Por Eduarda Rozemberg
Com tantas opções de recursos tecnológicos voltados para a educação disponíveis, aproveitar a aula de informática dentro da escola pode contribuir significativamente para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem.
Selecionamos algumas dicas para se fazer um uso didático da aula de informática na instituição, trazendo benefícios tanto para sua prática docente como para seus alunos.
Saiba quais recursos utilizar na aula de informática
A evolução tecnológica fez com que a maioria das pessoas se mantenha conectada a todo o momento e na sala de aula não é diferente. Por isso, o processo de digitalização das escolas vem acontecendo gradativamente nos últimos anos - um processo essencial e sem volta, considerando-se a relevância cada vez maior da tecnologia na comunicação, no trabalho e em todas as outras esferas do cotidiano.
No entanto, são vários os fatores que influenciam a disponibilidade de recursos tecnológicos na sala de aula, sendo que o principal deles diz respeito à infraestrutura da escola.
Uma boa sugestão para começar a tirar melhor proveito dos benefícios trazidos pelas aulas de informática é descobrir quais recursos sua escola dispõe para que os estudantes possam ter contato didático com a tecnologia.
Algumas instituições de ensino contam com salas de informática onde há apenas computadores. Outras unidades escolares possuem outros dispositivos, como lousas digitais e tablets, além de alguns aplicativos especificamente desenvolvidos para fins didáticos, como o Plurall ou o AppProva. Também há professores que aproveitam o uso do celular em sala como uma solução alternativa para inovar no processo de ensino e aprendizagem.
Independentemente da realidade da instituição, conhecer as ferramentas e as possibilidades disponíveis para o ensino facilita desde o planejamento das aulas até a prática propriamente dita, além de, é claro, trazer novidades para os alunos que auxiliam no seu desenvolvimento e engajamento em sala.
Ajude os alunos a manter o foco
A aula de informática costuma criar mais motivação nos estudantes, visto que ela atrai bastante o interesse e a atenção dos alunos. Entretanto, durante o uso de quaisquer que sejam os equipamentos tecnológicos, é válido conscientizar os alunos de que tais ferramentas estão sendo usadas em prol do aprendizado.
Ter uma conversa sobre os reais propósitos da informática na escola pode ser uma boa forma de evitar que os estudantes se dispersem ou utilizem tais recursos de forma inadequada. A verdade é que boa parcela dos jovens utiliza a tecnologia fora da escola como forma de entretenimento. Na sala de aula, porém, os alunos devem perceber que o clima é diferente, com fins puramente didáticos.
Faça conexões com a matéria
Uma das grandes dúvidas dos professores está relacionada às formas de conseguir ensinar determinados conteúdos com a ajuda do computador. Nesse caso, basta estabelecer conexões entre a disciplina a ser ministrada e as possibilidades que uma aula de informática na escola oferece.
O educador pode, por exemplo, jogar palavras cruzadas on-line em uma aula de língua portuguesa ou apresentar aos alunos ferramentas e aplicativos que os ajudem a estudar para os conteúdos vistos em sala. A realização de atividades digitais também surge como uma ótima alternativa, já que os resultados são disponibilizados rapidamente, fornecendo um panorama de pontos de melhoria em tempo hábil para os alunos tomarem as devidas providências até o teste real.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento criado para nortear o que é ensinado em todas as escolas do Brasil, prevê o uso da tecnologia na sala de aula. Isso porque a tecnologia tem alterado a maneira com que os alunos aprendem e interagem com o mundo. A cultura digital está apontada na quinta competência geral da BNCC.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, p. 9).
Favoreça ao máximo a interação
Os jovens já estão familiarizados a ler, ouvir e entender termos como compartilhamento, redes sociais e tantos outros que sugerem interação entre os indivíduos via internet. Por isso, desenvolver atividades dentro da sala de informática que promovam essas interações entre os alunos pode ser uma excelente forma de conseguir que eles cooperem uns com os outros e, consequentemente, aprendam em conjunto.
Propor o desenvolvimento de blogs colaborativos ou a realização de trabalhos em equipe em ambientes virtuais são exemplos de atividades que podem ser propostas com o uso da informática. Tais práticas pedagógicas podem estimular a interatividade e desenvolver as capacidades trabalhadas em grupo.
Conclusão
É importante ter em mente que as ferramentas tecnológicas devem ser encaradas como aliadas do professor, não fazendo o ensino de refém da tecnologia. A informática é essencial e deve ser inserida no contexto da sala de aula, mas desde que sirva para tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa ao criar experiências que possam ser aproveitadas não apenas no contexto escolar, mas ao longo das vidas dos discentes.
A tecnologia é uma grande aliada ao aumentar o desempenho dos alunos. Gostaria de saber outras formas de desenvolvimento? Baixe o nosso guia: