sábado, 12 de dezembro de 2015

A LEI DA PERSPECTIVA GLOBAL - PARTE 2

Foto ilustrativa

COMO SÃO AS EQUIPES QUE TÊM PERSPECTIVA GLOBAL?

Como as pessoas começam a se tornar uma equipe mais unificada? Como as pessoas deixam de ser independentes e se tornam participantes de equipe que lustram a Lei da Perspectiva Global? Não é algo que acontece da noite para o dia, leva tempo. Eis minha melhor receita de como iniciar o processo.

1- PROCURE A PERSPECTIVA GLOBAL:
Tudo começa com uma visão. Você precisa de um objetivo. Se não tiver, não poderá ter uma verdadeira equipe. O famoso apanhador de beisebol Yogi Berra fez uma brincadeira: "Se você não sabe aonde está indo, acabará em outro lugar." O indivíduo sem um objetivo pode terminar em qualquer lugar. Um grupo de pessoas sem uma meta não vai a lugar nenhum. Por outro lado, se todo o grupo adota a visão para alcançar uma perspectiva global, então as pessoas têm o potencial de se tornar uma equipe eficiente.
Os líderes normalmente têm o papel de captar e comunicar a visão. Eles devem vê-la primeiro e, então, ajudar todos a vê-la. (...)
As pessoas de uma equipe se sacrificarão e trabalharão juntas somente se puderem ver para que estão trabalhando. Se você é o líder da sua equipe, seu papel é fazer aquilo que só você pode fazer: mostrar a perspectiva global a seu pessoal.
Sem a visão, eles não desejarão alcançar a meta.

2- AVALIE A SITUAÇÃO:
Uma das vantagens de visualizarmos a perspectiva global é a de que isso ajuda a identificar a que distância estamos de alcançá-la. Para uma pessoa determinada a fazer tudo sozinha, enxergar o fosso entre o que existe e o que poderia existir geralmente intimida. Contudo, para as pessoas que vivem para montar equipes, ver o tamanho da tarefa adiante não as preocupa. Elas não fogem do desafio, mas aproveitam a oportunidade. Mal podem esperar para reunir uma equipe e planejar um meio de alcançar aquela visão.
Em uma reunião conjunta as três divisões do grupo INJOY, o diretor executivo Dave Sutherland levantou-se diante de nosso pessoal e delineou alguns dos objetivos para o ano seguinte (alguns deles eram enormes). Durante esse processo, Dave disse: "Algumas pessoas percebem o tamanho da meta e ficam assustadas. Isto não me incomoda nem uim pouco. Nós já temos uma grande equipe. Para chegarmos ao próximo nível, precisamos apenas de mais algumas pessoas semelhantes às que já temos." ESSA É A MENTALIDADE DE UM FORMADOR DE EQUIPES! (grifo nosso).

3- PREPARE OS RECURSOS NECESSÁRIOS:
Hawley R. Everhart acredita que "não há problema em pensar alto se você tem munição suficiente". Os recursos são exatamente isto: munição para ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Não importa em que tipo de equipe você está. Você não pode progredir sem o apoio dos equipamentos adequados, das instalaçções, dos fundos e assim por diante, seja seu objetivo escalar uma montanha, conquistar um mercado ou criar um  ministério. QUANTO MELHOR RESTRUTURADA FOR UMA EQUIPE, MENORES DISTRAÇÕES OS MEMBROS DA EQUIPE TERÃO AO TENTAREM ALCANÇAR SEU OBJETIVO. (grifo nosso).

4- CONVOQUE OS MEMBROS ADEQUADOS:

QUANDO A QUESTÃO É CONSTRUIR UMA EQUIPE DE SUCESSO, OS PARTICIPANTES SÃO TUDO (grifo nosso).  Você pode ter uma visão bem clara, um plano definido, recursos abundantes e uma incrível liderança, mas se não tiver as pessoas certas, , não alcançará nada (falaremos ais sobre isso em diversas outras leis). Você pode perder com bons membros, mas nunca ganhará com membros ruins.

5- ESQUEÇA AGENDAS PESSOAIS:
Equipes vencedoras têm participantes que repetidamente perguntam a si mesmos: "O que é melhor para os demais?" Eles sempre colocam de lado suas agendas pessoais pelo bem da equipe. Seu lema pode ser expresso pelas palavras de Ray Kroc, fundador do McDonald's, que diz: "Nenhum de nós é mais importante que o resto de nós."
(...)

5- DÊ UM PASSO RUMO A UM NÍVEL MAIS ELEVADO:
Somente quando os membros se unem e abdicam de suas agendas a equipe pode subir a um nível mais elevado. Esse é o tipo de sacrifício exigido no trabalho em equipe.
Infelizmente, algumas pessoas preferem se apegar a seus propósitos e perseguirem os caminhos de seus próprios egos inflados, em vez de deixá-los de lado apra alcançar algo muito maior que elas mesmas.
É exatamente como disse o filósofo Friedrich Nietzsche: "Muitos temam em seguir pelo caminho que escolheram e poucos buscam o objetivo." Isso é lamentável, pois as pessoas que pensam somente em sim mesmas perdem a perspectiva global. como resultado, seu potencial não é usado e as PESSOAS QUE DEPENDEM DELAS TERMINAM DESAPONTADAS (grifo nosso).


FONTE: Livro " As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe" - John C. Maxwell.