terça-feira, 25 de junho de 2019

MITOS E VERDADES SOBRE APRENDIZAGEM

O que realmente funciona para estudar melhor e turbinar a performance na escola, em vestibulares e concursos.
Você é daqueles que passa horas estudando e quando chega ao fim, tem a impressão de que não absorveu nada? Pois é… Você não está sozinho! Estudar para vestibulares e concursos é uma tarefa muito simples e sempre dá certo quando colocamos em prática as técnicas apropriadas.
Segundo o Professor Pier, referência no Brasil em neuroaprendizagem, aprender é criar novos caminhos neurais e é composto por três etapas: entender, aprender e fixar
Mas como fazer com que todas elas sejam efetivas? O que não passa de boato popular acerca de aprendizagem e o que funciona? Confira abaixo:
Preciso copiar tudo o que o professor passa no quadro
MITO
Neste caso, o problema não é escrever, mas sim copiar, pois assim você está transferindo a informação apenas para o seu caderno, não para o seu cérebro. Aprender ativamente significa estar conectado ao seu aprendizado. Caso contrário, você não memoriza o que estuda.
Usar canetas marca-texto é uma boa técnica para assimilar conteúdo
MITO
As canetas podem colorir as suas páginas, mas não são efetivas! Uma das melhores técnicas para aprender é escrever com lápis e papel. Você pode até continuar usando as famosas canetas, mas com uma condição: tudo o que você sublinhar, terá que escrever na margem da folha!  
Fazer resumos ajuda a aprender mais e melhor
VERDADE
Preparando o resumo, você estará ensinando a si mesmo e aprendendo de fato. Para fazê-los, use papel e escreva à mão e/ou desenhe. Depois de prontos, lembre-se de guardar para rápidas consultas antes das provas.
Para aprender, são necessárias muitas horas seguidas
MITO
Quando você estuda, está criando novas ramificações em seus neurônios. Porém, a enzima que estimula essas ramificações se esgota em 40 minutos e só se refaz caso o cérebro descanse 10 minutos. Ou seja… Isso determina o tempo correto para o estudo. Se você estiver se programando para estudar duas horas, em vez disso, estude “quatro meias horas”, sempre intercalando com o descanso.
Dormir bem faz a diferença para memorizar o conteúdo
VERDADE
Esqueça as noites em claro em prol dos estudos! É durante o sono – mais precisamente durante os sonhos que acontecem no REM (Rapid Eye Moviment) – que as redes neurais realizam as reconfigurações, resultando na última etapa da aprendizagem permanente: a fixação.