(TROCA-SE EMPRESA POR ESCOLA)
Não tem como saber se o que veio primeiro foi o ovo ou a galinha. Mas é bem provável que assim que o ser humano surgiu, ele já começou a discutir com alguém para encontrar a resposta.
Por: Lucilene Jordan Souza
Você provavelmente já viu seus funcionários brigando. Talvez tenha perdido prazos e visto a produtividade da equipe cair. Pode ser que se encontrou em uma situação onde teve que escolher entre dois funcionários muito competentes para trabalhar no mesmo projeto, porque eles simplesmente não conseguiam produzir nada juntos.
Deve ter percebido que essas discussões ajudam a criar tensão no ambiente de trabalho, impactam profundamente a produtividade e a capacidade de concentração da sua equipe. Em alguns casos em que o conflito não é resolvido, é possível enfrentar problemas bem maiores: desconfiança dos clientes, retrabalhos desnecessários e até demissões que poderiam ser evitadas.
Segundo uma pesquisa da Fierce Inc., uma empresa americana de desenvolvimento de liderança, 30% dos gerentes e funcionários discutem com seus colegas de trabalho pelo menos uma vez por mês. O mais irônico disso tudo é que eles brigam porque querem entregar mais. Mais vendas, mais clientes, processos eficientes, “desengessar” o departamento… A lista é infinita. Eles só querem cooperar e melhorar o dia-a-dia no trabalho.
Você como líder, não pode ignorar conflitos ou deixar que se resolvam sozinhos. Nesse caso, o tempo não vai curar as feridas, só vai servir como bomba-relógio. Sua equipe está contando com você e precisa trabalhar em sintonia para que os processos fluam.
Ninguém precisa viver uma novela mexicana no seu ambiente de trabalho. Existe uma solução para esse problema, para acabar de uma vez com os conflitos organizacionais. Separamos 4 passos que compõe um método mais humano e eficiente para resolver para sempre qualquer discussão entre colegas de trabalho:
- Contextualize a briga
- Acalmar, dialogar e compreender.
- Seja o mediador
- Solução
Agora que você tem em mãos as 4 dicas principais para lidar com conflitos organizacionais, se prepare para ver mais reações como essa pelo escritório:
Quando qualquer conflito surgir, lembre-se do passo-a-passo, ou volte aqui e releia! Você vai ser o responsável por melhorar o ambiente de trabalho e gerenciar uma equipe muito saudável e produtiva.
Só de você ter lido esse artigo, prova que você é um líder preocupado com seus funcionários e quer o melhor para todos. Agora é hora de voltar ao trabalho e fazer acontecer.
Tenha fé no seu trabalho, valorize as pessoas e os caminhos certos se mostrarão a você!
FONTE:
INSTITUTO ACELERE