domingo, 10 de novembro de 2019

SER UM GESTOR ESCOLAR MELHOR

As escolas são, por excelência, locais de aprendizado. Portanto, onde todos aprendem, sem exceções: alunos, professores, colaboradores, famílias e gestores. Inegavelmente, a vivência dentro de uma escola traz inúmeros aprendizados, especialmente para os gestores. Diário Escola trás 5 dicas para você, que está à frente de uma escola e quer se tornar um gestor escolar melhor.

Dicas para ser um gestor escolar melhor


1. Saber lidar com críticas

Todo gestor estuda para saber criticar e, em contrapartida, saber ouvir críticas. Contudo, sabemos, nunca é confortável. Afinal, são ossos do ofício e todo gestor precisa saber lidar e encarar críticas de forma positiva. Sobretudo, é um momento para ouvir a todos, refletir e aprender com erros e equívocos. Errar, além de fazer parte do aprendizado, é o momento mais rico desse processo. Sacuda a poeira, dê a volta por cima e siga em frente.

2. Empatia para dar e vender

Uma das características dos bons gestores é a ponderação. A saber, ser ponderado significa ter a habilidade e o cuidado de, antes de tomar qualquer atitude, pensar e refletir de forma serena e ajuizada. A rotina escolar é profícua em gerar situações limite e estressantes. Saber lidar com elas e com todos os envolvidos de forma empática é uma grande dica para ser um gestor escolar melhor. De novo, escutar e se colocar no lugar do outro é essencial. Afinal, empatia é acolhimento e inclusão.

3. Pontes ao invés de muros

Construa e mantenha ativa uma rede de relacionamentos. Gestão é o esforço organizado realizado por um grupo de pessoas coordenadas por um gestor, com vistas a garantir o desenvolvimento socioeducacional de uma instituição de ensino. Em verdade, escolas não fazem nada… Quem faz são as pessoas que a compõem. Para ser um gestor escolar melhor, aprenda que não se faz nada sozinho. É o esforço conjunto que leva em frente a escola. Estabeleça networking e crie oportunidades para sua escola, desde a comunidade local até parcerias com universidades. Construa pontes, esqueça os muros…

4. Engajamento e cobrança

Ser um gestor escolar melhor significa liderar. E, liderar, é saber reconhecer esforços e cobrar resultados. Aprenda a lidar com sua equipe: incentive, motive e cobre. Acompanhe de perto, auxilie no que for possível, tome as decisões necessárias. Prazos e metas precisam ser cumpridos. É sua função fazer acontecer. No final, a responsabilidade é toda sua. Encontre o meio termo entre elogio e cobrança. Mantenha a comunicação efetiva, com toda a equipe informada sobre necessidades, urgências e avanços. Assim, de forma empática, construa o engajamento e a coesão do grupo.

5. Foco na educação e nos alunos

Querer ser um gestor escolar melhor tem um grande e honroso objetivo: a educação dos jovens alunos. Essa é a condição e premissa que impulsiona todo o crescimento e o desenvolvimento sustentável das instituições de ensino. Também, de sua carreira. Pense grande e trabalhe muito. Assim, com certeza, todo o esforço será recompensado. Os desafios são muitos e devem ser superados, um a um. Tenha em mente que o seu trabalho e de toda sua equipe, contribui para algo maior: o pleno desenvolvimento dos jovens que estão sob seus cuidados por meio de uma educação de qualidade.

CRÉDITOS: DIÁRIO ESCOLA