sábado, 11 de março de 2017

POR QUE OS ALUNOS DEVERIAM TROCAR O CADERNO PELO COMPUTADOR E CELULAR?

Controlar o uso dos celulares na sala de aula se tornou um dos maiores desafios enfrentados pelos professores atualmente. Os smartphones mantêm o aluno constantemente conectado à internet e, consequentemente, às redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, oferecendo um meio de entretenimento e distração durante as aulas.

No entanto, ao mesmo tempo, o aparelho é capaz de oferecer acesso a conteúdo de qualidade, relevante às disciplinas ensinadas e, muitas vezes, até mais atualizado do que o apresentado nos livros.
Diante disso, alguns professores já têm conseguido conciliar o uso dos smartphones e computadores com as aulas, transformando-os em um poderoso recurso pedagógico. Continue lendo e saiba um pouco mais sobre essa estratégia e por que ela está funcionando tão bem.

Educação que ultrapassa os limites da sala de aula

Em 2013, a Unesco emitiu suas Diretrizes de Políticas para a Aprendizagem Móvel. A instituição se mostrou a favor da incorporação dos celulares, tablets e computadores na sala de aula como uma forma de ampliar a aprendizagem para além do ambiente escolar, disponibilizando conteúdos educacionais para o aluno em qualquer aparelho que se conecte com a internet.
Embora o acesso a esses aparelhos ainda seja limitado por desigualdades socioeconômicas, com o apoio da escola, é possível garantir que todos os alunos tenham esse recurso à disposição.

Recursos multimídia para despertar o interesse

Não há dúvidas de que o papel dos professores está mudando, e o uso de computadores e celulares na escola pode contribuir para essa transição, de modo que o aluno passe a ter uma função ativa em seu aprendizado e o educador se torne mais um mediador do processo. O uso de recursos multimídia na sala de aula, seja com imagens, vídeos ou programas interativos atrai a atenção dos alunos e motiva-os a aprender.

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Na Carmen Arace Middle School, em Bloomfield, nos Estados Unidos, o uso do computador no ensino teve resultados extremamente positivos nesse sentido. Jerry Crystal, especialista em integração tecnológica, reportou que os laptops adquiridos pela escola foram motivo de muito entusiasmo entre os alunos, que passaram a se interessar mais pelas tarefas desenvolvidas, e trouxeram uma sensação de descoberta e fascinação para o aprendizado.

Menos peso a ser carregado pelos estudantes

Esse é um ponto importante, apesar de frequentemente não ser levado em consideração nas discussões sobre o uso de tecnologia em sala de aula.
Ao terem que carregar livros, cadernos e outros materiais escolares, os alunos chegam a suportar uma carga superior à recomendada pelos médicos, o que os põe em risco de desenvolver problemas posturais e osteomusculares com consequências para o resto de suas vidas. Por outro lado, a substituição do material tradicional por computadores, tablets e atésmartphones na sala de aula gera uma redução significativa do peso da mochila.

Análise de desempenho facilitada

Softwares e aplicativos de ensino trazem ainda a grande vantagem de oferecer uma avaliação praticamente instantânea do desempenho dos alunos, já que as atividades feitas com o auxílio desses sistemas podem ser computadas automaticamente para análise.
Com indicadores precisos, fica mais fácil acompanhar em que temas a turma ainda apresentadúvidas e dificuldades e quais já está dominando, o que, naturalmente, auxilia o professor no planejamento das aulas e intervenções educacionais.
Além disso, as análises de desempenho individual geradas pelos programas facilitam a oferta de conteúdos e planos de estudo individualizados e sensíveis às necessidades, ao ritmo e aos interesses do aluno, mais uma realidade à qual a escola deve se atentar nos dias de hoje.

Possibilidades infinitas

A cada dia são lançados inúmeros novos aplicativos para celulares e tablets, muitos deles com temas educativos e didáticos, como materiais de preparação para o ENEM.
Com novidades surgindo diariamente, o progresso no aprendizado do aluno tem possibilidades infinitas que podem ser direcionadas de acordo com os objetivos do professor.

Acesso para estudantes portadores de deficiência

Para estudantes com deficiência auditiva ou visual, por exemplo, o celular na sala de aula pode ser essencial, já que ajuda a oferecer oportunidades mais próximas às dos outros alunos, visto que os recursos multimídia facilitam a compreensão do conteúdo e a interação do aluno portador de deficiência com o professor e os colegas de sala.
Os smartphones, os tablets e os computadores vêm facilitando nosso dia a dia em diversas áreas e tarefas. Na escola, isso não será diferente. Cabe aos educadores aprender a incorporar o celular na sala de aula de modo a torná-lo um incentivo e não um empecilho ao aprendizado.
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