domingo, 8 de novembro de 2015

INDISCIPLINA NA ESCOLA

O controle da Indisciplina (Domínio de sala) é um dos fatores da Gestão de Sala de aula. Faz parte do plano docente e, as vezes, está ligada ao desestímulo à estratégia de ensino que está fora do campo de interesse do educando. Portanto, no processo de planejamento é bom que o professor leve em consideração esses aspectos, elencando estratégias que não dê espaço para a indisciplina, que estejam no tempo do aluno, ou seja, estratégias pertencentes a "Era" do aprendente e NÃO Anacrônicas.

Você, professor, talvez diria: "Mas tudo é culpa do professor!" Não, não é. A indisciplina também tem outros fatores que a promovem. Hiperatividade, onde a tarefa não condiz com essa situação e deixa o aluno mais ativo e irritado. A tarefa "fácil" para alguns alunos com altas habilidades. onde o aluno termina rápido e se acha livre para conversar, brincar... Anos e anos de estratégias de ensino  antigas que o aluno vem fazendo, sem estímulo desafiador nenhum. A falta de pertencimento do aluno em relação ao que está sendo trabalho em sala de aula - as temáticas não têm sentido nenhum para o aluno. A falta de acompanhamento no estudo do filho em casa, o incentivo dos pais são muito importante no processo de aprendizagem...
Não, não é culpa só do professor! Mas se a família de forma geral não faz esse acompanhamento, então sobrou para a escola essa tarefa árdua - Professor, coordenador pedagógico e direção precisam arranjar uma solução, pois quanto mais se deixa o tempo passar, a situação piora e não adianta trabalhar isoladamente, é preciso elaborar um programa, uma estrutura organizacional para este fim onde as atuações e posturas sejam de todos da escola.


O que fazer para combater a Indisciplina e a Incivilidade na escola?