quarta-feira, 11 de abril de 2018

GESTÃO ESCOLAR E GESTÃO PEDAGÓGICA: DIFERENTES E COMPLEMENTARES!

O que torna uma instituição de ensino (IE) diferente de outras empresas? Ela não oferece um produto, mas atua com base em uma missão clara e definida, além de um compromisso com o desenvolvimento humano e com a sua repercussão social. Mas, para que esse ideal se torne realidade, gestão pedagógica e gestão escolar precisam estar perfeitamente alinhadas.
Não é comum os gestores terem consciência desses 2 papéis complementares. Em muitas instituições, o foco na gestão pedagógica e a preocupação com a missão são tão intensos que os aspectos administrativos são negligenciados.
No entanto, é preciso se atentar para um fato: mesmo que a missão esteja entranhada na existência de uma IE, o seu dia a dia exige procedimentos e providências bem menos filosóficas e mais práticas.
Há um espaço a ser administrado, contas que demandam pagamento, pessoas que precisam de orientação e de liderança, quesitos burocráticos que requerem providências… Enfim, a concretização de um ideal exige uma boa dose de pragmatismo.
E, em sua instituição de ensino, como essas 2 vertentes da gestão se relacionam? Elas se desenvolvem em equilíbrio? A IE consegue cumprir o seu propósito ao mesmo tempo em que alcança estabilidade e crescimento?
Se você quer saber como esses 2 aspectos se complementam e por que eles devem obter total atenção na sua escola, este post vai te ajudar. Vamos falar sobre esses diferentes conceitos e a sua importância para o sucesso da instituição. Preparado para começar?

O que é a gestão escolar?

Trata-se da aplicação de práticas administrativas comuns no mundo dos negócios à lógica e à organização da instituição de ensino.
gestão escolar reúne as práticas e os procedimentos comuns à administração de qualquer empresa:
  • contratação de funcionários;
  • pagamento de salários;
  • aluguel ou compra do espaço físico;
  • aquisição de materiais;
  • além das despesas e cuidados relacionados à manutenção e conservação do ambiente.
E também, como qualquer outra empresa, a gestão escolar precisa olhar para a comunidade, para o mercado no qual está inserida e para os seus concorrentes. Dessa forma, o gestor escolar poderá analisar os seus processos de maneira crítica e rigorosa a fim de avaliar a instituição e de propor mudanças para melhorar a sua qualidade.
Como sabemos, a Educação é mais que um mero produto. Ela envolve um compromisso filosófico e um ideal humanitário. Por isso, muitos gestores e a comunidade escolar têm um certo preconceito quanto a essa visão mais pragmática da administração.
No entanto, precisamos nos lembrar de que o fator econômico é fundamental para viabilizar a aplicação da visão. Sem cumprir as exigências burocráticas e honrar compromissos financeiros, a instituição se torna incapaz de manter o seu funcionamento e de concretizar os seus ideais.
Por isso, mesmo que consideremos a Educação uma atividade que vai além da finalidade comercial, as escolas também precisam ter lucro, além de manifestar produtividade e eficiência.
Para obter esse resultado, é necessário que a IE conte com as mesmas ferramentas que orientam a administração empresarial. Ela deve utilizar dados para tornar a sua administração eficaz, conquistando a oportunidade de provocar um impacto positivo para a sociedade.
Entre as atribuições do gestor escolar, podemos destacar:
  • organização e administração do espaço escolar, com o devido cuidado com a limpeza e a adequação às necessidades dos seus usuários;
  • gestão dos recursos físicos, materiais, financeiros e humanos da instituição;
  • identificação das necessidades de compras de equipamentos e de suprimentos necessários para o bom funcionamento da escola;
  • organização das atividades relacionadas à manutenção da estrutura física e dos bens patrimoniais, como consertos e inspeções;
  • atualização periódica do inventário dos bens e recursos patrimoniais da instituição;
  • orientação quanto à utilização correta dos materiais adquiridos pela escola;
  • fiscalização e garantia do cumprimento das leis, diretrizes e estatutos do colégio ou do curso;
  • adoção de novos métodos ou de recursos tecnológicos capazes de promover a melhoria nos processos de gestão, em todos os departamentos da instituição.

O que é a gestão pedagógica?

Essa é, de fato, a atividade-fim de uma instituição de ensino. Trata-se do seu core business e, por isso, a gestão pedagógica normalmente já aparece entre as prioridades de uma escola.
Ela é o coração da IE, o setor que estabelece uma identidade para a escola. Geralmente tem como principal ator o coordenador pedagógico. Devido ao seu trabalho, a escola conquista a clientela e faz com que as famílias confiem o preparo dos seus filhos à instituição.
A gestão pedagógica organiza e planeja o sistema educacional e trabalha na elaboração e na execução de projetos pedagógicos. Por isso, o seu principal objetivo é garantir a melhoria da qualidade educacional.
Em seu dia a dia, ela analisa a atual situação da instituição, estabelece metas para melhorar a qualidade do ensino, promove a qualificação do corpo docente para superar esse desafio e promove as mudanças necessárias para que a sua equipe seja capaz de ensinar mais e melhor.
Também estão envolvidos na gestão pedagógica os diretores e os orientadores educacionais. Entre as suas atribuições, podemos destacar:
  • articulação das concepções, estratégias, métodos e conteúdos para a produção de resultados no ambiente educacional;
  • definição de metas para atender aos padrões de qualidade requeridos pela comunidade na qual a instituição está inserida;
  • alinhamento dos processos pedagógicos e a sua devida otimização a fim de melhorar o desempenho dos alunos;
  • envolvimento dos profissionais de ensino e da comunidade no objetivo de alcançar bons resultados com a educação;
  • avaliação constante do trabalho pedagógico realizado para validar iniciativas eficazes e propor melhorias que levem à excelência;
  • criação de um ambiente educacionalmente estimulante, que faça o professor ter vontade de ensinar e desperte, no aluno, o desejo de aprender.

Por que a gestão de pessoas é um desafio em comum?

Vale lembrar que, em ambas as vertentes, os gestores têm um desafio em comum: a gestão de pessoas. No caso do gestor escolar, tudo o que acontece com a instituição é, de certa forma, a sua responsabilidade.
Portanto, a contratação de funcionários para os mais diversos cargos passa pela sua aprovação, e a gestão também está entre as suas atribuições.
Porém, especialmente quando falamos de setores administrativos, é o papel do gestor escolar orientar a atuação desses funcionários. Secretaria, departamento financeiro, almoxarifado, limpeza e conservação, monitoria, portaria: todos estão sob seu comando.
Quanto ao gestor pedagógico, ele possui uma atribuição bem específica em relação aos recursos humanos da IE.
É o seu papel garantir que os professores — a linha de frente do trabalho pedagógico — sejam devidamente capacitados e trabalhem motivados. E promover o permanente desenvolvimento desses educadores e a satisfação com o ambiente de trabalho é um desafio.
A capacidade para contornar obstáculos, promover o diálogo e criar um relacionamento respeitoso e produtivo é uma das principais tarefas relacionadas a essa função.
FONTE:
EscolaWeb