sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O QUE A SOCIEDADE ESPERA DA ESCOLA?

ESSA QUESTÃO está sendo amplamente debatida hoje por educadores, pelas universidades, por organizações não-governamentais (ONGs), empresas e pelos meios de comunicação.

APESAR DAS DIFERENÇAS de abordagem, há um certo consenso em relação à necessidade de se formarem cidadãos que participem ativamente da vida econômica e social do país, contribuindo para a transformação da sociedade brasileira numa sociedade mais justa, com melhores condições de vida para todos.

ISTO REQUER CONHECIMENTO e habilidades cognitivas que possibilitem às pessoas situar-se no mundo de hoje, ler e interpretar a grande quantidade de informações existentes, conhecer e compreender tecnologias disponíveis, bem como continuar seu processo de aprendizagem de forma autônoma.

COMO A ESCOLA PÚBLICA RESPONDE A ESSA EXPECTATIVA?

A ESCOLA PÚBLICA brasileira não consegue sequer atender aso dispositivos constitucionais que garantem escolaridade à população dos 7 aos 14 anos. Ainda hoje, há muitas crianças e jovens que não têm acesso a ela: e uma grande parte dos que conseguem entrar são excluídos, depois de sucessivas repetências.

A ESCOLA É RESPONSÁVEL por isso: ao manter esses mecanismos de seletividade e, também, ao passar uma visão de mundo ingênua e permeada de preconceitos, a escola revela sua face cruel, confirmando a desigualdade social. Nesse caso, não se compromete realmente com a aprendizagem de todos os alunos e não realiza sua função social. É preciso, e possível, reverter essa situação.

FONTE: Coleção "Raízes e Asas" / Vol. 1: A Escola e sua Função Social.