Quais as características que esse profissional precisa ter para executar suas atividades com propriedade?
Estamos vivenciando uma mudança de paradigma na Educação: a escola não é mais o espaço de reprodução de conteúdos enciclopédicos. A maioria dos professores que estão em sala de aula não foi formada para atender às demandas dos alunos do século 21. Os jovens chegam à escola, não raro, com uma postura de enfrentamento, muitas vezes desqualificando os docentes. Diante disso, como gerir uma unidade escolar mergulhada em tantas adversidades? Quais as características que o gestor precisa ter para lidar com a atual realidade?
Não é preciso comparar a postura de nossos jovens com a de estudantes de
países como Finlândia, Suécia ou Dinamarca para perceber que estamos
fracassando na formação cidadã de nossos alunos. Hoje, estamos em um
momento político que nada mais é do que um sintoma da degradação social
que vivemos nas últimas décadas. Diante do comportamento inadequado de
alguns alunos em sala de aula, a não valorização dos responsáveis pela
posição social do professor e a inabilidade do gestor em lidar com tantos
problemas, alguns docentes ficam desestimulados, tornando-se uma figura
que repete e escreve no quadro os conteúdos de livros didáticos. Assim,
cada vez mais, nos distanciamos da humanização da educação. O mau
desempenho do professor em sala de aula também pode ser consequência
de uma gestão que não valoriza as qualidades da equipe. Atribuir somente
ao professor a responsabilidade do fracasso escolar não é justo e não resolve
o problema.
países como Finlândia, Suécia ou Dinamarca para perceber que estamos
fracassando na formação cidadã de nossos alunos. Hoje, estamos em um
momento político que nada mais é do que um sintoma da degradação social
que vivemos nas últimas décadas. Diante do comportamento inadequado de
alguns alunos em sala de aula, a não valorização dos responsáveis pela
posição social do professor e a inabilidade do gestor em lidar com tantos
problemas, alguns docentes ficam desestimulados, tornando-se uma figura
que repete e escreve no quadro os conteúdos de livros didáticos. Assim,
cada vez mais, nos distanciamos da humanização da educação. O mau
desempenho do professor em sala de aula também pode ser consequência
de uma gestão que não valoriza as qualidades da equipe. Atribuir somente
ao professor a responsabilidade do fracasso escolar não é justo e não resolve
o problema.
Sendo assim, o gestor escolar precisa de uma série de atributos
técnicos e comportamentais para assegurar o bom desempenho
de sua equipe. Podemos comparar o trabalho do diretor ao de
um maestro, sempre buscando de seus regidos a melhor harmonia
possível. Ele deve manter o grupo motivado e comprometido com
a formação dos alunos. A liderança não é uma competência nata,
ela pode ser adquirida com uma formação adequada. Sugiro algumas
práticas para um bom desempenho de uma gestão escolar:
técnicos e comportamentais para assegurar o bom desempenho
de sua equipe. Podemos comparar o trabalho do diretor ao de
um maestro, sempre buscando de seus regidos a melhor harmonia
possível. Ele deve manter o grupo motivado e comprometido com
a formação dos alunos. A liderança não é uma competência nata,
ela pode ser adquirida com uma formação adequada. Sugiro algumas
práticas para um bom desempenho de uma gestão escolar:
- Mantenha uma escuta ativa. Tenha serenidade diante de conflitos,
- ouça antes de emitir opiniões. Um líder sempre cria um ambiente
- para que as ideias de seu time sejam levadas a sério. Manter a calma,
- mesmo diante de opiniões contraditórias, facilita o diálogo.
- Descentralize a gestão. O trabalho em equipe é mais eficaz e
- mantém o envolvimento de todos os membros da equipe.
- Promover uma gestão democrática é garantir o compromisso
- de cada membro.Estabeleça regras claras. Quando se tem
- uma ideia clara de onde se quer chegar, fica mais fácil visualizar
- o que deve ser feito para que os resultados desejados sejam
- alcançados. Analise os resultados de seus alunos. Medir
- os resultados das avaliações internas e externas é uma
- excelente forma de planejar ações que norteiam para o
- crescimento social e intelectual dos alunos.Valorize o professor.
- Reconheça suas qualidades, incentive as iniciativas inovadoras,
- dê feedback sempre ressaltando o lado positivo, sem deixar de
- ser verdadeiro. Abertura para o novo. Nossas instituições de
- ensino, nas últimas décadas, criaram uma cultura de resistência
- ao novo. Inove sem medo, a escola é o espaço ideal para isso.
- Fomente uma comunicação não violenta. Promover reflexões
- com os docentes sobre o vocabulário usado no dia a dia da escola.
- Coloque o aluno no centro do aprendizado. A finalidade da
- escola é promover o crescimento intelectual dos alunos, ou seja,
- agrupar forças para que a aprendizagem dos alunos seja efetiva.
- Circule pela escola. Você não pode administrar o que não conhece.
- Organize-se. O dia de um gestor escolar é muito dinâmico.
- Crie prioridade para as demandas diárias.Uma gestão comprometida
- com a educação tem o potencial de mudar a realidade de uma
- escola, garantindo modelos eficazes na construção de uma sociedade
- crítica e reflexiva.
FONTE: Gestão Escolar