Tecnologias

VEJA 5 EXEMPLOS DE COMO INSERIR A TECNOLOGIA NA ESCOLA
Passo a passo, as práticas de cinco escolas para que a tecnologia favoreça a aprendizagem
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Por: Larissa Teixeira
Trabalhar com tecnologia na sala de aula é um caminho sem volta. Nos dias atuais, as crianças chegam às escolas dominando as ferramentas digitais e, para se adaptar a essa nova realidade, os professores também precisam transformar as suas práticas. Mas não adianta inserir a tecnologia na aula sem um propósito, desconectada do projeto político-pedagógico da escola. Para que faça sentido e favoreça o processo de aprendizagem, a tecnologia precisa ser vista como um instrumento que pode auxiliar nas atividades didáticas.
Nesse sentido, muitos professores ao redor do país têm criado projetos que utilizam essas ferramentas para desenvolver os conteúdos previstos no currículo escolar. Confira, abaixo, cinco experiências de docentes que fizeram um bom uso da tecnologia na sala de aula:
Neste projeto participante do Prêmio Weducation, em 2015, professores do Colégio Internacional Emece propuseram um trabalho de leitura e produção de texto do livro “The Adventures of Tom Sawyer” ("As Aventuras de Tom Sawyer"), de Mark Twain. Enquanto as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental fizeram a leitura de trechos do livro, as turmas do 7º ano produziram dois e-books ilustrados para os alunos menores.
Nesta experiência realizada com os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, a turma teve que produzir um blog interdisciplinar para compartilhar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Para isso, eles pesquisaram sobre conteúdos de diversas disciplinas e realizaram experiências práticas no laboratório de Ciências.
Desenvolvido pelos professores de Educação Musical e Linguagem de Programação, este projeto convidou a turma a realizar um trabalho de exploração do pensamento lógico por meio da programação de músicas. Durante o projeto, os alunos criaram partituras virtuais de trilhas sonoras dos filmes estudados nas aulas e aprenderam a reconhecer a programação de computadores como uma linguagem.
Para inserir a tecnologia nas aulas da Educação Infantil, professoras do Colégio Internacional Ítalo-Brasileiro, em São Paulo, tiveram a ideia de produzir um dicionário virtual. Cada aluno ganhou uma conta no Google e, trabalhando com o Word, explorou o próprio nome e a escrita de palavras considerando a ordem alfabética.
Com o objetivo de identificar os impactos sociais e ambientais provocados pela produção de energia elétrica, os alunos pesquisaram o gasto na residência de cada um, montaram planilhas eletrônicas com os dados e, ao final do trabalho, criaram um folheto informativo com dicas para redução de consumo de energia.
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6 motivos para aderir às tecnologias na gestão escolar

Há tantas vantagens no uso da tecnologia na educação que enumerá-las fica difícil. Para exemplificar isso, podemos citar: melhorias na performance de alunos e professores, organização dos processos escolares, integração entre escola, diretores e Secretaria de Educação, dentre tantos outros.
Uma gestão escolar vai ser melhor quanto mais abrangente for o uso de dispositivos e aplicativos. Quer saber 6 ótimos motivos — dentre infinitas possibilidades — para aderir às novas tecnologias e utilizá-las na gestão escolar? Acompanhe!

1. Trazer o contexto de vida dos alunos para a escola

O aluno é o objetivo primeiro de qualquer gestão escolar. Todos os mecanismos e as regras que uma instituição de ensino adota devem tê-lo como centro.
E não há como negar que a internet potencializou uma mudança muito benéfica que já estava em curso antes dela: o aluno abandonou a posição passiva em que se encontrava e passou a ser o agente do seu próprio conhecimento.
E os “nativos tecnológicos” — como são chamadas as crianças e os adolescentes dessas novas gerações — estão muito mais dispostos a assumirem esse papel se a escola dialogar com algo que faz parte do seu dia a dia e os deslumbra: a tecnologia.

2. Padronizar os processos de gestão escolar

Com as novidades tecnológicas, fica muito fácil gerir as etapas do dia a dia escolar: notas, avaliações de desempenho, boletins de alunos e até relatórios sobre comportamento e questões familiares da vida deles. São informações que os professores precisam ter acesso e que ficaram muito mais fáceis de organizar.
A consequência é um alívio enorme para a direção, que passa a fazer um acompanhamento muito mais simples dessas etapas — além da Secretaria de Educação ter acesso a todos esses dados em tempo real.

3. Gerar indicadores de gestão escolar

Avaliar uma gestão escolar já foi uma tarefa árdua. Levantar informações, recolher avaliações e autoavaliações de alunos, professores, funcionários da secretaria e da biblioteca, por exemplo, tomava muito tempo e demandava muitos recursos.
Tudo isso, hoje, pode ser resolvido facilmente por um software ou uma plataforma. Seu único trabalho, como diretor, será lembrar todos os envolvidos de cadastrar as informações necessárias. A própria plataforma deixa os dados visíveis para todos.

4. Acompanhar turmas e alunos de forma mais dinâmica

Pais e professores valorizam muito um diretor que sabe o que se passa com cada aluno, individualmente. No fundo, existe uma certa expectativa quanto a isso.
Mas essa tarefa sempre foi dura de cumprir, principalmente com salas de aula cheias em que cada aluno demanda um reconhecimento da sua própria individualidade. Aplicações on-line podem centralizar todos os relatórios de professores e permitir que o diretor os acompanhe em tempo real.

5. Gerar economia de papel e outros materiais

E por falar em aplicativos de armazenamento em nuvem, eles são poderosos aliados para resolver um outro problema: o uso do papel.
Diretor, olhe ao seu redor agora: quanto de papel está à sua volta, nos seus escaninhos e nas gavetas, e que já poderiam ter se transformado em arquivos em um servidor remoto? Já passou da hora da sua escola começar a dar o exemplo de sustentabilidade que alunos precisam para acreditar na causa, não é mesmo?

6. Permitir que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos

Qualquer escola acaba, em algum momento, passando por um atrito ou outro entre pais e professores. Cada lado tem seus motivos, o que não deixa de tornar a situação desagradável.
Que tal permitir que os pais acompanhem as notas em provas e trabalhos on-line durante todo o ano letivo, em vez de terem surpresas desagradáveis nas reuniões? Isso alinha o discurso deles ao dos professores em torno de um mesmo objetivo: uma educação melhor!
Para assumir o papel central no seu processo de ensino-aprendizagem, o aluno precisa assimilar não apenas conteúdo, mas toda uma lógica de autonomia. E, com a aplicação da tecnologia na educação, ele pode enxergar o processo como um todo. Afinal, autonomia é uma visão geral do que realmente importa!

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Importância, vantagens e desvantagens das tecnologias na educação



AS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA



O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS



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Você é o tipo de professor que utiliza a tecnologia em sala de aula ou ainda desconhece todas as ferramentas que podem ajudá-lo?

É natural que o processo de aprendizagem passe por diversas transformações por conta da tecnologia. Só existe uma coisa que não pode mudar: bons professores, preparados e com vontade de transformar o mundo utilizando a educação como principal ferramenta.
Quando somamos professores e ferramentas tecnológicas, temos como resultado a equação perfeita, uma vez que os professores são os responsáveis pela eficiente utilização da tecnologia no processo de aprendizagem. Existem dois tipos de educadores: os que já usam e aqueles que ainda não utilizam tecnologia, ou por não conhecerem ou por acharem que é algo inalcançável. Por isso, com base em produtos e soluções desenvolvidos pela Microsoft para facilitar a vida do professor, preparamos um comparativo para que você comece a utilizar agora mesmo a tecnologia em sala de aula:
É difícil concorrer com os aparatos tecnológicos dos alunos hoje em dia. Para tornar a disputa por atenção menos cansativa, nada melhor do que utilizar a mesma ferramenta. Com o OneNote, você pode substituir as antigas explanações de matéria na lousa ou mesmo em recortes de cartolinas mais divertidas: é possível adicionar texto, imagens, links para o conteúdo, além de gravação de vídeo e áudio. É possível trabalhar em equipe, fazendo com que duas matérias que se completem e que sejam ministradas por professores diferentes sejam combinadas em uma sala de aula digital.
Você não precisa mais utilizar os pesados livros de pesquisa. Você pode ser o tipo de professor que utiliza o Bing, buscador da Microsoft, para fazer pesquisas, buscar números, realizar exercícios e preparar aulas com muito mais facilidade e criatividadedo que antigamente.
Você sempre usou a lousa como apoio para dar aula, certo? A partir de agora, você pode ser o tipo de professor que conta com o Office Mix, uma ferramenta que permite a você trabalhar o conceito de sala de aula invertida, sendo o professor um moderador do conteúdo e não um explanador das matérias. Além disso, facilita sua vida, uma vez que você pode compartilhar o material, sem ter que repetir a mesma aula para turmas diferentes. Os estudantes podem acessar a ferramenta de casa ou de qualquer outro lugar.
Por isso, é possível que os alunos possam estudar em casa, por exemplo, utilizando voz e vídeo. Confira um vídeo sobre o Office Mix e leve ainda mais interatividade para dentro da sala de aula. E você fica no controle, professor: no portal, é possível ter acesso ao número de alunos que acessaram o conteúdo, qual foi o resultado do quiz respondido e até mesmo quanto tempo cada aluno demorou para responder determinada questão, para que você possa entender as deficiências e pontos a serem melhorados de cada aluno.

FONTE: http://www.blogeducadoresinovadores.com.br/2015/08/04/voce-e-o-tipo-de-professor-que-utiliza-a-tecnologia-em-sala-de-aula-ou-ainda-desconhece-todas-as-ferramentas-que-podem-ajuda-lo/