ATENÇÃO,

ATENÇÃO,

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

FEEDBACK: IMPACTO DIRETO NOS RESULTADOS DA EQUIPE


As devolutivas do desempenho da equipe são importantes para que todos saibam o que estão fazendo bem e o que precisam desenvolver mais. O diálogo aberto, franco e sensível faz toda diferença nesse contexto.

Como qualquer outra profissão, a atuação do diretor escolar reflete na organização e no desenvolvimento do trabalho da equipe. Quando todos os atores envolvidos nos processos caminham alinhados, comprometidos e conscientes de como podem crescer profissionalmente para melhorar seu trabalho, é um grande ganho coletivo com impacto direto nos resultados. Por isso, sempre que possível precisamos criar momentos de feedback com todos os funcionários para uma análise da prática e devolutiva do desempenho. Esse momento não pode se restringir ao corpo docente porque, independe da função que cada um assume, todos na escola tem papéis fundamentais e de contribuição significativa para o sucesso da instituição.

Nesta perspectiva, o diretor precisa estar atento às iniciativas, desenvolvimento individual de cada profissional em seu campo de atuação, desenvolvimento das áreas e funcionamento da integração entre elas para um panorama geral do que está sendo feito. Tudo isso também pede sensibilidade para saber os momentos de dar esse retorno do trabalho para cada um e quando interferir, diretamente ou indiretamente, nas situações.
Por instigar a reflexão e análise do seu próprio trabalho, a rotina de devolutivas também favorece que outros integrantes da instituição estejam mais atentos ao seu trabalho e aos processos, com olhar mais direcionado à busca de soluções. Essa consciência faz uma enorme diferença no resultado da aprendizagem de nossos alunos. Com foco o processo educacional e em como estamos contribuindo para ele, potencializamos a prática.
A rotina de devolutivas também favorece que outros integrantes da instituição estejam mais atentos ao seu trabalho e aos processos, com olhar mais direcionado à busca de soluções
Além da devolutiva individual, momentos de ponderação coletiva também se mostraram muito relevantes ao longo da minha experiência como gestora. Nesse contexto, posso citar alguns dos feedbacks já integrados à nossa rotina:

- Encontro semanais entre a equipe gestora: um momento para que nós mesmos tenhamos uma postura crítica em relação ao nosso trabalho e uma parada para avaliar, repensar, planejar, compartilhar insights, ponderar prioridades e estabelecer possíveis novos direcionamentos;

- Encontros de formação baseado nas dificuldades dos professores: ao direcionar pautas e conteúdos de formação identificados a partir da atuação e necessidades institucionais pedagógicas e administrativas conseguimos atingir os pontos mais problemáticos de formação e corrigi-los;

- Conversas com funcionários da secretaria, merenda e outros serviços: eles também precisam estar alinhados ao projeto político-pedagógico da instituição e saberem qual é o papel educacional que têm dentro da instituição. Por isso, é essencial estabelecer um espaço de formação com esses atores;

Todos os funcionários devem receber feedback pois eles também contribuem para as metas da escola e desempenham um papel educacional. Crédito: Rafael Araújo.

- Portas abertas para os momentos que a equipe sentir necessidade de pautar devolutivas: a equipe precisa sentir abertura e que pode ser franca com você, por isso, a postura do gestor precisa ser de receptividade. Só com um diálogo sincero conseguimos melhorar o entendimento das situações e, consequentemente, as atuações em nome do ensino;

- Avaliação funcional (conversa frequente ou pelos menos semestral): da atuação de cada um, se correspondem à perspectiva institucional e o que deve ser necessário para essa adequação. Isso vale também para a gestão (pois administrar também deve estar em constante avaliação).

E você, amigo diretor, o que tem feito para garantir esse feedback com todos? Sempre será um prazer socializarmos práticas, sugestões e dicas que contribuam para que a escola cumpra seu papel e garanta a boa qualidade da educação de nossas instituições.

Aguardo sua contribuição e até quarta!

Um abraço,
Joelma
CRÉDITO: Gestão Escolar