domingo, 22 de abril de 2018

COMO TRABALHAR COM ALUNOS SUPERDOTADOS?

Como trabalhar com alunos superdotados?


Sem sombra de dúvida, os alunos mais difíceis para um professor lidar são aqueles que acabam as atividades em menos de cinco minutos e requerem nossa constante atenção. O que fazer para que alunos superdotados(alto desempenho escolar) fiquem ocupados, porém não entediados, e que seu potencial seja aproveitado ao máximo?

1. Conheça o potencial de seus alunos

O ideal é que você dê uma pré-avaliação com partes de todo o conteúdo que será dado durante o ano. Diga a todos eles que a nota em si não é importante, mas que você apenas deseja conhecê-los melhor. Certamente por meio deste teste, será possível detectar alunos com alto desempenho. Uma vez identificados, será mais fácil trabalhar com eles durante o ano letivo.

2. Dê mais difícil em primeiro lugar

Ao dar um determinado tópico, dê aos seus alunos de altas habilidades os exercícios mais desafiadores primeiro. Se eles não conseguirem executá-los, não há problema algum. Você poderá dar outros menos complexos. Se eles conseguirem resolvê-los, deixe-os livres para optarem por atividades que sejam do interesse deles, como leitura, projetos, ou alguma outra atividade que não perturbe os demais alunos.

3. Diferencie, mas não acrescente

Os conteúdos dos currículos escolares podem ser adaptados para melhor atenderem aos alunos superdotados. Desafie estes alunos com perguntas usando as palavras: como, por que ou deveria. Descubra seus interesses pessoais e peça que eles desenvolvam projetos que utilizem estes temas. Não é justo dar mais exercícios, sobretudo repetitivos, para alunos que terminam as atividades primeiro.

4. Use e abuse da variedade

Você pode dar a eles várias escolhas. Ao dar determinada atividade, dê opções diversificadas para demonstrar que eles compreenderam. Eles podem, por exemplo, escrever um panfleto, criar uma dramatização. Use meios não tradicionais.

5. Mude a abordagem
Ao invés de dar informações a seus alunos com alto desempenho, seja um professor facilitador. Deixe que eles descubram as informações. Mantenha-os focados, por meio de atividades desafiadoras.

6. Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível

Utilize palavras e frases que induzam ao pensamento crítico e introduza conceitos e termos, tais como: possibilidades futuras, tendências, presumir, finalidades e analogias. Discuta com eles temas globais e incite-os a pensar. Enriqueça o vocabulário deles com termos mais rebuscados.

7. Estipule atividades em pares

Um erro comum que cometemos, enquanto professores, é fazer com que os alunos mais habilidosos ajudem os demais. Como estes alunos pensam diferentemente dos demais, isso causa desconforto e frustração de ambos os lados. Ao invés disso, você poderá estipular atividades em pares, contanto que sejam pares com o mesmo nível de conhecimento e de pensamento. Desta forma, poderão surgir ideias muito interessantes.

8. Conheça os pais de seus alunos superdotados

Por meio dos pais, é possível obter preciosas informações sobre os interesses de seus alunos, bem como suas habilidades. Compartilhar ideias e fazer com que os pais se sintam parte do progresso educacional de seus filhos é muito gratificante.
Às vezes, há a necessidade de se criar um currículo individual adaptado, voltado para alunos com inteligência acima da média. O que não se pode, em hipótese alguma, é fazer com que tais alunos se sintam entediados. É o mesmo que imaginar o que sentiria um aluno de ensino médio nos primeiros anos do ensino fundamental. Desafio e criatividade são as palavras-chave para manter seu aluno com alta habilidade motivado. Deixá-lo alçar voo, sem, entretanto, exigir o que ele não pode nos dar, é a função de um educador consciente. Ao buscar por mais informações a esse respeito, você já deu o primeiro passo!
FONTE:
EscolaWeb