sábado, 11 de março de 2017

CELULAR ALIADO(?!) - 4

Como usar a tecnologia para preparar aulas?

Todos os dias vemos novas tecnologias surgirem. É evidente a presença de aparelhos eletrônicos e aplicativos em nosso dia a dia, já que essas ferramentas têm o poder de facilitar muitas de nossas tarefas cotidianas. E isso não é diferente em sala de aula!
Com o uso dessas tecnologias, principalmente dos computadores, smartphones e tablets, a dinâmica das aulas não está mais limitada aos ensinamentos transmitidos no papel e, hoje, os conteúdos também podem ser exibidos digitalmente. Por isso, é importante que as escolas e os professores se preocupem em inserir tecnologias em suas aulas, novos conhecimentos e benefícios para o desenvolvimento dos alunos.
Neste post daremos dicas de como preparar ótimas aulas usando a tecnologia. Confira a seguir:

Identificar as melhores ferramentas

Para decidir quais ferramentas utilizar nas aulas, é importante fazer uma pesquisa sobre as diversas possibilidades existentes no mercado. Se há alguns anos o computador era a única opção tecnológica para a realização de aulas mais dinâmicas, atualmente é possível desenvolver atividades diversas através de tablets e até smartphones. Uma experiência diferente que o tablet pode promover é a interatividade obtida por telas touchscreen — o que pode ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico, além da coordenação motora.

Encontrar os softwares e aplicativos ideais

No mercado atual existem muitos softwares e aplicativos disponíveis, que podem ser utilizados em sala de aula. O professor e a escola devem realizar uma pesquisa para encontrar um software ou aplicativo que se adequem ao que se deseja trabalhar na aula.
Alguns desses aplicativos ajudam alunos a estudarem para provas, vestibulares e outros exames através de situações que simulam a prova que será realizada futuramente. Existem também softwares que trazem atividades que contam com imagens e vídeos, o que costuma ajudar o aluno a visualizar e fixar melhor o conteúdo abordado.

Esses softwares e aplicativos possibilitam ao aluno, inclusive, fazer essas atividades em sua casa, de forma remota. Assim, o professor poderá acompanhar o desempenho de seus alunosfora de sala de aula, através dos resultados dessas atividades.

Sincronizar conteúdos transmitidos dentro e fora da sala de aula

Os assuntos que são abordados em sala de aula devem estar sincronizados com os trabalhos e atividades feitos remotamente. Essa continuidade é muito importante para a assimilação de conteúdos. As atividades serão melhor assimiladas quando correlacionadas umas às outras e à explicação do professor.

Preparar atividades que estimulem o desenvolvimento dos alunos

As atividades escolhidas pelo professor devem ter o objetivo de estimular o desenvolvimento dos alunos com relação ao assunto que se deseja abordar. O professor e a escola terão que analisar qual tecnologia é possível aplicar em suas aulas, de acordo com a infraestrutura da escola, e também de acordo com o perfil dos alunos e da matéria em questão. Tecnologias são muito bem-vindas, desde que sejam feitas pesquisas sobre como aplicá-las dentro e fora da sala de aula.
FONTE: