segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING EDUCACIONAL PARA AS ESCOLAS

O marketing educacional é muito importante para a escola conseguir transmitir seus valores, ter uma boa comunicação com a família e se posicionar em frente à comunidade escolar. Como consequência disso, exerce um papel importante tanto na captação quanto na retenção dos estudantes na instituição de ensino. Entretanto, é fundamental entender que esse trabalho deve ser realizado ao longo de todo o ano letivo, e não apenas nos últimos meses.
Preparamos este artigo para explicar o que é o marketing educacional e qual a sua importância para as escolas. Confira!

O que é o marketing educacional

O marketing educacional consiste em estratégias que buscam trabalhar desde o relacionamento com a família e com os alunos até a imagem da instituição, exprimindo em todos os momentos o carisma e a identidade da escola. Portanto, ele representa a ponte entre a escola e a comunidade escolar.
Sendo assim, ele regula todas as mensagens, meios de comunicação e mensagens usados para lidar com público ao longo do ano letivo - no dia a dia escolar, durante a campanha de matrículas ou mesmo em eventos promovidos pela escola.

Por que o marketing educacional é importante?

O marketing escolar tem ganhando uma importância cada vez maior com as mudanças do cenário educacional. Isso porque, além de oferecer um ensino de qualidade, as escolas precisam se diferenciar, deixando claro o tipo de aluno que quer formar - não um aluno que memorizou o conteúdo, mas um estudante preparado para superar os desafios que vai enfrentar na vida e no mercado de trabalho.
O marketing educacional é uma área que tem evoluído muito. Temos um grande desafio que é organizar as ações para que a escola possa ser competitiva. Uma escola competitiva oferece educação de qualidade, mas hoje, a embalagem, a forma de relacionamento, tudo que envolve a captação de alunos ou a retenção, está dentro de técnicas e estratégias que precisam ser muito bem pensadas. - Chico, Diretor Geral da EMME Marketing Educacional, parceira da par
O marketing educacional funciona como uma ligação entre a escola e a comunidade escolar e, por causa disso, é muito relevante para a manutenção de um bom relacionamento com pais, responsáveis e com o público em geral. Em todos os pontos de contato, um marketing escolar bem estruturado vai garantir que a mensagem transmitida reflete os valores e a identidade da instituição.

Quais os benefícios do marketing educacional?

1. Comunicação com os públicos

A escola tem como objetivo a formação e o desenvolvimento dos alunos e é importante que a família também faça parte desse processo. Nesse contexto, o marketing educacional ajuda a escola a construir um relacionamento mais próximo, claro e aberto com os pais e responsáveis.
Agora é o relacionamento que importa. Como a escola vai desenvolver esse relacionamento bem feito tanto com os atuais alunos quanto com aqueles alunos cuja família se interessa pela escola é o que vai fazer a diferença. Raphael Rocha Dias, gerente do projeto MKTpar.
Sendo assim, trabalhar a comunicação da escola com o público consiste em traçar estratégias de relacionamento com quem já está ligado à instituição bem como com novas pessoas. Para tanto, um bom marketing escolar auxilia na escolha dos meios de comunicação, como por exemplo o próprio site da escola ou as redes sociais, assim como ajuda a determinar a linguagem e o tom que devem ser usados.
Se a nova família envia uma mensagem pelas redes sociais, como a escola vai reagir a esse contato? Se o interessado liga ou visita a instituição? Pois existem vários meios pelos quais os interessados vão entrar em contato e a escola precisa se preocupar em como ela vai se relacionar. Esse primeiro contato que faz a diferença no final. - Raphael Rocha Dias, gerente do projeto MKTpar.

2. Organização e divulgação de eventos

Não é recomendável pensar em ações voltadas para o marketing educacionalapenas no momento da campanha de matrículas, visando à captação e retenção dos alunos. Sendo assim, é importante que a escola busque pensar em eventos e momentos de interação com as famílias e com os próprios estudantes. Ao promovê-los, a escola demonstra se importar com a formação integral dos alunos, com a proximidade da família e com a construção dos valores em conjunto.
Vale ressaltar que não apenas os pais e responsáveis dos estudantes devem ser envolvidos nos eventos, mas a comunidade escolar como um todo. Dessa maneira, é possível fazer com que novas pessoas conheçam a instituição e se interessem pela sua proposta.
Com isso, a propaganda “boca a boca” é incentivada e faz com que as famílias auxiliam na captação de novos alunos, ao demonstrar satisfação com a instituição.
Não há nada melhor que os alunos e as famílias mostrarem a qualidade da escola para novas pessoas,  trazendo-as para a escola. - Raphael Rocha Dias, gerente do projeto MKTpar.

3. Captação de alunos e campanha de matrícula

O marketing educacional pode ajudar a escola na captação de alunos durante a campanha de matrículas. Isso pode ser feito por meio da divulgação da instituição com  propagandas, folders, panfletos e até mesmo o site da escola ou as redes sociais.
Já fizemos ações estratégicas nas quais a família posta nas redes sociais depoimentos da escola, que usa isso como uma espécie de propaganda. É possível desenvolver propagandas que favoreçam esse marketing escolar, essa visão boa da escola para as famílias. - Raphael Rocha Dias, gerente do projeto MKTpar.
Entretanto, é importante que a escola entenda que, para conseguir um bom resultado tanto na captação quanto na retenção de alunos, o marketing escolar deve ser trabalhando durante todo o período letivo. Sendo assim, a matrícula acaba como resultado de um bom relacionamento desenvolvido com a família ao longo do ano.
Além da importância durante a campanha de matrículas, o bom relacionamento com os pais e responsáveis é fundamental pois a família deve participar ativamente no processo de aprendizado dos alunos - afinal, é parte importante no seu desenvolvimento. Gostaria de entender como melhorar a comunicação com os pais e responsáveis? Preparamos um material sobre o assunto:
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