sábado, 11 de março de 2017

CELULAR ALIADO(?!) - 5

Por que a escola deve se aproximar dos interesses dos alunos?

A revolução digital que vivemos atualmente, capitaneada pela popularização da internet por meio dos diversos dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, mudou substancialmente a forma como nos comunicamos, fazemos negócios, nos informamos e interagimos socialmente.
As crianças e jovens que estão na escola hoje são filhos dessa revolução tecnológica. Seu desenvolvimento foi acompanhado e documentado por câmeras digitais, mensagens instantâneas e compartilhamentos de fotos e vídeos. A geração acostumada a curtir e compartilhar sua vida na internet cresceu se relacionando de forma orgânica com a tecnologia. Ao contrário de seus pais, que tiveram que buscar em cursos e manuais o conhecimento sobre o funcionamento de computadores, esses jovens já aprenderam a lidar com gadgets desde o berço.
Descubra a seguir por que a escola deve estar próxima do interesses dos alunos!

Motivação

A necessidade de trazer para a escola esta realidade tecnológica é reconhecida por todo bom professor: não é possível manter o espaço da sala de aula desconectado de um mundo que tem seus limites expandidos através da internet, das redes sociais e da realidade virtual. O desafio do professor não só é adaptar ferramentas tecnológicas para a sala de aula, mas também levar a sala de aula para o ambiente virtual, ampliando o acesso do aluno a materiais, ferramentas e conteúdos que possam ajudá-lo em seus estudos.
Ao encontrar na escola um ambiente favorável ao uso de tecnologias digitais, tal qual ele está acostumado em seu dia a dia, o aluno se sente mais motivado e envolvido nas atividades, já que para esses jovens, que desconhecem um mundo sem celulares e tablets, tais ferramentas são meios comprovadamente eficazes de interagir e se informar; logo, não faz sentido não usá-los em sala de aula.

Interação

Além de permitir o acesso do aluno a conteúdos relevantes para seus estudos, o uso de tecnologias no processo pedagógico estimula a interação e compartilhamento de conhecimento, criando um ambiente onde o aprendizado colaborativo é valorizado, reproduzindo dentro do contexto educacional as potencialidades das redes sociais, como a possibilidade de interação por meio de debates, grupos e comunidades de apoio e compartilhamento de experiências.

Autonomia

Mais do que preparar os alunos para interagir com meios tecnológicos, o professor atual precisa motivá-los a buscar ativamente o conhecimento, de forma cada vez mais autônoma. O acesso a ambientes virtuais com fins educacionais permite o engajamento do aluno em seus estudos para além dos muros da escola, ampliando a experiência educacional e apoiando a busca pela contínua evolução do conhecimento. Além disso, a diversidade de formatos de conteúdo disponibilizados em meios eletrônicos permite ao professor preparar suas aulas de forma inovadora, atraindo a atenção e o interesse do aluno.

Praticidade

Não é interesse exclusivo dos alunos o uso de tecnologias na escola: o professor pode e deve utilizá-las não apenas na interação com os alunos, mas também no planejamento e organização de suas aulas, elaboração de conteúdo e de avaliações. Plataformas que oferecem bancos de questões, criação de simulados e listas de exercícios, correção automática de questões e análise de resultados são uma excelente forma de otimizar o processo pedagógico, tornando-o mais produtivo e eficiente.
A apropriação de ferramentas tecnológicas pelo professor, atualizando sua prática educacional, traz consigo a possibilidade de motivação e engajamento dos estudantes por meio de um ambiente moderno e conectado. Quando o professor abraça a tecnologia, mais do que levar a internet para escola, ele leva a escola para a internet, fazendo com que ela finalmente alcance a realidade do século XXI.
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