O caminho mais importante para chegar a ser um talento digital é submergir totalmente em um projeto digital e suprir a laguna nas empresas
Os talentos digitais são os que sabem implantar as iniciativas de marketing e negócio utilizando a tecnologia
- Hoje em dia é importante ter um perfil digital para ter uma maior expectativa salarial.
- Diante desta situação, as empresas começam, a sentir necessidade de encontrar os talentos digitais adequados.
- Eles são imprescindíveis para mudar os processos de negócio e definir as bases da arquitetura tecnológica.
As organizações atualmente procuram a forma de atrair os talentos digitais, que ainda é raro no mercado de trabalho para implantar as suas estratégias digitais. Não existe suficiente oferta de candidatos com formação adequada para ocupar os cargos do século XXI.
Os talentos digitais que fazem toda a diferença para as empresas são:
- Digital Marketing Manager
- Community Manager
- Social Media Manager
- Content Manager
- CDO (Chief Digital Officer) ou Digital Manager
Os líderes digitais encontram obstáculos ao assumir as suas responsabilidades, pois existem diferentes inciativas digitais repartidas por toda a organização que carece de uma supervisão central; ou porque existe uma cultura tradicional que se resiste às mudanças; porque existe uma laguna no talento que se procura; pelos sistemas herdados e as estruturas que dificultam o líder digital exerça o seu papel.
O CDO deve liderar a transformação digital e, para isso, é fundamental não só ter conhecimento e expertise digital, mas altas capacidades para impactar e inspirar a organização e para mudar os processos de negócio e, em muitas ocasiões, definir as bases da arquitetura tecnológica.
Existe uma laguna digital importante entre a demanda e a oferta de profissionais com conhecimento e anos de experiência no âmbito digital que se faz notar quando além de tudo se requer expertise setorial.
A postura das organizações
As empresas optam por priorizar a atitude digital, determinada pelas competências digitais chaves: autoaprender, explorar, resolver na incerteza, inovar, conectar e contribuir com diferenciais aos clientes ou funcionários, em vez de demandar uma experiência específica, tanto em um setor como em um âmbito concreto digital.
Mas, para chegar a ser um talento digital é recomendável mergulhar de cabeça em um projeto digital, com seus processos de ensaios, erros e aprendizados. Só a experiência digital e o convívio real com os clientes podem dar ao profissional a perspectiva para poder gerar estratégias e contribuir com esse diferencial aos clientes.
Onde estão os talentos digitais?
Existe certa dificuldade de selecionar os candidatos digitais do que o resto dos perfis. Isto acontece por dois motivos. Primeiro, pelas descrições incorretas nas posições dos perfis digitais; segundo, porque grande parte das empresas tradicionais de seleção de pessoal não tem os conhecimentos técnicos adequados para escolher o melhor candidato digital, ou recebem tanto currículos que, na hora de filtrar, cometem erros por falta de tempo.
Algo importante é que as empresas invistam na formação dos funcionários em conhecimentos, habilidades e competênciasdigitais, levando sempre em conta a grande especialização digital. É impossível que uma pessoa saiba definir uma estratégia digital global e, ao mesmo tempo, que saiba implantar analítica, desenhar campanhas, criar conteúdos, fazer a gestão de meios digitais ou trabalhar no posicionamento em buscadores, por exemplo.
Profissionais tecnológicos X Talentos digitais
Não devemos confundir profissionais tecnológicos, que são os que conhecem as ferramentas ou as soluções tecnológicas com os talentos digitais, que são os que sabem implantar as iniciativas digitais de marketing, comunicação, negócio, RRHH, analítica, pesquisa, produto etc..., utilizando a tecnologia.
Marketing digital
Existem poucos profissionais excelentes de marketing digital capazes de desenhar campanhas digitais em nível estratégico ao mesmo tempo que configuram campanhas avançadas a nível tático (por exemplo, com listas de remarketing, e-mail marketing ou social ads), assim como com capacidade de integrar analíticas transversalmente.
Nas posições de marketing digital que administram orçamentos de publicidade digital é chave a competência analítica, o “intérprete de dados”.
É fundamental saber identificar aos bons analistas digitais, principalmente em customer intelligence, CRM e inteligência de negócio, capazes de visualizar os dados para os diferentes níveis da organização que permitam tomar decisões baseadas nos dados em todas as áreas.
No geral, os talentos digitais que podem trazer sucesso para as empresas são perfis que escasseiam, como os programadores php e que saibam maquetar, assim como perfis que entendam de desenvolvimento tecnológico e que tenham visão criativa e visão de negócio.
FONTE: Universia Brasil