sábado, 11 de março de 2017

CELULAR ALIADO(?!) - 3

Os desafios dos professores com a geração Z

Os nascidos a partir da década de 90 pertencem a um grupo chamado geração Z. Por terem tido, desde muito cedo, acesso às mais diversas formas de tecnologias, representam atualmente um grande desafio aos professores.
Com o acesso facilitado à internet, aos smartphonestablets, computador e tantas outras tecnologias altamente atrativas, manter-se focado e interessado dentro de sala de aula é uma tarefa complicada.
Pensando nisso, falaremos no artigo de hoje sobre as dificuldades enfrentadas pelos educadores, além de dar dicas para lidar com esses desafios. Confira a seguir!

Celulares, smartphones e tablets

Devido à praticidade no transporte e manuseio desses aparelhos, os celulares, smartphones e tablets talvez sejam os instrumentos tecnológicos mais impactantes em uma sala de aula. O acesso à internet e as inúmeras funções disponíveis dessas tecnologias atraem a atenção e ointeresse dos alunos, o que eventualmente resulta em distração e dificuldades para compreensão da matéria.
Embora alguns sejam contra, o uso dessas ferramentas em sala de aula, com certas ressalvas e combinados com a turma, é claro, podem auxiliar — e muito! — os professores, em diversas questões. Afinal, não estando proibidos de utilizar esses dispositivos, os alunos ficam menos ansiosos e impacientes. Nesse sentido, os professores podem, ainda, propor o uso dessas ferramentas como um meio de buscar informações em pesquisas escolares, que sejam pertinentes ao assunto abordado em determinada aula.

Redes sociais

Uma pesquisa realizada pelo pesquisador Lincoln Bernard McCoy, em 2012, com mais de 700 alunos de seis universidades norte-americanas, revelou que mais de 90% dos alunos utilizam alguma tecnologia durante as aulas. Desses alunos, 66% relataram que o objetivo do uso era para checagem de redes sociais. Esses dados sugerem o quão impactante o uso de tecnologias é no ambiente escolar. Por isso, é muito importante que o professor faça uma avaliação rígida sobre o uso da tecnologia, que deve ser aliada e não uma adversária no processo pedagógico.
É neste ponto que se torna extremamente importante a conscientização dos estudantes: debater sobre o uso das tecnologias, fazê-los repensar sobre as desvantagens do seu uso insustentável e orientar o uso em sala de aula. Essas ações ajudam a manter equilibrada a relação aluno-professor, da mesma forma que possibilita ao aluno avaliar, por contra própria, suas ações. Assim, ele terá uma posição muito mais ativa e responsável com relação aos seus atos.

Atividades avaliativas e o acesso à informação

Com um acesso rápido e fácil a quaisquer informações através dos sites de busca, tornou-se bem menos trabalhoso realizar pesquisas acadêmicas. Por outro lado, o uso do “Ctrl C + Ctrl V” tem dinamizado, excessivamente, a produção textual — a ponto de fazer com que o aluno não precise escrever ou ler seus textos e, ainda assim, conseguir elaborar pesquisas e atividades avaliativas.
A experiência do professor em identificar essas falhas é crucial. Ele deve incentivar discussões após a realização das pesquisas, garantindo que o aluno perceba sobre a necessidade de uma busca mais informativa e cuidadosa. Ele também pode orientar seus alunos a citarem as fontes da pesquisa e a dissertarem sobre os temas.

Geração Z e as ferramentas online

Existem vários desafios para um professor que tenta equilibrar a necessidade do uso da tecnologia e o desenvolvimento educacional. Esse docente, como peça-chave no processo de aprendizado de seus alunos, deve agir de forma analítica e criativa, utilizando as ferramentas online como aliadas: trazendo-as para o ambiente escolar, de forma a engajar, motivar e estimular o interesse da geração Z.
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