sábado, 19 de dezembro de 2015

PERFIL DO PROFESSOR DO SÉCULO 21

Gravura ilustrativa/Google imagem

Conheça as seis qualidades do novo educador e que se aperfeiçoar faz toda a diferença na aprendizagem da turma

RESUMO:
1- Ter boa formação.
2- Usar as novas tecnologias.
3- Atualizar-se nas novas didáticas.
4- Trabalhar em equipe.
5- Planejar e avaliar sempre.
6- Ter atitude e postura profissionais.


FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/seis-caracteristicas-professor-seculo-21-602329.shtml?page=0

COMENTÁRIOS DO MANTENEDOR DO BLOG:
1- Ter uma boa formação e permanente. O professor deve estudar a sua área de atuação permanentemente, ler muito, aprender com seus pares e com seu coordenador pedagógico. O que não pode é parar, achar que já sabe tudo  e se acomodar.

2- Usar as novas tecnologias porque elas fazem parte da sociedade em você professor e seus alunos estão inseridos. Não tem mais volta, a tecnologia veio pra ficar. Então professor, adapte-se à isso, aprenda, estude!

3- Atualize-se, estude sobre as novidades na didática. Leia, adapte e tente aplicar os novos conhecimentos à sua prática pedagógica. Faça da escola uma oficina de conhecimentos.

4- Ninguém faz nada sozinho, seja parceiro de colegas de áreas afins a sua. Trabalhem juntos, divulguem resultados exitosos.

5- Aprenda à avaliar. A avaliação não é tão simples como parece. Monte junto com o seu coordenador pedagógico um sistema de avaliação eficaz e condizente ao perfil da escola. Lembre-se: aplicando corretamente o processo de avaliação, todas as outras partes do plano de aula se adaptam à ela. A mudança é completa mediante a mudança da visão de avaliação.

6- Um bom professor não mistura posições pessoais à postura profissional. Seja justo com seus alunos. Combine toda a dinâmica de trabalho em sala de aula com a sua turma. Todos devem seguir esse acordo, inclusive você professor. Use a mesma "medida" para avaliar à todos, não utilize "dois pesos e duas medidas" no processo de ensino. Veja a turma horizontalmente, todos são iguais diante de ti. Diga antecipadamente à turma o vai acontecer naquele período de estudo; fale do processo de ensino e avaliação. O aluno tem direito de saber como acontecerá o estudo da qual ele faz parte.