segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A LEI DO SIGNIFICADO - O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE

Foto ilustrativa

Um provérbio chinês diz que "por trás de um homem capaz sempre existe outros homens capazes". A verdade é que o trabalho em equipe está no cerne de qualquer grande feito. A questão não é se as equipes têm valor. A questão é se reconhecemos esse fato e nos tornamos melhores participantes da equipe. É por isso que afirmo que "um" é um número muito pequeno para se alcançar a grandeza. Você não pode fazer nada de valor real sozinho. Esta é a Lei do Significado.
(...)
C. Gene Wilkes, em seu livro O último degrau da liderança, observou que o poder das equipes não é evidente apenas no mundo dos negócios de hoje, mas também teve destaque até mesmo nos tempos bíblicos. Wilkes afirma:

  • As equipes envolvem mais pessoas, reunido, assim, mais recursos, ideias e energia do que uma única pessoa.
  • As equipes maximizam o potencial de um líder e minimizam suas deficiências. Os pontos fortes e as deficiências ficam mais expostas em indivíduos sozinhos.
  • As equipes apresentam múltiplas perspectivas sobre com atender a uma necessidade ou alcançar um objetivo, divisando várias alternativas para cada situação. Raramente o discernimento de um indivíduo é tão amplo e profundo quanto o de um grupo quando este assume um problema.
  • As equipes compartilham o crédito das vitórias e as responsabilidades das perdas. Isso favorece humildade genuína e comunhão autêntica. Os indivíduos recebem os créditos e a culpa sozinhos. Isso alimenta o orgulho e, às vezes, um sentimento de fracasso.
  • As equipes cobram do líder a responsabilidade pelo objetivo. Indivíduos que não mantêm relações com ninguém podem mudar seus objetivos sem responsabilidade final.
  • As equipes simplesmente podem fazer mais do que um único indivíduo.
Se você quer realizar seu potencial e lutar pelo que é aparentemente - como comunicar sua mensagem dois mil anos depois que se for - você precisa se tornar participante de uma equipe. Pode parecer um clichê, contudo é verdade: os indivíduos participam do jogo, mas são as equipes que vencem o campeonato.


FONTE: Livro "As 17 incontestáveis Leis do Trabalho em equipe" - John C. Maxwell