Hoje em dia, enxergar os alunos apenas como ouvintes é uma forma ultrapassada de ensinar, não é mesmo? Eles precisam de mais do que isso. É necessário incentivá-los a participar ativamente (em conjunto com os professores) do processo de construção do conhecimento. Trata-se do uso de metodologias diferentes de ensino — entre elas, está a chamada metodologia ativa.
Afinal o que é a metodologia ativa?
Não é nenhuma novidade dizer que, nos dias atuais, mais do nunca, a tecnologia está presente no dia a dia dos alunos, certo? Bem por isso, os docentes que planejam aulas puramente expositivas não parecem estar aproveitando da maneira mais eficiente todo o potencial oferecido pelos “novos tempos”.
A metodologia ativa entra, justamente, nesse sentido. Um dos principais objetivos dessa modalidade de ensino é incentivar cada aluno a aprender de forma autônoma e participativa — contando com o auxílio do meio digital e da tecnologia para fazer suas próprias pesquisas e descobertas. Mas, claro, sempre contando com o auxílio e direcionamento dos professores.
Na metodologia ativa, os estudantes são incentivados a vencer desafios, debater ideias, desenvolver argumentação; a serem protagonistas no processo de construção do conhecimento; a estender a sala de aula para outros ambientes, como a própria casa, por exemplo, onde poderão ler e estudar tanto os materiais previamente disponibilizados pelos educadores, quanto os que são frutos das suas próprias investigações. Desta forma, poderão chegar às aulas mais preparados e otimizar esse tempo lá — com perguntas e, até, com respostas.
A intenção da metodologia ativa é criar interação, realizar projetos diferentes, trabalhar a reflexão, a criatividade, o pensamento crítico, dentre outros aspectos. Ou seja: focar em aulas mais dinâmicas e participativas, onde o professor atua como mediador da aprendizagem, provocando os alunos a irem em busca das respostas.
Nesta metodologia, é papel dos docentes, por exemplo, oferecer retorno às reflexões dos estudantes, bem como sobre os caminhos tomados para a construção do conhecimento.
Cuidados a se tomar ao trabalhar com as metodologias ativas na escola
Alguns cuidados devem ser tomados quando uma instituição decide investir na metodologia ativa. Entre eles, estão:
Ter consciência sobre a não extinção da parte expositiva
A metodologia ativa rompe o conceito tradicional de como ensinar. A modalidade propõe aos educadores que eles deem menos aulas expositivas e, aos alunos, que busquem mais conteúdos por conta própria — para depois debaterem em grupo, por exemplo. Isso não significa, porém, que as aulas expositivas devem ser extintas. A proposta é que sejam apenas reduzidas e mescladas com as metodologias que exigem mais movimento por parte dos estudantes.
Então, não esqueça: na metodologia ativa, é fundamental fazer com que seus alunos tenham consciência de que a parte expositiva apresentada pelo professor também é de extrema importância no processo de aprendizado.
Definir objetivos
Na metodologia ativa também é necessária a definição dos objetivos pretendidos na hora de organizar as atividades em sala de aula ou fora dela.
Se a ideia é fazer com que os alunos sejam proativos e desenvolvam pensamento crítico, por exemplo, é preciso apostar em atividades que exijam deles a tomada de decisões, bem como a avaliação de resultados, o posicionamento, etc..
Todas os exercícios e metodologias devem ser planejados com um fim em mente. Sem esquecer, claro, que tudo precisa ser acompanhado de perto pelos professores e ter apoio de materiais relevantes.
Não achar que qualquer atividade é metodologia ativa
Tenha em mente que nem toda a atividade prática faz parte de uma metodologia ativa. Pense o seguinte: a metodologia ativa não é a atividade em si — ela refere-se à construção didática feita pelo professor, que vai colocar o aluno como protagonista no processo de construção do conhecimento.
Não esquecer da importância das parcerias
O século XXI trouxe diversos benefícios para a educação, entre eles, empresas e ferramentas que podem trabalhar em conjunto com as instituições de ensino, visando a melhora na qualidade das aulas.
No que se refere à metodologia ativa, por exemplo, o programa SUPERA NEUROEDUCAÇÃO para escolas é um ótimo aliado. Ele ajuda no desenvolvimento e estímulo do cérebro, bem como na ampliação da capacidade de pensar e agir dos alunos. Trata-se de uma ferramenta pedagógica de estimulação cognitivaque, além de melhorar o desempenho dos estudantes e elevar os índices de aprovação da sua escola, também é um excelente recurso de marketing.
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