ATENÇÃO,

ATENÇÃO,

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

DESAFIO VOLTA ÀS AULAS: AJUSTE PROCESSOS PARA INTEGRAR ALUNOS

O início de cada ano letivo é um desafio para os profissionais da educação. O momento volta às aulas exige da instituição de ensino muito trabalho, dedicação e atenção, pois, além de receber bem os alunos, ela precisa mostrar (a eles e aos pais) que pode agregar ainda mais valor na vida do estudante, com inovações no aprendizado e também nos processos de integração.
Receber os alunos da melhor forma faz parte do script básico de toda instituição, mas como fazer isso de forma que os estudantes se sintam integrados? O primeiro passo está em entender que o foco é manter uma relação de proximidade com o aluno – e a estratégia que você traçar deve servir para conquistar tanto os alunos quanto os pais. Portanto, transforme o primeiro dia/semana de aula em oportunidade e proporcione de cara uma abertura de diálogo e cooperação na instituição de ensino.
Estruture um momento de boas-vindas a todos. Muitos gestores organizam eventos de recepção, aulas inaugurais, palestras de apresentação de professores, reuniões iniciais, entre outras formas de apresentar a instituição da melhor forma. A proposta é abrir os canais de comunicação, transmitir os valores da instituição, integrar as pessoas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano.
Pensando nisso, destacamos algumas medidas que podem ajudar a ajustar processos para integrar os alunos e manter a boa relação entre instituição, alunos (antigos e novos) e familiares:

1. Conquiste por meio da experiência dos veteranos

Essa é uma solução que pode ajudar os novos alunos a entender mais sobre a instituição e sobre como os estudantes antigos se sentem em relação a ela. É importante que o estudante conheça a experiência de um ex-aluno, pois, independente da faixa etária, série ou curso, saber como funciona a vida acadêmica (e conhecer a visão de alguém que já concluiu o curso que você deseja ingressar, por exemplo) pode preparar melhor os alunos para os desafios que estão por vir.

2. Esclareça regras e abra espaço para dúvidas

Ainda no período inicial do ano é preciso explicar aos alunos as regras institucionais e de avaliação, como normas de conduta, critérios de aprovação, entre outros aspectos. Assim você de cara conquista a confiança dos pais e alunos, de forma transparente e objetiva. Portanto, prepare um manual com o registro por escrito e não deixe de esclarecer as principais dúvidas dos pais e alunos já no primeiro contato.

3. Para começar bem o ano: planeje aulas inaugurais

Uma boa forma de receber os alunos é por meio de aulas inaugurais. Organize palestras de integração, que se destaquem na programação normal. É interessante também promover aulas inaugurais focadas em temáticas que interessem aos diferentes perfis de alunos.

4. Automação auxilia nos planos de volta às aulas

Os meses de férias acadêmicas servem, justamente, para o planejamento de novidades para os alunos e a instituição. Este planejamento leva em consideração os conhecimentos adquiridos, erros, acertos e insights surgidos durante o ano anterior. O objetivo é unificar ideias e construir o planejamento para o ano letivo e também um plano de negócios, lembrando das condições financeiras da instituição.
Mas, para que todo esse planejamento de volta às aulas seja eficaz, você pode (e deve) contar com soluções que permitam a criação de uma gestão voltada para o resultado e que otimize os processos acadêmicos e administrativos. O GVcollege, por exemplo, realiza a integração de todas as áreas da instituição e, com isso, é possível fazer uma análise e até mesmo monitorar o desempenho por meio de indicadores estratégicos. Isso facilita a construção de avanços e agiliza as tomadas de decisão, que passam a acontecer com maior precisão (e menor risco).

FONTE: