quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A LEI DA PERSPECTIVA GLOBAL - PARTE 1

Foto ilustrativa


1. QUAL É A MINHA PARTE?
Em uma cultura que glorifica as medalhas de ouro individuais e na qual se luta por direitos em vez de se centrar em assumir responsabilidades, as pessoas tendem a perder perspectiva global. Na verdade, algumas pessoas parecem acreditar que elas são o todo: tudo gira em torno de suas necessidades, de seus objetivos e de seus desejos. Vi uma mensagem numa camiseta que expressa muito bem essa atitude:"Minha ideia de equipe é um grupo de pessoas fazendo o que as mando fazer."
Não se espera que uma equipe seja um grupo de pessoas sendo usadas como ferramenta por um indivíduo com motivações egoístas. Membros de uma equipe devem ter objetivos comuns que sejam mutuamente benéficos. Eles devem ser motivados para trabalhar juntos, e não manipulados por alguém que busca reputação pessoal. Todo aquele que está habituado a reunir pessoas e usá-las em benefício próprio não é um formador de equipes: é um ditador.
Se você quer observar a dinâmica de uma equipe em funcionamento, olhe o mundo dos esportes e você poderá perceber facilmente se as pessoas estão trabalhando juntas. O resultado de um jogo é imediato e mensurável. Por essa razão, é fácil verificar quando um indivíduo está pensando somente em si próprio e não nos objetivos comuns e nos valores do time.
Para vencer nos esportes, os membros de uma equipe devem sempre ter a perspectiva global diante deles. Devem lembrar que o objetivo é mais importante do que o papel que desempenham ou a reputação pessoal que possam desejar. O superstar da NBA, David Robinson, comentou o seguinte: "Creio que qualquer jogador vai lhe dizer que os feitos individuais ajudam o seu ego, mas, se você não vencer, prepare-se para uma temporada bastante longa. O mais importante é que o time jogue bem."
(...)

2. ENXERGANDO A PERSPECTIVA GLOBAL:
As pessoas que montam equipes de sucesso nunca se esquecem de que cada pessoa da equipe tem um papel a desempenhar e que cada papel contribui para a perspectiva global. Sem essa perspectiva, a equipe não pode atingir seu objetivo, seja o "jogo" da equipe de um esporte, os negócios, a família, o ministério ou o governo.
Os líderes dos mais altos níveis compreendem a Lei da perspectiva Global. Eles mantêm continuamente a imagem da perspectiva global diante de si mesmos e de sua equipe. (...)
(...) É preciso coragem e determinação para reconhecer que o objetivo é mais importante do que o papel que você desempenha. Não é nada trivial as pessoas realizarem o melhor pela equipe. Normalmente isso significa sacrificar a satisfação profissional, estatísticas individuais ou a reputação pessoal. Porém, como disse o ex-astro da NBA que se transformou em empresário, Earvin "Magic" Johnson, "Nem todos em uma equipe de campeonato conseguem notoriedade, mas todos podem dizer que são campeões".

FONTE: Livro "As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe" - John C. Maxwell.