quarta-feira, 5 de julho de 2017

O MELHOR FUNCIONÁRIO NEM SEMPRE SERÁ O MELHOR LÍDER

Você já deve ter visto equipes que têm a sua frente alguém que não traz consigo a real essência da liderança, e está apenas ocupando um cargo. Muitas vezes esta pessoa não é culpada por isso, pois chegou até lá por esforço, merecimento, pelos resultados que alcançou durante os anos de trabalho duro.

É comum ao longo de nossa vida profissional conhecermos pessoas que são gerentes, diretores, gestores de pessoas em geral, que desconhecem o que é liderança, Stephen Covey, autor de "Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes", o descreve muito bem. Para ele "a liderança é o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, é saber incentivar as pessoas a encontrarem a própria voz, o seu próprio caminho".

Você já deve ter visto equipes que têm a sua frente alguém que não traz consigo a real essência da liderança, e está apenas ocupando um cargo. Muitas vezes esta pessoa não é culpada por isso, pois chegou até lá por esforço, merecimento, pelos resultados que alcançou durante os anos de trabalho duro. Porém mesmo com toda essa bagagem, deixa a desejar, voltando a sua posição anterior, ou mudando de emprego ou setor.
Certa vez tive oportunidade de conhecer uma pessoa com diversas características de um exímio líder. Ele, um funcionário exemplar, assumira a gerência de sua área, porém lhe faltava algo de extrema importância para um líder, a cobrança. Ele alegava que todos sabiam o que deveria fazer e que não gostava de ficar cobrando para que fizessem suas obrigações. No fim, acabava que as atividades que não eram feitas pelos responsáveis, era assumida por ele, sobrecarregando-o.
O fato citado me fez perceber que nem o melhor funcionário não necessariamente será o melhor gerente, o melhor líder. Aprendi também que algumas pessoas só precisariam de um treinamento simples, de algumas ferramentas de gestão, para ser um líder incrível, pois respeito e admiração de seus colegas ele já possuía, mas fora jogado para assumir esse papel sem preparo prévio, e sem antes lhe perguntarem se era isto que ele queria.
É preciso destacar que as organizações, na figura de seus líderes, devem prestar atenção em seus funcionários e perceber quais os reais desejos dos mesmos. Devem-se preparar aqueles funcionários que podem/desejam ser líder, para que talentos não sejam desperdiçados, pois como visto, nem todos estão aptos para exercer este papel.

"NEM TODO EXCELENTE FUNCIONÁRIO TEM COMPETÊNCIA PARA SER UM LÍDER"

ATENÇÃO,

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