segunda-feira, 6 de maio de 2019

O QUE FAZ UM BOM DIRETOR DE ESCOLA?

Quais as características que esse profissional precisa ter para executar suas atividades com propriedade?




Um bom diretor tem que saber escutar

Estamos vivenciando uma mudança de paradigma na Educação: a escola não é mais o espaço de reprodução de conteúdos enciclopédicos. A maioria dos professores que estão em sala de aula não foi formada para atender às demandas dos alunos do século 21. Os jovens chegam à escola, não raro, com uma postura de enfrentamento, muitas vezes desqualificando os docentes.  Diante disso, como gerir uma unidade escolar mergulhada em tantas adversidades? Quais as características que o gestor precisa ter para lidar com a atual realidade?
Não é preciso comparar a postura de nossos jovens com a de estudantes de 
países como Finlândia, Suécia ou Dinamarca para perceber que estamos 
fracassando na formação cidadã de nossos alunos. Hoje, estamos em um 
momento político que nada mais é do que um sintoma da degradação social 
que vivemos nas últimas décadas. Diante do comportamento inadequado de 
alguns alunos em sala de aula, a não valorização dos responsáveis pela 
posição social do professor e a inabilidade do gestor em lidar com tantos 
problemas, alguns docentes ficam desestimulados, tornando-se uma figura
 que repete e escreve no quadro os conteúdos de livros didáticos. Assim, 
cada vez mais, nos distanciamos da humanização da educação. O mau 
desempenho do professor em sala de aula também pode ser consequência 
de uma gestão que não valoriza as qualidades da equipe. Atribuir somente
 ao professor a responsabilidade do fracasso escolar não é justo e não resolve 
o problema.



Sendo assim, o gestor escolar precisa de uma série de atributos
 técnicos e comportamentais para assegurar o bom desempenho
 de sua equipe. Podemos comparar o trabalho do diretor ao de
 um maestro, sempre buscando de seus regidos a melhor harmonia
 possível. Ele deve manter o grupo motivado e comprometido com
 a formação dos alunos. A liderança não é uma competência nata, 
ela pode ser adquirida com uma formação adequada. Sugiro algumas 
práticas para um bom desempenho de uma gestão escolar:
  • Mantenha uma escuta ativa. Tenha serenidade diante de conflitos, 
  • ouça antes de emitir opiniões. Um líder sempre cria um ambiente 
  • para que as ideias de seu time sejam levadas a sério. Manter a calma,
  •  mesmo diante de opiniões contraditórias, facilita o diálogo.

  • Descentralize a gestão. O trabalho em equipe é mais eficaz e
  •  mantém o envolvimento de todos os membros da equipe. 
  • Promover uma gestão democrática é garantir o compromisso 
  • de cada membro.Estabeleça regras claras. Quando se tem 
  • uma ideia clara de onde se quer chegar, fica mais fácil visualizar 
  • o que deve ser feito para que os resultados desejados sejam 
  • alcançados.  Analise os resultados de seus alunos. Medir
  •  os resultados das avaliações internas e externas é uma 
  • excelente forma de planejar ações que norteiam para o
  •  crescimento social e intelectual dos alunos.Valorize o professor
  • Reconheça suas qualidades, incentive as iniciativas inovadoras,
  •  dê feedback sempre ressaltando o lado positivo, sem deixar de
  •  ser verdadeiro. Abertura para o novo. Nossas instituições de
  • ensino, nas últimas décadas, criaram uma cultura de resistência
  •  ao novo. Inove sem medo, a escola é o espaço ideal para isso.  
  • Fomente uma comunicação não violenta. Promover reflexões 
  • com os docentes sobre o vocabulário usado no dia a dia da escola.
  • Coloque o aluno no centro do aprendizado. A finalidade da 
  • escola é promover o crescimento intelectual dos alunos, ou seja, 
  • agrupar forças para que a aprendizagem dos alunos seja efetiva.
  • Circule pela escola. Você não pode administrar o que não conhece.
  • Organize-se. O dia de um gestor escolar é muito dinâmico. 
  • Crie prioridade para as demandas diárias.Uma gestão comprometida
  •  com a educação tem o potencial de mudar a realidade de uma 
  • escola, garantindo modelos eficazes na construção de uma sociedade
  •  crítica e reflexiva.