sábado, 11 de março de 2017

4 MOTIVOS PARA A ESCOLA ADOTAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE APOIO AO ENSINO

Há pouco tempo — talvez um pouco mais de uma década —, o processo de aprendizagem era estático. Os alunos tinham como suporte o professor e livros didáticos e, quando muito, os docentes mais inovadores levavam um filme ou uma música para ilustrar alguma situação do conteúdo ministrado, de forma a trazê-lo para mais perto da realidade dos estudantes a fim de despertar neles o interesse e a curiosidade pelo conhecimento.

Atualmente, no entanto, a busca por informações sobre temas diversos está “a alguns cliques” de quem quer que tenha interesse em buscá-las, e as abordagens são as mais interessantes possíveis. Diante disso, novos métodos de educação podem surgir, aproveitando o que atecnologia tem a oferecer para mudar a relação dos estudantes com a escola, os professores e o conhecimento.
Resta, porém, a dúvida sobre a efetividade da incorporação das ferramentas tecnológicas ao ensino e o conflito entre seus benefícios e a distração que tais recursos podem causar nos alunos. Se essa dúvida também faz parte das suas hesitações quanto à adoção de mais ferramentas tecnológicas na sua instituição de ensino, conheça agora alguns motivos para mudar de ideia.

Engajamento fora da sala de aula

É claro que somente os conteúdos ministrados em sala de aula não permitem ao aluno assimilar a matéria abordada em sua plenitude. Ele precisa reforçar o aprendizado realizando pesquisas efazendo os exercícios do dever de casa. Porém, com tantos recursos mais atrativos à sua volta — vídeo games, computadores, tablets e smartphones —, como engajá-los nas atividades de lápis e papel?
Adotar atividades que podem ser realizadas nas plataformas que mais atraem os jovens é uma maneira de fazer com que continuem seus estudos fora da escola de forma mais natural, contribuindo para o seu aprendizado e ainda explorando recursos que só esses meios oferecem.
É possível, por exemplo, solicitar que um vídeo seja assistido na web para a próxima aula, montar animações para explicar conteúdos de Ciências ou garantir acesso a obras de domínio público pela internet.

Melhor relação custo benefício

Adquirir equipamentos tecnológicos para uso em sala de aula obviamente envolve investimentos, tanto financeiros quanto de capacitação de pessoal para lidar com essa novidade. Contudo, embora esse seja um procedimento oneroso em um primeiro momento, sua relação custo-benefício, na realidade, é positiva, considerando que a médio e longo prazo trará um retorno recompensador aos processos de aprendizagem e à imagem da instituição.

Assimilação do conteúdo

É muito mais fácil assimilar conteúdos de maneira ilustrativa, dinâmica e com linguagem próxima daquela vivenciada em momentos de lazer — e prazer — do que através de um recurso estático, que em nada condiz com as nossas rotinas diárias.
Nesse sentido, contar com atividades em smartphonestablets ou computadores facilita o processo de aprendizagem do aluno, trazendo melhores resultados em exames como o ENEMe, consequentemente, melhorando a reputação da instituição no mercado.

Feedback imediato

Fazer exercícios de múltipla escolha em um aplicativo para aparelhos móveis ou programa de computador significa, frequentemente, que a atividade será corrigida de maneira automática, dando autonomia ao estudante para conferir seus resultados. Além disso, quando estes podem ser enviados aos professores, dão a eles uma ideia precisa da competência dos alunos em cada matéria, revelando pontos de dificuldade que precisam ser retrabalhados na escola.
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