sábado, 12 de dezembro de 2015

A LEI DO NICHO - PARTE 1

Foto ilustrativa

TODOS OS PARTICIPANTES TÊM UM LUGAR EM QUE CONTRIBUEM MAIS

(...)
Quando um participante assume o lugar de onde contribui, boas coisas acontecem à equipe. Mas coisas formidáveis acontecem quando todos os membros da equipe assumem o papel que otimiza suas forças, seu talento, habilidade e experiência. Este é o poder da Lei do Nicho.

1- QUANDO AS PESSOAS ESTÃO NO LUGAR ERRADO:
Quase todos já passaram pela experiência de estar em algum tipo de equipe na qual as pessoas tinham de assumir funções às quais não se adaptavam: um contador forçado a lidar com pessoas o dia todo; um atacante do time de basquete forçado a jogar como armador; um guitarrista tocando teclado; um professor fazendo trabalho burocrático; um cônjuge que detesta a cozinha tendo de preparar as refeições.O que acontece a uma equipe quando um ou mais de seus membros está sempre fora de lugar? Primeiramente, o moral se desgasta, porque a equipe não está produzindo à altura de sua capacidade. Então, as pessoas ficam ressentidas. Aqueles que trabalham na área de ponto fraco se ressentem por não usar o que possuem de melhor (grifo nosso). Outras pessoas da equipe que sabem que poderiam ocupar melhor uma posição mal distribuída, ressentem-se por suas habilidades estarem sendo desprezadas. Em pouco tempo, as pessoas perdem a disposição de trabalhar em equipe. Nesse momento, a confiança de todos começa a se desgastar. A situação só tende a piorar (grifo nosso). A equipe para de progredir e a concorrência logo toma vantagem de suas deficiências óbvias. Como resultado, a equipe nunca alcança seu potencial (grifo nosso). QUANDO AS PESSOAS NÃO ESTÃO ONDE PRODUZEM BEM, NADA TERMINA BEM (grifo nosso). Esta é a Lei do Nicho.
TER PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS É ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE (grifo nosso). A dinâmica da equipe muda de acordo com  a colocação das pessoas:
  • A pessoa errada no lugar errado = regressão.
  • A pessoa errada no lugar certo = frustração.
  • A pessoa certa no lugar errado =  confusão.
  • a pessoa certa no lugar certo = progresso.
  • as pessoas certas nos lugares certos = multiplicação.
2- COLOQUE AS PESSOAS EM SEUS LUGARES:
O técnico de futebol americano Vince Lombardi fez  a seguinte observação: "As realizações de uma organização são o resultado dos esforços combinados de cada indivíduo." Isto é verdade, mas uma equipe vencedora não é formada apenas pelas pessoas certas. Você precisa ter um grupo de pessoas talentosas, mas se cada pessoa não estiver fazendo aquilo que contribui mais para a equipe, você não alcançará seu potencial como equipe. É a arte de liderar grupos. Você precisa colocar as pessoas em seus lugares - e digo isso da maneira mais positiva possível!
Para ser capaz de colocar as pessoas nos lugares em que utilizam seus talentos e otimizar o potencial da equipe, você precisa de três coisas:

a) Você deve conhecer a equipe:
Você não pode fundar uma equipe ou organização vencedora se não conhece sua visão de futuro, seu propósito, cultura ou história. Se você não sabe aonde a equipe está tentando ir - e por que está tentando chegar lá - não conseguirá conduzir a equipe à altura de seu potencial. Você deve começar de onde a equipe realmente está. Só então poderá levá-la a algum lugar.

b) Você precisa conhecer a situação:
Muito embora a visão de futuro ou o propósito de uma organização possa ser bastante constante, sua situação muda com frequência. Os bons formadores de equipe onde a equipe está e o que a situação exige. Quando, por exemplo, uma equipe é jovem e está apenas começando, normalmente a prioridade máxima é reunir pessoas eficientes. Porém, conforme a equyipe amadurece e o talento aumenta, uma sintonia mais exata torna-se mais importante. Nesse momento, o líder deve passar mais tempo associando as pessoas às suas posições.

c) Você precisa conhecer o membro da equipe:
Parece óbvio, mas você deve conhecer as pessoas pessoas que está tentando posicionar no lugar correto. Digo isso porque os líderes tendem a querer fazer com que todos se conformem à sua imagem, e que trabalhem da mesma maneira e usem os métodos de resolução de problemas. Mas montar uma equipe não é trabalhar em uma linha de montagem.
À medida que você trabalha na formação de uma equipe, avalie a experiência de cada pessoa, suas habilidades, temperamento, atitude, sentimentos, habilidade com pessoas, disciplina, força emocional e potencial. Somente então você estará pronto a ajudar o membro de sua equipe a encontrar seu lugar adequado.

d) Comece descobrindo o lugar certo para você:
Pode ser que, agora mesmo, você não esteja...