quinta-feira, 5 de abril de 2018

POR QUE ALGUMAS ESCOLA SÃO TAO DESORGANIZADAS?

Quando vamos matricular nossos filhos, o primeiro contato que nós temos com a escola que ele vai estudar começa na secretaria, por ali já é possível termos uma primeira impressão da escola, então começamos a analisar desde o funcionário que nos atende para a realização da matrícula até a organização de todos os documentos e equipamentos que compõe a secretaria.

Já vi casos de pais chegarem às escolas para fazerem a matricula do seu filho e desistirem antes mesmo de serem atendidos, pois a escola estava toda “pichada”, havia uma grande pilha de documentos sobre uma mesa juntamente com um xícara de café que já havia manchado parte deles e para finalizar o chão da secretaria estava imundo.
Mas porque algumas escolas são tão desorganizadas? Você já ouviu falar que a escola tem a cara da direção? Então, está é a resposta. A escola é desorganizada porque a direção que a compõe também é. Se você observar as escolas em que o diretor conduz os alunos e funcionários com pulso firme, a secretaria e seu espaço físico é totalmente limpo e organizado, não há pichações no interior da escola e os alunos são mais comportados do que nas escolas em que o diretor “não puxa as rédeas”.

Os alunos e os funcionários da escola percebem quando o diretor não tem pulso firme, e ambos começam a “folgar” em suas atividades, e quando isso acontece a escola padece, pois não há uma figura “superior” que dite as regras da escola, os alunos entram e saem quando querem, os funcionários trabalham quando querem ou então nem trabalham, e tudo fica por isso mesmo.
O problema é que a falta de organização na escola acarreta outros problemas, como por exemplo, a evasão (saída) de alunos que querem estudar, restando apenas aqueles alunos “baderneiros”, que não querem estudar, mas apenas depredar o patrimônio público. Juntamente com esses alunos, saem também os professores, porque não querem dar aula em uma escola que os alunos não querem aprender.
Isso sem contar que a imagem da escola e a do diretor que a dirige ficam “queimadas”, ou mal vista pela sociedade,  devido ao público que passa a frequentar o lugar.
Daí a enorme importância do diretor manter o controle sobre sua escola, para que não venha se tornar uma escola desorganizada, primeiro porque ela fica sendo mal vista pela sociedade e segundo porque gera enorme prejuízo no corpo docente, pois nenhum professor, coordenador, agente de organização escolar, quer trabalhar numa escola “bagunçada”.