sexta-feira, 24 de agosto de 2018

NOVA LEITURA! SEIS DICAS PARA INCENTIVAR OS ALUNOS

Como fazer? Seis dicas para incentivar os alunos!


Vamos conversar sobre seis dicas para incentivar os alunos em sala de aula? O desejo de conhecer, explorar, é, no final das contas, o que move a humanidade.
Um indivíduo observador, atento ao ambiente, às pessoas, bem como ao seu próprio comportamento em diferentes situações, tem o principal requisito para a aprendizagem.

Uma sala de aula, com os seus 20 ou 30 alunos, é um universo em complexidade e encantamento.
Cada criança, em suas particularidades, é peça fundamental da engrenagem daquela turma específica. E o professor um grande intermediador e facilitador.
Em uma escola, os alunos e o seu professor constituem uma turma institucionalizada. É um ponto de partida incrível e cheio de oportunidades para o crescimento e a aprendizagem.
Sabe-se, porém, que qualquer ser humano transita melhor pelo mundo quando recebe bons estímulos. Isso faz com que não só usufrua mais do percurso como tenha propriedade na aplicação prática do conhecimento.
Embora a sociedade moderna seja tão plural, conectada, repleta de informações e independizante, o estímulo humano ainda é a mais forte opção. Até a melhor classe de estudantes precisa ser motivada.
Elencamos seis dicas para ajudar os professores nessa importante missão. Acompanhe.

Conhecendo nossas seis dicas para incentivar os alunos


1  – Cada aluno é um individuo cheio de peculiaridades e características. É importante que o professor  preste bastante atenção e conheça um a um. Isso significa nunca esperar os mesmos resultados de todos.
2 – Quando um assunto interessa a uma pessoaela naturalmente presta mais atenção, fica curiosa, relaciona o tema com situações do seu cotidiano.
Então, o professor precisa conhecer alguns interesses dos seus alunos. Assim, sempre que possível, tem como relacionar esses interesses ao conteúdo que está sendo visto.

Além de chamar mais a atenção, despertará no estudante a sensação de pertencimento e de prestigio. O que ele aprecia está sendo reconhecido como algo importante e é tópico tratado em aula.
3 – Uma maneira significativa de incentivo é o professor apresentar aos alunos, periodicamente, o que eles já conquistaram até ao momento.
Em geral, essa constatação encanta as crianças. Muitas delas até se surpreendem quando percebem o quanto aprenderam.
A visão concreta da apropriação alimenta o ânimo e desperta ainda mais interesse.
4 – Quem não gosta de ser surpreendido com algo bacana, não usual? Eventualmente começar a aula de uma maneira diferente ou contando algo novo, positivo e super interessante, é ponto garantido.
O elemento surpresa diverte, aguça e cria um ambiente mais acolhedor, pois instiga a interação entre os colegas.
5 – Poder dar opinião ou fazer escolhas é libertador, não é mesmo? E uma forma de o professor fazer isso é pedir que os alunos escolham o tema da próxima aula.
E não fique surpreso se alguns deles já chegarem à escola com pesquisas e descobertas sobre o assunto que elegeram.
6 –  As crianças e adolescentes, mais do que nunca, estão em contato com tecnologia. O professor não deve perder a oportunidade de falar essa mesma língua.
Um bom caminho é pensar, juntamente com os alunos, projetos que envolvam as novas mídias. E, por que não, depois apresentar on-line para outras turmasproporcionando interatividade?
Essas dicas, assim como tantas outras que existem, são APENAS estratégias potencializadoras. O estímulo mais profundo que você, professor, pode dar aos seus alunos não é algo palpável.
Ou que possa ser descrito. É o sentimento que está aí, no seu coração.
Se você desejar ler a nossa matéria sobre Sala de Aula Invertida clique aqui.
Por Dóris Fialcoff, jornalista