terça-feira, 12 de janeiro de 2016

MUDANÇA

MUDAR NECESSITA DE CORAGEM, DE PERSISTÊNCIA E DE PLANEJAMENTO.


Na Educação, pode-se realizar mudanças conforme a esfera: Mudanças à nível nacional, estadual municipal, à nível de secretaria, de escola, de núcleo gestor, de setores, de professores, de alunos e de família. Essas mudanças são grandes ou menores conforme essas esferas, mas bastante significativas para o processo educativo. Mudanças essas atreladas ao que é significativo para os educandos e suas famílias, para o desenvolvimento da cidadania, de valores sociais, do Homem preparado para viver em sociedade, respeitando o meio natural do qual faz parte.
Essa mudança inclui o uso das novas tecnologias no processo educativo, fazendo com que o conteúdo seja pareado ao que o aluno vê e usa fora da escola. Aproximar a vivência do educando ao trabalho docente tornando-o, assim, funcional na vida desse aluno e família. Toda e qualquer mudança tem como centro o aluno, tudo gira ao redor deste. Portanto, dessa forma, a escola realizaria sua real função que é o de ENSINAR. Ensinar à viver em sociedade, ensinar a cultura secular e ajudar à humanizar o Homem em sua trajetória de vida. Esse papel é árduo e deve ser muito bem planejado em todas as esferas que compõem a rede de ensino; um ando suporte ao outro até chegar ao aluno.
A cada novo ano, a escola deve ter algo novo à apresentar aos alunos, aos professores e aos funcionários. Esse novo representa mudanças de melhoria no trabalho que atinja o pedagógico. É esse novo que faz a escola "andar" e progredir, tirar quem está na ociosidade negativa em estado inerte de produção, de cooperação mútua, num foco de meta única para a instituição


"Há tanta coisa pra fazer na escola que desanimo só em pensar que, hoje, não mudamos nada."
(2010, Gneto Lopes)