10 dicas para ter uma gestão de tempo eficaz
1. Faça um planejamento das suas atividades básicas
Mesmo que muitos imprevistos aconteçam em seu dia a dia, muitas das tarefas diárias são previsíveis e podem ser planejadas. Determine quanto tempo cada atividade demandará e em qual horário elas deverão ser realizadas. Esse planejamento lhe ajudará a ter foco e a não perder tempo entre uma atividade e outra, definindo o que deve ser feito a que momento.
2. Saiba delegar tarefas
Entre suas atividades, verifique se há alguma que possa ser delegada para alguém de sua equipe. Além de lhe abrir espaço na agenda, isso fará com que você não centralize os afazeres, apresentando novas oportunidades de aprendizado e desafios para alguém de sua equipe.
3. Defina quais são as suas prioridades
Certamente, quando fizer o seu planejamento, perceberá que muitas atividades demandam pouco tempo. Assim, é importante definir quais são as prioridades do período (dia, mês, semestre…). Essa definição pode ser tomada em conjunto com seu gestor ou com seus pares na escola, de acordo com os objetivos da instituição. Essas prioridades devem ser respeitadas, evite deixar o que for importante se tornar urgente por esquecimento ou falta de planejamento.
4. Utilize a tecnologia
Embora alguns recursos tecnológicas possam, às vezes, ser “ladrões de tempo” (como as mídias sociais, o celular, etc.), a tecnologia deve ser utilizada, sempre que possível, como aliada à gestão de seu tempo. Avalie que atividades poderiam ser automatizadas ou realizadas mais rapidamente com o uso de algum recurso tecnológico. Por exemplo, controles manuais, poderiam ser feitos por meio de planilhas no computador. O caso da montagem de quadro de horário que, de forma manual, pode levar meses, mas com o uso de um programa, leva alguns minutos é também um bom exemplo.
5. Seja organizado
A organização faz com que você seja mais eficaz em suas tarefas. Pense em quanto tempo você pode perder à procura de um documento que está em uma pilha de papeis desorganizados, por exemplo. A organização reduz também os improvisos e aumenta o profissionalismo nos ambientes de instituições de ensino.
6. Promova a disciplina
A disciplina não deve ser esperada apenas dos alunos, mas também de quem trabalha nas escolas. Ela faz com que todos realmente cumpram as tarefas planejadas da melhor maneira possível e que não se distraiam com fatores irrelevantes.
7. Pense antes de agir
Muitas vezes, temos o impulso de sair logo agindo diante de determinadas situações. Entretanto, o ato de pensar antes de agir, faz toda a diferença para que seja encontrada a melhor solução no menor tempo possível.
8. Verifique se em sua agenda há “atividades improdutivas”
Acontece de, quando questionados sobre o porquê realizamos determinado procedimento, a resposta ser “porque sempre foi feito, sempre foi assim”. Esses casos são de atividades improdutivas, que se realizam por hábito, por “herança”. Muitos controles e atualização de planilhas acabam se enquadrando nessa categoria. Avalie se alguma de suas tarefas é improdutiva ou se é improdutivo o modo como você a executa, buscando alternativas de realizá-las de uma melhor forma.
9. Não transfira para amanhã o que deve ser feito hoje
Não protele tarefas difíceis ou não tão agradáveis a fim de favorecer as atividades pelas quais você tem preferência. Se foi determinado que uma tarefa é prioritária e deve ser feita em determinado momento, faça-a.
10. Faça o que planejou e ajuste o seu planejamento quando necessário
Se, ao longo do tempo, você percebeu que o seu planejamento precisa de ajustes para ser mais eficaz, ajuste-o. Entretanto, se o seu planejamento já está adequado, lembre-se de sempre tê-lo por perto e de segui-lo.
FONTE:
Blog WPensar
Blog WPensar