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quarta-feira, 19 de junho de 2019

A ESTRUTURA DO PROJETO INSTITUCIONAL

Esse documento levanta as demandas da escola e define os objetivos a serem alcançados. Saiba como elaborar um para sua instituição

O projeto institucional nasce de uma necessidade de mudança na escola. Basicamente, ele prevê quais são os pontos que incomodam e merecem atenção, estabelece metas em relação a esses assuntos e planeja ações a serem desenvolvidas ao longo de um período determinado.

A escrita do documento é responsabilidade do gestor da escola. No entanto, cabe a ele socializar as razões que levaram a elaboração daquele projeto e quais foram as estratégias planejadas para solucionar o problema.

Os tópicos abaixo são aqueles que precisam constar nesse documento para que ele seja claro para toda a comunidade e sirva como um guia geral do que será realizado. No final da implementação das ações, não se esqueça de realizar uma avaliação para saber o que deu e o que não deu certo e se os principais objetivos foram alcançados.

JustificativaA justificativa precisa se basear num diagnóstico inicial do problema. Então, a primeira questão que o gestor deve se empenhar em responder é: qual é a demanda da escola e por que ela é importante.

ObjetivosPara manter a coerência do documento, mantenha o foco no problema e elenque objetivos claros e concisos. Quanto maior a quantidade de metas, maiores as chances de se distanciar do que realmente importa. Como o projeto é de toda a comunidade, cada membro tem objetivos próprios. Por isso, é interessante distinguir os que são gerais daqueles que são para a direção, para a coordenação pedagógica, para os professores, para os alunos e para a família.

Tempo estimadoQuanto tempo as ações precisarão para serem implementadas e darem resultados? Um mês, um semestre, um ano? Faça uma previsão e deixe-a clara no projeto.

Materiais necessáriosO que a escola precisará para pôr o projeto em prática? Se for necessária a realização de reuniões de formação com os professores e os funcionários, por exemplo, determine quais são os livros e os textos que serão utilizados.

Desenvolvimento Nessa parte do texto, o gestor precisa descrever as ações, separando-as em etapas. É interessante colocar o passo a passo e atribuir responsabilidades a cada profissional. Quando o projeto estiver pronto, divulgue as etapas para que todos possam acompanhar o que está acontecendo.

AvaliaçãoEssa é a última etapa do projeto e cabe ao gestor propor a reflexão para a equipe se as metas foram alcançadas e quais foram os impactos das ações em relação ao processo de ensino e aprendizagem. A avaliação é muito importante e é interessante que ela seja realizada ao longo de todo o processo. Assim, será possível repensar os planos casos eles não estejam dando certo.

CRÉDITOS:  Gestão Escolar