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domingo, 26 de maio de 2019

GLOSSÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR

“Projeto político pedagógico”, “custo de serviço”, “CRM” etc. são elementos fundamentais da gestão de uma instituição de ensino. Mas… o que significam essas coisas? Talvez você não conheça todos esses termos, afinal, a gestão escolar é um assunto complexo e é quase impossível dominá-lo por completo.

Preparamos um glossário para que você possa se familiarizar com alguns conceitos importantes sobre escolas e cursos. Além disso, você pode consultar esse material sempre que tiver alguma dúvida.


Confira o glossário da gestão escolar!

Cargos e funções

Coordenador pedagógico/Coordenador escolar: É o profissional responsável por orientar o trabalho dos professores e acompanhar o andamento do processo de ensino. É o responsável por atender pais, alunos e funcionários quando há problemas de aprendizagem.

Diretor escolar/Diretor geral: É o responsável por articular e coordenar os diferentes setores da instituição de ensino, conciliando os aspectos pedagógicos e administrativos da escola ou curso. Também carrega o dever de liderar o planejamento da instituição.

Diretor financeiro/Diretor administrativo: Profissional encarregado de coordenar as tarefas financeiras e administrativas, como por exemplo controlar o caixa, zelar pela manutenção e definir investimentos.

Gestor escolar: Maneira genérica de definir qualquer profissional com poder de decisão dentro de uma instituição de ensino. Pode ser o coordenador ou o diretor, por exemplo.

Mantenedor: Pessoa ou entidade que mantém financeiramente a instituição de ensino através de diferentes formas de incentivo ou patrocínio.

Responsável técnico TI: Profissional responsável por manter a infraestrutura de informática e telecomunicações de uma escola ou curso. Em geral, tem poder de decisão sobre questões técnicas relativas a esses equipamentos.

Secretário escolar: Responsável por atender toda a comunidade escolar e manter o arquivo da instituição em ordem. Também cabe ao secretário receber pagamentos e emitir documentos, por exemplo.

Assuntos pedagógicos

Agenda digital: É um software que a escola pode usar para enviar comunicados e até fotos aos pais e alunos, que recebem as mensagens através de um aplicativo no celular. É uma maneira de tornar a comunicação escolar muito mais eficiente.

Engajamento: Conceito que define o quanto a comunidade escolar está motivada a participar das atividades da sua instituição.

Frequência: Percentual de aulas a que um aluno compareceu. Índice importante para a escola já que pode demonstrar problemas de evasão escolar. Segundo a lei brasileira, a frequência mínima para aprovação é de 75%.

Notas: Índice de desempenho acadêmico dos alunos. Quando analisadas em conjunto podem sinalizar problemas com turmas ou professores específicos, e por isso são importantes para a gestão escolar.

Ocorrências: Registro de problemas disciplinares com alunos. Assim como no caso anterior, a análise geral das ocorrências pode indicar dificuldades com turmas ou professores específicos, ou outros casos que mereçam atenção especial.

Planejamento de aula: Planejamento prévio do conteúdo a ser ensinado em uma disciplina. Deve indicar a maneira e a ordem em que a matéria será passada e pode, de preferência, conter uma previsão das datas em que cada assunto será abordado.

Projeto político-pedagógico: Documento que a instituição de ensino deve preparar anualmente para entregar à secretaria de educação responsável. Deve conter um estudo sobre a comunidade escolar e as diretrizes pedagógicas que a instituição pretende seguir.

Reunião pedagógica: É um encontro periódico em que todos os funcionários da área pedagógica (em geral professores, coordenador e diretor) se encontram para fazer planejamento de aula, acompanhar o andamento do processo de ensino e verificar se o projeto político-pedagógico está sendo cumprido. Saiba mais

Semana pedagógica: Semana pedagógica: Evento anual ou semestral em que todos os colaboradores de uma instituição de ensino são apresentados as suas funções e é discutido o planejamento do ano letivo. É também o momento ideal para a elaboração do projeto político-pedagógico.

Quadro de horário: Maneira de estipular os horários de cada aula, de cada professor em cada turma. Questão complexa e de grande importância para a gestão escolar, pois sua definição implica em uma maior ou menor eficiência no trabalho de ensino.

Conceitos administrativos

Captação: Processo de conquistar novos alunos. Inclui atrair interessados, criar um relacionamento com eles e então convencê-los a efetuar a matrícula. É um trabalho essencial para garantir um número adequado de estudantes matriculados.

Comunicação escolar: Conjunto de estratégias que uma instituição de ensino utiliza para se comunicar com sua comunidade escolar. É uma questão importante para a gestão porque afeta os processos que lidam com atendimento ao público.

CRM educacional ou Ferramenta de captação: Programa de computador que permite registrar e controlar os contatos com interessados em uma escola ou curso, tornando o trabalho de captação de alunos muito mais eficiente.

Índice de satisfação: maneira de medir o quanto os alunos e seus responsáveis estão satisfeitos com o serviço prestado pela sua instituição. Há diversas metodologias para calcular índices de satisfação, porém a mais utilizada atualmente é o NPS.

Evasão escolar: sinônimo de perda de alunos. Ocorre quando alguém desiste dos estudos. Quando isso acontece muito frequentemente, pode-se dizer que a instituição enfrenta um problema de evasão.

Matrícula: acordo de prestação de serviços educacionais. O termo pode ser utilizado tanto para se referir ao contrato em si quanto para se referir as taxas que muitas vezes são cobradas no momento da adesão.

Planejamento escolar: série de metas e estratégias estipuladas pela direção da instituição de ensino para atingir objetivos de crescimento, e qualidade, por exemplo. Pode ser um planejamento participativo ou estratégico.

Responsabilidade civil: conceito jurídico que resume os direitos e deveres de uma instituição de ensino para com seus alunos. Significa que enquanto um aluno está na escola ou curso, ela tem responsabilidade sobre o bem-estar dele.

Retenção: trabalho de manter o aluno matriculado na instituição de ensino por um longo tempo. Esse trabalho  inclui tentar reverter casos de alunos que desejam ir para outra instituição ou abandonar os estudos.

Sistema de gestão escolar: software que permite organizar e registrar dados de todos os setores da escola ou curso, desde o financeiro até o acadêmico. Assim, todo o trabalho na instituição fica informatizado e muito mais eficiente.

Métricas financeiras

Atrasos de pagamentos: Mensalidades que estão vencidas há pouco tempo, e por isso ainda não se enquadram em uma situação de inadimplência. Todavia, a diferença entre “atraso” e “inadimplência” fica a critério de cada instituição.

Bolsas de estudo: Descontos ou gratuidades oferecidos à alunos. Podem ser usadas como um recurso para aumentar a captação, desde que não comprometam o orçamento da escola ou curso.

CAC: Custo de aquisição do cliente. Valor que se gasta com a captação de cada aluno através de cursos com marketing, publicidade e atendimentos antes da matrícula.

Custo de serviço por aluno: Custo de operação da escola dividido por todos os alunos. Inclui o custo com infraestrutura, manutenção e funcionários. Dividindo-se pelo total e estudantes, chega-se a um custo por aluno.

Despesa: Todo valor que sai do caixa devido a qualquer gasto da instituição.
Inadimplência: Falta de pagamento de mensalidades que representa risco ao equilíbrio financeiro da instituição. Todavia, cada escola ou curso tem um critério para definir o que é inadimplência.

Receita: Todo valor que entra no caixa da instituição devido ao pagamento de mensalidades ou qualquer outra fonte.

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CRÉDITOS: WPensar