Todo gestor de uma instituição de ensino sabe que dois elementos são essenciais para o bom funcionamento de uma escola: os alunos e os professores. Entretanto, há vários desafios no que diz respeito ao corpo docente de um colégio. Com o tempo, muitos professores se veem desmotivados e passam a precisar de alguns mecanismos de atualização e integração.
Então, como motivar os docentes na prática? Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa!
Realize dinâmicas motivacionais
A mudança no perfil dos jovens, o aumento crescente de tarefas e a exigência de se adaptar constantemente às novas tecnologias, entre outros fatores, são estressantes e desafiantes para os professores. Por isso, dinâmicas motivacionais frequentes são uma boa forma de ajudá-los a superar algumas das dificuldades da profissão.
Por meio de dinâmicas profissionais, é possível reduzir os efeitos de fatores de estresse e criar laços de cooperação, além de dar aos professores a possibilidade de compartilhar experiências, frustrações e outros anseios que eles têm sentido no exercício da docência.
É possível, por exemplo, procurar a ajuda de funcionários de recursos humanos para a realização dessas dinâmicas, com o objetivo de promover mais interação entre os profissionais da escola e de motivá-los a melhorar a sua relação com o trabalho.
Ofereça uma boa estrutura para os professores
O exercício da docência já apresenta diversos desafios pela própria natureza da relação professor-aluno, por isso, é importante fornecer recursos suficientes e de qualidade para que esses profissionais se sintam capazes de atingir os seus objetivos. Cada vez mais tecnológicas, as salas de aula precisam de constante atualização de equipamentos, de recursos multimídia e de estrutura física.
Para um professor é muito frustrante dar aulas em uma estrutura precária, que não dispõe dos recursos que ele gostaria de utilizar. Esse tipo de situação, se constante e reiterada, leva muitos profissionais a se verem desmotivados e com o sentimento de que o trabalho na instituição é praticamente impossível de se realizar.
Incentive formas de atualização profissional
Com os avanços tecnológicos, da ciência e dos meios de comunicação, é muito comum que os próprios alunos tragam para a sala de aula informações desconhecidas por professores. Por essa razão, é imprescindível que o corpo docente da sua escola passe por constantes formas de atualização profissional. Assim, os profissionais estarão sempre prontos para lidar com a realidade atual da educação.
Como motivar professores a se atualizar?
Isso pode ser feito de diversas formas! A escola pode promover cursos internamente, como também incentivar — financeiramente e por meio de convênios — que esses profissionais procurem por cursos de atualização e especializações em outras instituições.
Além disso, é importante que as metodologias de ensino e as próprias formas de avaliação utilizadas pelos professores da sua escola sejam adequadas. Procure organizar sistemas de avaliação, para verificar a existência de deficiências que, eventualmente, necessitem de melhoramento e de correção.
FONTE: WPensar