quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A ESCOLA E SUA FUNÇÃO SOCIAL

AFINAL, PARA QUE SERVE A ESCOLA?


TER CLAREZA DA FUNÇÃO SOCIAL da escola e do homem que se formar é fundamental para realizar uma prática pedagógica competente e socialmente comprometida, particularmente num país de contrastes como o nosso, onde convivem grandes desigualdades econômicas, sociais e culturais.

FORMAR O CIDADÃO não é tarefa apenas da escola. No entanto, como local privilegiado de trabalho com o conhecimento, a escola tem grande responsabilidade nessa formação: recebe crianças e jovens por um certo número de horas, todos os dias, durante anos de suas vidas, possibilitando construir saberes indispensáveis para sua inserção social.
No entanto, excluem-se da escola os que não conseguem aprender, excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica porque antes não aprenderam a ler, escrever e contar e excluem-se, finalmente, do exercício da cidadania esses mesmos cidadãos, porque não conhecem os valores morais e políticos que fundam a vida de uma sociedade livre, democrática e participativa (Vicente Barreto).

O QUE CABE A ESCOLA FAZER?

À ESCOLA CABE ENSINAR, isto é, garantir a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida em sociedade.
Nesse sentido, como ela pode contribuir no processo de inserção social das novas gerações? - oferecendo instrumentos de compreensão da realidade local e, também, favorecendo a participação dos educandos em relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas. A vida escolar possibilita exercer diferentes papéis, em grupos variados, facilitando a integração dos jovens no contexto maior.

NESSA PERSPECTIVA, as crianças não podem ser tratadas apenas como "cidadãos em formação". Elas já fazem parte do corpo social e, por isso, devem ser estimuladas a exercitar sua condição de cidadania, desenvolvendo expectativas e projetos em relação ao conjunto da sociedade.

É PRECISO QUE A ESCOLA traga para dentro de seus espaços o mundo real, do qual essas crianças e seus professores fazem parte. Ela não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso., que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros.

COMPREENDER  E ASSUMIR o tempo presente, com seus problemas e necessidades, é uma forma de gerar alternativas humanizadoras para o mundo.

PARA CUMPRIR SUA FUNÇÃO SOCIAL, a escola precisa considerar as práticas de nossa sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultura, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas dessas práticas com os problemas específicos da comunidade local a presta serviço.

Por isso, é fundamental conhecer as expectativas dessa comunidade, suas necessidades, formas de sobrevivência, valores, costumes e manifestações culturais e artísticas. É através desse conhecimento que a escola pode atender a comunidade e auxiliá-la a ampliar seu instrumento de compreensão e transformação do mundo.

A ESCOLA PODE se concebida como um pólo cultural, onde o conhecimento já sistematizado pela humanidade é socializado e trabalhado de forma não fragmentada, vinculado à realidade, proporcionando a ampliação das possibilidades culturais dos alunos e da comunidade, através do debate das principais questões locais e nacionais.

É PRECISO FIXAR RAÍZES, ou seja, promover a identidade cultural do aluno, inserindo-o no mundo em que vive.

E É PRECISO CRIAR ASAS para que ele possa voar e, assim, ver e pensar a realidade como um todo, com um certo distanciamento, de forma autônoma, única possibilidade de transformá-la.



FONTE: Coleção "Raízes e Asas"/Vol. 1: A Escola e sua Função Social.