza de computador e outros equipamentos eletrônicos sejam feitas com eficácia. Dessa forma, além de manter o ambiente limpo e evitar a proliferação de doenças, você contará com máquinas mais potentes.

Aprenda como fazer limpeza de computador e eletrônicos com eficiência

Com a rotina, pequenas sujeiras se acumulam no computador e eletrônicos da empresa. Em muitos casos, esses resíduos são pequenos demais para serem vistos a olho nu. Apesar do tamanho, eles são capazes de fazer grandes estragos e atrapalhar o funcionamento das máquinas. Logo, é extremamente importante saber como fazer a limpeza de computador e realizar o procedimento com regularidade. Caso contrário, os danos podem ser irreversíveis.

Utilize os materiais adequados

Por conta da baixa tolerância à água, não é recomendado que líquidos sejam aplicados diretamente em equipamentos. Siga essa precaução mesmo que os produtos sejam próprios para a higienização de eletrônicos. O motivo para tal preocupação é a possibilidade de penetração desse tipo de material de limpeza nas máquinas.

Portanto, o indicado é que panos e toalhas sejam usadas durante a limpeza. É necessário também que pouca quantidade de produto seja utilizada no procedimento. Procure manter porções uniformes dos itens de higienização, para não correr o risco de danificar os aparelhos eletrônicos.

Evite o uso de álcool

O álcool é uma opção de item de limpeza muito utilizada. Geralmente, o produto é considerado como multiuso e versátil. Entretanto, essa não é a alternativa adequada para a limpeza de computador e afins. As substâncias contidas no material podem ser responsáveis por causar graves avarias nos equipamentos. Além disso, quando usado para limpar monitores, manchas podem ser ocasionadas. Por essa razão, evite o uso de álcool se você deseja fazer uma higienização eficiente. Se o uso desse produto for realmente necessário, procure por fórmulas menos agressivas.

Dê atenção ao teclado

Com a passagem do tempo, poeira e outros resíduos podem ficar acumulados na peça, comprometendo o seu desempenho. Além disso, as sujeiras das mãos podem tornar o teclado um hospedeiro de bactérias e doenças. Por isso, é fundamental higienizar o local com regularidade. Em muitos casos, uma simples limpeza é capaz de recuperar um teclado defeituoso.

Para realizar essa tarefa com segurança, retire o excesso de sujeira com batidas leves acima da lixeira. Após essa etapa, pode ser interessante usar o aspirador de pó em cima do teclado, para remover os detritos mais difíceis. É válido ressaltar que essa medida deve ser tomada apenas com o bico de cerdas do aspirador. Depois, passe um cotonete entre as teclas com um produto de limpeza específico.

Cuidado com cabos

Essa limpeza é pouco trabalhosa, mas muitas vezes é deixada de lado, prejudicando o desempenho do cabo. Por isso, é importante não deixar essa tarefa de lado.

Para realizar a limpeza de cabos externos, utilize um pano úmido. É importante que seja feita uma mistura de água com um produto específico. Depois dessa ação, passe o pano no cabo com cuidado. Para secá-lo, basta um pano seco.
Faça a secagem com cuidado, porque qualquer resquício de água pode gerar problemas com eletricidade na empresa. Não esqueça também que o pano úmido não pode ser passado nas conexões de fonte de energia.

Use produtos de limpeza de qualidade

Para garantir o sucesso da higienização, é imprescindível contar com produtos de qualidade e específicos para o seu objetivo. Caso contrário, a limpeza de eletrônicos será mal sucedida, gerando prejuízos.

Durante a compra desses itens, é fundamental ler o manual do fabricante e consultar-se com um profissional. Assim, você saberá se aquele item é adequado ou não para a higienização desses apetrechos e não sofrerá perdas.

FONTE: https://cglimpeza.com.br/limpeza-de-computador-e-eletronicos/