sexta-feira, 28 de abril de 2017

NEUROEDUCAÇÃO



CONCEITO
Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociênciapsicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos [1]
As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagemmemórialinguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência [2]
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.

Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
·         Dislexia
·         Discalculia
·         Gagueira
·         Disfunção cerebral mínima
·         Retardamento mental
·         Dificuldades de aprendizagem
·         Deficiências da visão e audição
·         Lesão cerebral
·         Dispraxia
·         Doenças mentais como depressãoansiedade, etc
·         Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemiamixedemadesnutrição e outros

HISTÓRICO
A neuroeducação é um campo muito recente sob esse nome, mas o conceito e as publicações iniciais que tentaram construir uma ponte entre a neurociência e a educação foram feitas por Herbert Henry Donaldson (1857-1938), um neurologista, que escreveu um livro em 1895 intitulado The Growth of the Brain: A Study of the Nervous System in Relation to Education' (O Crescimento da Cérebro: Um Estudo do Sistema Nervoso em Relação à educação, e Reuben Post Halleck (1859-1936), um educador, que escreveu em 1896 um livro intitulado 'The Education of the Central Nervous System: A Study of Foundations, Especially of Sensory and Motor Training' (A Educação do Sistema Nervoso Central: Um Estudo de Fundações, em Especial do Treinamento Sensorial e Motor).

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Neuroeduca%C3%A7%C3%A3o