sábado, 19 de dezembro de 2015

ENTENDA O PAPEL DO COORDENADOR NAS ESCOLAS

Foto ilustrativa/Google imagem

Cada instituição tem suas próprias demandas, práticas e problemas cotidianos. Por isso, é importante que sempre tenha alguém capaz de organizar e lidar com as diversas situações, além de contribuir para que haja uma unidade e um bom funcionamento da escola e no seu entorno, de acordo com a sua realidade.
Esse alguém é o coordenador pedagógico. Até hoje, em alguns lugares, seu papel se limita a fiscalizar a entrada e a saída de alunos, substituir professores ausentes ou checar se as salas de aula estão limpas. Contudo, sua real função é bem diferente - e vai muito além.

TRABALHAR COM OS PROFESSORES
Pode-se dizer que a principal função de um coordenador pedagógico é formar professores. Dessa forma, ele deve fornecer condições para que o professor se aprofunde em sua área de conhecimento e torne-se um profissional cada vez mais qualificado. Cabe dizer que graduar-se em pedagogia não deve ser também o último passo, pois um bom professor continua se aprimorando sempre! Sendo assim, com seu conhecimento pedagógico, o coordenador pode auxiliar o professor a ser reflexivo no seu trabalho, transformando práticas cotidianas.

INTERMEDIAR AS RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA, ALUNOS E FAMÍLIAS
Essa formação passa também pelo auxílio nas relações que o professor estabelece com os outros públicos da escola, como os alunos e as famílias. E essa nem sempre é uma relação fácil, não é mesmo? Mediá-la faz parte do trabalho do coordenador, o que ajuda a resolver possíveis conflitos e também contribui para o processo formativo dos professores.

CONHECER SUA ESCOLA E ADAPTAR O PLANEJAMENTO A ELA
O coordenador deve trabalhar de modo a oferecer condições para os professores trabalharem as propostas curriculares conforme a realidade da escola. As palavras contidas numa lei, assim como a resolução ou mesmo o plano de ensino podem ser difíceis de se aplicar num determinado contexto, e por isso pedem reflexões e adaptações.
Por isso, o coordenador precisa estar sempre por dentro dessas propostas, além de conhecer bastante a realidade de sua escola. As ações que ele promove em conjunto com os educadores, objetivam definir objetivos comuns para toda a escola. Caso contrário, corre-se o risco de cada um atirar para um lado e, quem sai perdendo, são os alunos.

ORGANIZAR A AGENDA DA INSTITUIÇÃO
Para que o trabalho com outros funcionários da escola ocorra de forma conjunta é importante que o coordenador esteja sempre em contato com todos, por isso invista em reuniões semanais e curtas, de preferência. Desta forma, ele estará sempre por dentro do calendário de todos, aumentando sua participação em tomadas de decisões.

O COORDENADOR TAMBÉM AJUDA A CONSTRUIR A HISTÓRIA DA ESCOLA
Ao longo do tempo, uma escola constrói práticas pedagógicas. Com a aposentadoria de professores e mesmo a saída desses, muito disso pode se perder, o que é um retrocesso. Até mesmo a história e as memórias da escola podem ser esquecidas aí!
Um bom coordenador organiza todos os documentos, diplomas, certificados, currículos, planos de ensino já desenvolvidos e ideias sugeridas da reflexão de professores. Dessa forma, ele preserva um histórico das conquistas e as boas ideias - mantendo a identidade daquela instituição de ensino. As próximas gerações agradecem.

FONTE: Livro Gestão Escolar Simplificada / Diplomaster.com