sábado, 19 de janeiro de 2019

4 DICAS DE COMO ORGANIZAR UMA BIBLIOTECA ESCOLAR

Saber como organizar uma biblioteca escolar de maneira lógica e prática é um dos diferenciais das boas instituições. Veja como adotar isso em sua escola

No ambiente escolar, a biblioteca faz parte da rotina dos alunos, professores e demais funcionários. Mas, para ser incorporada de maneira que todos possam usufruir dos seus amplos conhecimentos, é necessária uma organização eficiente e um comprometimento do bibliotecário e de todos os educadores da instituição de ensino.
Se não houver lógica na disposição dos livros, os alunos e toda a comunidade escolar  enfrentarão o mesmo problema quando se depararem com as informações na internet, onde encontram dados aleatórios e desencontrados.
A lógica em como organizar uma biblioteca escolar é a mesma usada em filtros de pesquisa na internet. O primeiro passo é pensar em categoria, assunto, matéria e autoria. Na sequência deste artigo, iremos apresentar 4 dicas de como organizar uma biblioteca escolar de forma eficiente, utilizando os recursos tecnológicos como aliados. Confira!

1. Conheça as principais funções da biblioteca escolar

Como vimos, a biblioteca é um espaço no qual estudantes e comunidade escolar podem ter acesso à leitura e a novos conhecimentos. Porém, antes de saber como organizar uma biblioteca escolar, é importante conhecer a fundo o seu real objetivo dentro das instituições de ensino.
A biblioteca escolar, quando bem projetada, atuando em parceria com os professores e gestores pedagógicos, deve assumir o papel de centro vital de formação, informação e aprendizagem.
É neste espaço que o educador tem a oportunidade de adquirir e ampliar os seus conhecimentos, se apropriando do acervo para planejar e inovar em suas aulas.  Nesse sentido, a biblioteca não se restringe as atividades de leitura, podendo ser utilizada para criar outras formas de aprendizagem entre os alunos.
Conhecendo as principais incumbências do local, podemos seguir para saber como organizar uma biblioteca escolar, levando em conta a infraestrutura, o gerenciamento do acervo e a decoração do espaço.

2. Infraestrutura da biblioteca pensada para toda a comunidade escolar

Em casa, é fácil organizar uma biblioteca, pois utilizamos critérios próprios. Por exemplo, colocamos os livros na prateleira de acordo com o nosso gosto literário. Mas, na escola, o intuito é despertar nos alunos o gosto pela leitura, além de auxiliar a comunidade escolar que queira utilizar o espaço para ampliar os seus conhecimentos e fazer pesquisas.
Sendo assim, o segundo passo para saber como organizar uma biblioteca escolar é projetando a sua infraestrutura para que seja possível atender a demanda de um grupo, e não apenas de um indivíduo.
A função da biblioteca na vida escolar é a de informar, educar, desenvolver a criatividade, disseminar a cultura, fomentar e incentivar à leitura. Partindo desses objetivos, os bibliotecários devem orientar os alunos e visitantes sobre como buscar, de maneira rápida, livros e documentos no local.
Para isso, a infraestrutura precisa ser projetada para facilitar a procura, com estantes bem organizadas, corredores espaçosos e uma iluminação que permita circular com segurança pelo ambiente. Também é fundamental que a infraestrutura da biblioteca seja pensada levando em consideração as necessidades específicas de cada instituição de ensino.

3. Projeção do espaço físico

Para saber como organizar uma biblioteca escolar e deixá-la atraente para os alunos do século XXI, é preciso, primeiro, derrubar o mito de que a biblioteca é um “depósito de livros”. Como vimos no início, os propósitos da biblioteca escolar são muito valiosos e devem ser respeitados pelas instituições de ensino.
O espaço físico precisa de uma atenção especial, pois as expectativas dos jovens alunos são grandes, já que eles nasceram na “Era digital” e convivem diariamente com a inovação. Não é necessário fazer uma transformação radical no local, mas investir em melhorias é fundamental.
A iluminação, por exemplo, é um ponto importante para deixar a biblioteca escolar mais atraente. Valorizar a luz natural quando possível e utilizar luminárias que deixam o espaço aconchegante e com uma boa iluminação para ler e buscar obras no acervo é uma dica simples, mas que fará uma grande diferença.
Outra dica de como organizar uma biblioteca escolar tornando o espaço mais agradável esta relacionada com a projeção da mobília. Utilizar puffs, almofadas, cadeiras confortáveis e mesas amplas para atividades em grupo, por exemplo, já deixam o lugar mais moderno e atraente.
Para os pequenos alunos da Educação Infantil, é interessante investir em prateleiras na altura das crianças, facilitando o acesso aos livros, bem como mesas e cadeiras adaptadas ao tamanho dos estudantes.

4. Saiba como organizar uma biblioteca escolar com o suporte dos softwares de gestão

O dia a dia do bibliotecário é repleto de tarefas, sendo que boa parte delas estão relacionadas a como organizar uma biblioteca escolar. Há alguns anos, os bibliotecários ganharam o auxílio das planilhas para gerenciar atividades como catalogação, controle de entrada e saída de livros e organização das prateleiras.
Hoje, com os avanços tecnológicos, é possível fazer a gestão da biblioteca escolar com softwares desenvolvidos especialmente para essa área. Boas plataformas ajudam o profissional a encontrar as melhores formas de como organizar uma biblioteca escolar, pois disponibilizam nos sistemas dados estatísticos importantes, como tamanho do acervo e circulações. Além disso, é possível dinamizar a catalogação, pois o bibliotecário consegue importar os dados bibliográficos da obra apenas digitando o seu ISBN.
Esses softwares de gestão de acervo também oferecem recursos para busca, renovação e reservas de materiais da biblioteca, serviços que podem ser acessados por bibliotecários, alunos e educadores de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Gostou das dicas de como organizar uma biblioteca escolar? Então, que tal testar na prática os benefícios que um software de gestão de bibliotecas pode trazer para sua instituição de ensino? Clique aqui e agende a demonstração do Philos, software desenvolvido pela Prima.
FONTE: SophiA