quarta-feira, 16 de agosto de 2017

COMO DIRETORES DE ESCOLA PODEM SE RELACIONAR MELHOR COM PROFESSORES?

Diretores de escola possuem diversas responsabilidades. Como líder da instituição, devem organizar a administração, zelar pela qualidade pedagógica e fazer uma boa gestão para que a relação com a comunidade seja a mais saudável possível. Nesse sentido, um dos pontos-chave para o bom desenvolvimento de suas funções é manter um bom relacionamento com professores, que, enquanto mediadores no processo educacional, podem contribuir facilitando e otimizando as ações promovidas pelo diretor.
Mas como diretores podem se relacionar melhor com os docentes? Qual a importância do envolvimento na vivência em sala de aula? Este é o assunto do nosso post de hoje. Confira!

Trabalhe em equipe em prol do sucesso institucional

Sua relação com o professor não precisa e nem deve ser vertical. É extremamente importante que ambos consigam desenvolver, sobretudo, um trabalho em equipe, respeitando as limitações próprias de cada função e contribuindo para o crescimento sólido e gradativo da instituição.
Para isso, é imprescindível que você desenvolva competências gerenciais diversas e implemente uma rotina que seja motivadora, disciplinada e que transpareça tanto os bons resultados quanto os pontos a serem trabalhados, de forma cada vez mais harmoniosa e saudável.

Seja um gestor inspirador

Você deve apresentar habilidades gerenciais que passem confiança e inspirem a equipe escolar. Por isso, tenha boa visão democrática e seja um bom mediador de conflitos. Além disso, você precisa gostar, de fato, de lidar com relações interpessoais, do contato com outros, e deve ser movido por desafios. Precisa, sobretudo, demonstrar prazer em desenvolver seu ofício.

Realize reuniões periodicamente

As reuniões formais surgem como ótimas aliadas ao desenvolvimento institucional. Nas escolas, os encontros periódicos entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos representam uma maneira eficiente de pontuar conjuntamente as necessidades e falhas de cada subárea, permitindo a definição de estratégias pedagógicas e o acompanhamento das medidas paliativas e corretivas. Ambas são igualmente importantes ao possibilitar o conhecimento de diferentes pontos de vista, viabilizando uma maior integração de toda a equipe pedagógica.

Invista em comunicação

Embora as atribuições sejam um pouco diferentes, você não deixa de ser um educador. E como todo educador, precisa demonstrar as melhores maneiras de aprender. Uma delas — talvez a mais importante — é partilhar e compartilhar informações. Os melhores, mais eficientes e significativos aprendizados surgem nos grandes debates acadêmicos, pois muitas vezes precisamos da visão do outro para integrar pensamentos e definir estratégias mais coesas e fortalecidas.

Por isso, incentive a comunicação e represente fielmente o modelo de comunicador.

Felizmente, existem tecnologias que podem ajudar os diretores de escola nesse sentido. Atualmente, aplicativos de comunicação escolar são uma excelente ferramenta educacional, podendo inclusive substituir a agenda escolar, conectando escolas, professores, pais e alunos de forma simples e eficiente.

Mantenha contato com a sala de aula

É extremante importante que você tenha contato com a rotina em sala de aula. Na maioria das vezes, uma visão mais ampla dos problemas na educação só aparecerá quando houver maior envolvimento na rotina dos professores em classe.
Esse contato, que não precisa ser diário, e sim periódico, contribuirá para que você tenha um olhar mais atento, podendo acompanhar pessoalmente as condições de aprendizagem, os fatores que atrapalham ou beneficiam o processo educacional, as táticas de ensino pelos docentes, a forma como as mesmas são recebidas pelos alunos, entre outros.
Quais outras atribuições você acredita serem imprescindíveis para um bom relacionamento entre professores e diretores de escola?

FONTE:
CLASSAPP