FALHAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA DE UMA EMPRESA, PODEM COMPROMETER RESULTADOS?
Dentro de uma corporação, muitas das informações geradas na diretoria
não são transmitidas de forma eficaz para o restante dos colaboradores.
Com intenção ou não, a maior parte dessas notícias gera impacto direto
na vida dos funcionários. Quando não são divulgadas de forma adequada,
tais informações podem até causar transtornos.
A perda de tempo para reverter situações críticas, provenientes de um
boato criado dentro de uma organização, pode comprometer a produtividade
e gerar conflitos. Uma boa saída – ou a única – para evitar esse tipo
de problema é investir em comunicação interna.
Composta por processos de troca de informações dentro de um ambiente de
trabalho, essa prática é responsável por fazer circular o conhecimento
de forma vertical (da diretoria para os empregados) ou horizontal (entre
funcionários do mesmo nível de subordinação).
Existem diversos instrumentos que favorecem o êxito da circulação das
notícias dentro de uma empresa. Publicações impressas (jornais, revistas
e boletins), jornal mural, intranet e newsletters são alguns exemplos.
Aliados a um bom planejamento empresarial, eles são verdadeiras
ferramentas estratégicas para aumentar a confiabilidade entre
funcionários e líderes e auxiliar na otimização do tempo nas tomadas de
decisões.
A comunicação interna tem grande importância para o bom andamento do
trabalho nos diversos setores de uma empresa. Quanto mais informados
acerca do cotidiano da corporação onde atuam estiverem os profissionais,
mais eles estarão envolvidos com a missão da empresa e,
conseqüentemente, a produtividade será cada vez maior. Assim como o
aproveitamento do tempo, antes dispensado em conflitos gerados pela
falta de informação.
Outro fator importante a se considerar é a função da comunicação interna
em capacitar funcionários para novos desafios. Com o mercado altamente
competitivo, a globalização e as novas tecnologias, todos os
colaboradores de uma organização têm de estar aptos a obter os melhores
resultados no menor tempo possível. Seguindo essa tendência, a
comunicação interna deixa de ser algo periférico para se tornar
ferramenta imprescindível na relação da produtividade com o tempo. A
comunicação sempre foi um problema a ser trabalhado em grande parte das
empresas, pois uma ação eficaz reduz esforços e aumenta a produtividade,
Muito tempo se perde por não se ter uma informação ou se faz errado por
não saber o que fazer. Portanto, a comunicação está diretamente ligada à
produtividade e ao ganho de tempo.
Por muitas vezes ignorarem a causa dos “ecos de comunicação”,
provenientes da falta de informação adequada, muitas corporações acabam
perdendo tempo e dinheiro tendo de investir em treinamentos, palestras e
reuniões intermináveis a fim de abrandarem as conseqüências desses
conflitos.
Portanto, podemos definir que investir em comunicação significa, entre
outros benefícios, economia de tempo. “O único caminho para evitar o
conflito é o diálogo. Empresas que não dialogam são empresas analfabetas
de um mundo extremamente relacional”.
Carlos Alberto Lima
Diretor Executivo.
Accerto Consultoria Logistica
SITE: www.accertoconsultoria.com.br