um elemento de inteiração social e propagação da cultural. São de fundamental
importância e indispensáveis para o desenvolvimento e amadurecimento psicólogo,
social e cultural de uma criança. Assim, o educador deve estar preocupado em
buscar caminhos para:
Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças da
Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças da
educação infantil.
Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa
Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa
determinada idade?
De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no
campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais
inovadora?
Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares
Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares
em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das
crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação
social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver
com os outros, a Educação Infantil destaca-se a interação com os diversos aspectos da
cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.
Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma
Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma
pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que
ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para
a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual.
É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o
É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o
lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas
prazeroso em si mesmo. Muitos projetos, tantas teorias, busca por uma metodologia
melhor e mais adequada, umas que são criadas e outras que são renovadas e mesmo a
ssim os professores continuam insatisfeitos com os resultados e os alunos não se
sentem atraídos pela aprendizagem.
A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e
A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e
estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na
educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes
no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é
diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no
cotidiano.
Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de
Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de
sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em
perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse
processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com
a própria mãozinha e, mais adiante, com a mãe.
Assim como aos poucos vai coordenando, agilizando e dotando seus gestos de
intenção e precisão progressivas, vai aprendendo a interagir com os outros,
inclusive com seus pares, crescendo em autonomia e sociabilidade. (OLIVEIRA, 2002,).
Para a criança, as brincadeiras proporcionam um estado de prazer, o que leva à
Para a criança, as brincadeiras proporcionam um estado de prazer, o que leva à
descontração e, consequentemente, ao surgimento de novas ideias criativas que
facilitam a aprendizagem de novos conteúdos e interações conscientes e inconscientes,
favorecendo a confiança em si e no grupo em que está inserida.
Diante disto, a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças têm
Diante disto, a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças têm
chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. O lúdico deve ser
considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de
divertimento ou como forma de descarregar tensões, mas também como uma
forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive na realidade social.
O sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantindo se o
O sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantindo se o
educador estiver preparado para realizá-lo. Nada será feito se ele não tiver um
profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais da educação lúdica,
condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposição para levar
isso adiante (ALMEIDA, 2000, p.63)
Por meio de uma brincadeira de criança, pode-se compreender como ela vê e
Por meio de uma brincadeira de criança, pode-se compreender como ela vê e
constrói o mundo o que ela gostaria que ele fosse quais as suas preocupações
e que problemas a estão assediando. Pela brincadeira, ela expressa o que tem
dificuldade de traduzir em palavras.
Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo, embora ela
Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo, embora ela
e os adultos que a observam possam pensar assim. Mesmo quando participa de
uma brincadeira, em parte para preencher momentos vagos, sua escolha é motivada
por processos internos, desejos, problemas, ansiedades. O que se passa na mente
da criança determina suas atividades lúdicas brincar é sua linguagem secreta, que
devemos respeitar mesmo que não a entendemos.
No brincar a criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu
No brincar a criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu
comportamento diário. Assim, na brincadeira de faz-de-conta, as crianças manifestam
certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Nesse sentido, a
aprendizagem cria a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a aprendizagem
desperta vários processos internos de desenvolvimento.
Deste ponto de vista, aprendizagem não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado
Deste ponto de vista, aprendizagem não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado
adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento
vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de
acontecer (VYGOTSKY apud OLIVEIRA, 2002, p. 132).
O jogo permite a expressão ludo-criativa, podendo abrir novas perspectivas do uso
O jogo permite a expressão ludo-criativa, podendo abrir novas perspectivas do uso
dos códigos simbólicos. Mas, para que estas ideias se consolidem, é importantíssimo
compreender os diferentes estágios de desenvolvimento mental infantil e adequar
os brinquedos às potencialidades das crianças e, sobretudo, buscar diversificá-los c
om o objetivo de explorar novas inteligências e áreas ainda não desenvolvidas.
É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no
É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no
brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir
numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e
não por incentivos fornecidos por objetos externos (Vygotsky (1989: 109)
As brincadeiras que são oferecidas à criança devem estar de acordo com a zona
As brincadeiras que são oferecidas à criança devem estar de acordo com a zona
de desenvolvimento em que ela se encontra, desta forma, pode-se perceber a
importância do professor conhecer a teoria de Vygotsky. No processo da educação
infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços,
disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da
construção do conhecimento.
A desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do
A desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do
conhecimento estruturado e formalizado ignora as dimensões educativas da
brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva
da criança. É urgente e necessário que o professor procure ampliar cada vez mais as
vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com
outras crianças.
Pelo ato de brincar, a criança pode desenvolver a confiança em si mesma, sua i
Pelo ato de brincar, a criança pode desenvolver a confiança em si mesma, sua i
maginação, a autoestima, o autocontrole, a cooperação e a criatividade, o brinquedo
revela o seu mundo interior e leva ao aprender fazendo. A escola que respeitar este
conhecimento de mundo prévio da criança e compreender o processo pelo qual a
criança passa até alfabetizar-se, propiciando-lhe enfrentar e entender com maior
tranquilidade e sabor os primeiros anos escolares poderá ser considerado um
verdadeiro ambiente de aprendizagem.
A Educação Infantil para ser efetiva deve promover simultaneamente, o desenvolvimento
A Educação Infantil para ser efetiva deve promover simultaneamente, o desenvolvimento
de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria
da qualidade do ensino aplicado. Utilizam-se como laboratório, os recursos naturais
e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente
até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.
A pesquisa apresenta o método de investigação qualitativa, pois busca investigar como a aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver ligada às situações da vida real , do
A pesquisa apresenta o método de investigação qualitativa, pois busca investigar como a aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver ligada às situações da vida real , do
meio em que o aluno vive e da disposição do professor. Baseando-se na importância d
lúdico com crianças de cinco anos este trabalho servirá para esclarecer duvidas de
como é empregado no cotidiano na educação infantil, verificando também se existe nas
crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento
de alguma atividade.
Assim, ela é uma Pesquisa / Ação, visto que, a averiguação e coleta de dados para a
Assim, ela é uma Pesquisa / Ação, visto que, a averiguação e coleta de dados para a
pesquisa se da com pesquisa de campo: Em escolas distintas procurarei uma professora
da Educação Infantil que usa frequentemente o lúdico na sua prática pedagógica e
outra que tradicionalmente usa métodos tradicionais. Além do que, serão realizadas
oficinas de jogos, elaboração de brincadeiras, exercícios e jogos teatrais e jogos
coletivos de variados temas, sempre voltando para a realidade de cada aluno.
"A brincadeira e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos
"A brincadeira e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos
distintos. O jogo e a brincadeira são, por si só, uma situação de aprendizagem. As
regras e a imaginação favorecem a criança comportamento além dos habituais. Nos
jogos e brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, é isto
inegavelmente contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.
(VYGOSTSKY apud QUEIROS, MARTINS, 2002,p.6.)