O PORTEIRO DE ESCOLA, UM EDUCADOR.
Publicado em 28 de December de 2012 por Sirlex
de Almeida Figueiredo
A escola não é uma instituição pública qualquer,
bem como o porteiro de escola não pode ser comparado ao de qualquer
repartição. Porisso a importância de chamar de segurança escolar e/ou educador,
este profissional, que quase não existe mais nas escolas públicas mas que tem
um papel imprescindível no processo educativo e na formação de bons cidadãos.
Um bom porteiro também constrói a educação.
Na escola, o porteiro é o primeiro a chegar e o
último a sair. É com ele que os alunos fazem o primeiro contato e são recebidos
de forma cordial. Ser tratado assim antes da aula ajuda o aluno a se sentir
bem, se sentir gente melhorando sua relação com os outros. O porteiro é de
grande valia. Cuida de vidas, do futuro do país. É responsável pela segurança
de todos na escola. Aconselha evitando casos de agressões físicas ou verbais
por conta das brigas que acontecem nas adjacências do portão da escola ou
dentro dela. Além de se responsabilizar pela segurança do prédio, patrimônio
público, protege também os pertences (bicicletas, carro, moto, etc.) dos
alunos, dos colegas funcionários e dos professores.
Atualmente grande parte dos porteiros de escola das
pequenas cidades são selecionados através de concurso, uma grande parcela
possui o ensino médio completo e muitos são até graduados,porém, não tem o
reconhecimento que merecem das autoridades,dos estudantes e da comunidade que
visualizam apenas os alunos,professores e direção como componentes da
escola.Os funcionários e em especial os porteiros são invisíveis.Estes
profissionais após selecionados por concurso, são encaminhados ao trabalho sem
antes passar por um curso de qualificação,tendo que se virar como podem.O pior
é quando são contratados sem concurso público, em troca de votos, pessoas
leigas sem nenhuma capacidade para o exercício da função.O porteiro não pode
ser simplesmente uma pessoa alfabetizada. Não podemos nos esquecer de que “as
exigências da sociedade tecnológica em permanente transformação obrigam a um
novo posicionamento sobre o sentido do que é educação, formação, ensino e
aprendizagem”. A transmissão de conhecimento hoje, como sabemos, não se
restringe mais a quatro paredes.
Em muitas cidades estes profissionais estão sendo
terceirizados. Isso não é bom, porque pode comprometer a qualidade da educação,
também não é bom para o funcionário, pois nessa modalidade de contrato os
mesmos ficam impedidos de lutar por seus direitos, deixando de usufruir da
importante fatia do bolo que é o FUNDEB. Nas escolas da cidade de Santo
Estevão, os porteiros cumprem uma jornada de trabalho de 40 horas, recebem um
salário e não tem plano de saúde. Nestes cinco anos trabalhando como segurança
escolar, embora apto ao desempenho de outras funções e estudando numa
Universidade conceituada, preferi fazer esse trabalho, sofri com os
estereótipos, fui muitas vezes subestimado e senti na pele o que todos os
porteiros do nosso país já sentiram.
Lutamos por representatividade na APLB, sindicato
dos profissionais da educação em meu município. Fizemos a 1ª greve dos não
docentes em 2011 e a conquista do plano de carreira, Lei municipal 284/2011, ainda
distante do plano que sonhamos. Entre algumas conquistas destaca-se a mudança
de nomenclaturas, ou seja, o porteiro passa e se chamar segurança escolar.
Conquistamos a nível federal a Lei nº 12.041/2009 que reconhece a importância
desta categoria e considera o porteiro de escola, um profissional da educação,
um educador.
Revisado por Editor do Webartigos.com
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