segunda-feira, 20 de maio de 2019

ENSINO HÍBRIDO: O ENSINO ONLINE MESCLADO COM O PRESENCIAL

Muitas vezes o ensino online acaba sendo visto como um vilão para os adeptos do ensino tradicional presencial. Porém, o que muitos não sabem é que ele pode ser, na verdade, um grande aliado.

Com a nova era digital, novas formas de apresentação do conteúdo e administração da interação entre ambiente virtual e presencial surgem a todo o tempo. E com isso, a sala de aula convencional tem a necessidade de se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia.

Além disso, é extensa a possibilidade de explorar diferentes abordagens de estudo, como jeitos de aproximação entre professor e aluno e absorção de conteúdos, por exemplo.

Para auxiliar nesse processo, o ensino híbrido se mostra como a alternativa em que une os dois mundos de forma prática e objetiva.

ensino híbrido, também chamado de blended learning, refere-se a um sistema de formação onde grande parte dos conteúdos são transmitidos à distância. ele oferece a mistura de atividades presencias com atividades a distância entre os alunos.

Esta tendência desconstrói os conceitos fixos que diferenciam aulas presenciais das virtuais, pois unifica a percepção de educação e do aprendizado, independente do meio que será transmitido.

Através do uso de uma personalização das ações de ensino e aprendizagem, o ensino híbrido, apresenta aos educadores que buscam otimizar e aprimorar o uso da tecnologia na educação através de novas ferramentas ao currículo escolar.

Este método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho – em geral em ambiente virtual – e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor presencialmente.

Além disso, essa abordagem projeta práticas que integram o ambiente presencial e o online, fazendo com que os alunos aprendam mais ao se tornarem mais dinâmicos e independentes.

Uma situação que pode exemplificar o uso pedagógico das novas mídias em combinação com as aulas presenciais é o estudo em um laboratório onde, durante algum experimento, os alunos podem ser orientados remotamente, em tempo real, por algum tutor, utilizando os recursos de fórum ou chat. Nesse caso, o ensino online é utilizado no mesmo espaço e tempo da sala de aula convencional.

Algumas vantagens encontradas no ensino híbrido

  • Maior integração entre os participantes envolvidos, resultando em trocas de
    experiências;
  • Possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas;
  • Redução de custos com a formação de novos grupos, permitindo que toda uma
    turma inicie o curso e termine no mesmo prazo;
  • Melhor capacidade de avaliação dos alunos;
  • Maior humanização da relação entre a instituição-professor-aluno;
  • Melhores resultados de aprendizagem dentro de prazos estabelecidos, com meios
    mais diversificados e colaboração entre os alunos mais intensa;
  • Auxilia na redução da evasão escolar;
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor;
  • Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno;
  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

Sistema de gestão escolar

Dentre as possibilidades encontradas ao mesclar o ensino online com o presencial, a utilização de um sistema de gestão escolar , sem sombra de dúvida deve estar entre as escolhidas.

O fluxo de documentos acadêmicos e administrativos, o controle financeiro, dentre outras burocracias, desviam frequentemente a atenção do gestor, restando a ele pouco tempo para dedicar-se ao que realmente importa, que é a qualificação de sua equipe pedagógica e a evolução do nível da educação em sua instituição de ensino.

Mas não é um caso sem solução. A adoção de um sistema de gestão escolar é uma excelente ferramenta da tecnologia educacional, pois ela possibilita que o gestor se preocupe com os resultados, melhore o ensino e, ao mesmo tempo, otimize seu tempo.

Plataforma EAD

Uma outra forma de implementar o ensino híbrido em uma instituição é a utilização de plataforma de ensino a distância, onde é possível que os conteúdos oferecidos possam gerar um aproveitamento maior com todos os seus recursos disponibilizados.

Através dela, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem que envolve a participação ativa dos alunos e no desenvolvimento de atividades e práticas educacionais.

Essa modalidade de ensino também permite uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional ou familiar.
O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis para o seu crescimento e em projetos de estudo, desenvolvendo a criatividade e o senso crítico.

Auxilia também as instituições de ensino na adaptação com a nova modalidade, visto que uma plataforma EAD é fundamental em diversos fatores pedagógicos e institucionais.

Conclusão

Existe hoje uma grande necessidade de evolução constante da educação como um todo, devido os avanços dos recursos tecnológicos disponíveis, na qual aluno, escola, família, professores e sociedade aprendem juntos. Mas isso não significa que ao inserir uma nova metodologia, tudo aquilo que a educação alcançou ao longo dos anos será descartado.

O desafio é descobrir meios de nos adaptarmos para continuar ensinando e aprendendo, de acordo com o que as novidades demandam. Isso envolve o engajamento em sala de aula na era tecnológica, as mudanças no cenário educacional e diversos outros fatores.

Portanto, é necessário ter um planejamento prévio para ter uma utilização eficiente de um novo modelo de ensino, por ele contar com diversas mudanças em vários níveis, tais como: infra-estrutura educacional, formação de professores, currículo, práticas de sala de aula, modos de avaliação, entre outros.

Assim, é definida a importância da formação do tutor para que ele utilize as TIC’s
(Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula de forma integrada ao ensino, não apenas como uma maneira de substituir recursos, e sim para somar.

Se as tecnologias digitais forem utilizadas para auxiliar na personalização das ações de
ensino e aprendizagem, o ganho, por parte dos estudantes e do professor, será imenso.

Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdos, especificamente em relação ao e-learning . É esperado que estes conteúdos sejam disponibilizados de forma universal, para que o conhecimento seja espalhado para lugares deficientes de educação, podendo ser acessados por diversos lugares.

Com essas informações, é possível pensar em estratégias de organização dos alunos em sala de aula, favorecendo ações de personalização.

FONTE: WPensar