A organização do planejamento escolar é um dos pontos essenciais para que a escola obtenha bons resultados de ensino. Sem planejamento, a equipe docente se dispersa: cada um realiza suas próprias atividades sem uma coordenação que integre esse trabalho aos objetivos pedagógicos da escola.
Cuidar para que isso não ocorra é função do gestor e do coordenador pedagógico. E a maneira que eles têm de fazer esse controle é através da elaboração do planejamento escolar, que se desdobra no calendário do ano letivo, na criação de planos de aula e no planejamento de todas as demais atividades previstas.
Neste post reunimos alguns passos essenciais para que esses profissionais desenvolvam o planejamento escolar de acordo com os objetivos estabelecidos no PPP (Projeto Político Pedagógico), que deve ser considerado um ponto de partida para planejamento do ano letivo.
O que é planejamento escolar?
O “planejamento escolar” é um planejamento periódico das atividades de uma escola por um semestre ou ano letivo. Esse plano deve ser elaborado por toda a equipe de gestão da escola e pode ser registrado em um documento escrito. Além disso, o planejamento escolar também pode ser elaborado de maneira participativa, com a presença de outros integrantes da comunidade escolar. (como alunos, responsáveis e demais funcionários).
Além de contemplar questões burocráticas da escola, como o cumprimento a todas as normas da legislação, esse planejamento também deve tratar das questões pedagógicas.
Esse plano é o que estabelece os ciclos de avaliação, por exemplo, e define projetos pedagógicos especiais que a escola pode vir a desenvolver. (como uma feira de ciências ou um projeto social, por exemplo). Como dissemos, também é com base nesse planejamento que os professores devem estabelecer os planos de aula.
Como fazer o planejamento escolar?
Os passos fundamentais para um planejamento parecem simples, mas são capazes de resumir integralmente a tarefa. Ao reunir sua equipe para a elaboração do planejamento escolar, pense nas seguintes etapas:
- Reunir os objetivos propostos para a equipe com base no PPP
- Determinar as estratégias necessárias para alcançá-los
- Adequar as estratégias ao dia a dia escolar
Do que eu preciso para colocá-lo em prática?
Após a elaboração do planejamento é necessário divulgar para a comunidade escolar o que foi decidido. Para que tudo siga conforme o planejado, você precisa tomar algumas medidas para que todos tenham clareza do que deve ser feito. Além disso, é preciso acompanhar de perto os trabalhos durante todo o período letivo. Veja o que é preciso fazer:
- Explicação clara dos objetivos;
- Avaliação das situações em que tais objetivos terão relevância;
- Aplicação de estratégias que se relacionem com os objetivos;
- Elaboração de um plano de trabalho relacionando objetivos e estratégias;
- Avaliação dos resultados.
Como o gestor ou coordenador devem agir durante o processo?
Esses profissionais devem facilitar o trabalho da equipe docente e dos demais funcionários, dando a sua contribuição ao processo do planejamento escolar. Eles devem:
- Compartilhar com os professores o próprio planejamento para ajudá-los a refletir e amadurecer os planejamentos individuais deles
- Delegar funções durante todo o processo de criação e de implantação, dando papel ativo aos professores no planejamento escolar
- Acolher propostas e, quando aceitas em consenso, facilitar a concretização das mesmas
- Manter vivo a cada dia o planejamento proposto, relembrando os objetivos e fazendo um acompanhamento constante
Veja um exemplo prático de planejamento da escola!
Para que todas essas dicas não pareçam teóricas demais, elaboramos um exemplo na prática de um roteiro semestral do planejamento da escola. É possível ver que esse planejamento está integrado ao cotidiano da escola e, portanto, leva à conquista de bons resultados de ensino quase como uma consequência natural
Baixe também os guias de planejamento escolar!
Mês 1 – Fevereiro:
- a) Começo do ano letivo;
- b) Reorganização das fichas escolares;
- c) Programação das atividades de ensino;
- d) Entrevistas com os novos professores;
- e) Elaboração do calendário escolar;
- f) Readequação das turmas;
- g) Reunião pedagógica.
Mês 2 – Março:
- a) Recepção dos planos de curso;
- b) Reunião de abertura do ano escolar;
- c) Reorganização das fichas dos docentes;
- d) Elaboração do boletim de coordenação.
Mês 3 – Abril:
- a) Reuniões individuais com os professores;
- b) Visitas a cada uma das salas de aula;
- c) Escolha do conselho de classe;
- d) Reunião do gestor com coordenadores;
- e) Implantação de projetos pedagógicos;
- f) Elaboração do boletim de coordenação.
Mês 4 – Maio:
- a) Reunião geral com os professores;
- b) Visitas programadas às salas de aula
- c) Seminário de treinamento pedagógico;
- d) Reunião geral de gestor e coordenadores;
- e) Programações de datas comemorativas.
Mês 5 – Junho:
- a) Calendário de provas semestrais;
- b) Reunião do coordenador com a equipe;
- c) Programações das Festas Juninas;
- d) Programação de recuperações escolares.
Mês 6 – Julho:
- a) Avaliação das atividades do semestre;
- b) Avaliação da equipe de professores;
- c) Semana de reciclagem pedagógica;
- d) Planejamento para o próximo semestre;
- e) Fechamento das atividades semestrais.
Por esse roteiro, é possível observar que a atividade do planejamento escolar é um dos fatores essenciais para que tudo transcorra bem no cotidiano escolar. Na verdade, o bom planejamento começa pelo semestre, mas passa pelo mês, até chegar no dia.
Percebeu como o planejamento escolar bem feito sai do nível teórico para se fundamentar nas atividades diárias? A grande diferença é que, a partir dele, essas atividades se tornam coesas e fundamentadas, ou seja, sua organização está de acordo com os objetivos da escola que, por sua vez, se atrelam ao Projeto Político Pedagógico.
FONTE:
WPensar
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