terça-feira, 29 de janeiro de 2019

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO COORDENADOR ESCOLAR

As funções de um coordenador escolar nem sempre estão bem demarcadas. Por conta disso, o coordenador acaba fazendo o trabalho que poderia ser delegado para outras pessoas, acumula tarefas e, consequentemente, não exerce suas principais funções com a excelência que gostaria.
Na escola, o coordenador é um profissional dinâmico que orienta o trabalho coletivo. Além disso, ele tem o papel de fazer a conexão entre todos indivíduos envolvidos no meio educacional.
É importante ressaltar que o coordenador é o profissional que aponta alternativas, reúne ideias, alavanca recursos e sugere modos para renovar e inovar a prática escolar. A melhoria das ações pedagógicas na sala de aula dependem da ação efetiva do coordenador.
Ainda assim, muitas pessoas ainda acreditam que a escola se resume em professores e alunos, deixando de atribuir a importância merecida a outros papéis fundamentais no funcionamento escolar, como a direção e a coordenação, por exemplo.
A propósito, a parceria entre esses dois profissionais é essencial para que não haja acúmulo de afazeres para ambos. Confira neste artigo quais são as principais funções do coordenador escolar e como praticá-las com eficiência e qualidade.
Boa leitura!

Quais as principais funções do coordenador escolar?

Até a década de 90, muitos coordenadores eram vistos como fiscais, que vigiavam os professores e controlavam as suas ações. Porém, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, decretada em 1996, essa concepção ficou para trás e deu espaço para outras competências mais relevantes, como o auxílio direto aos professores na sua prática escolar e o estreitamento da relação entre a família e a escola.
Dessa forma, as atribuições de um coordenador passaram a ser focadas na rotina pedagógica da instituição de ensino. Logo, suas funções também passaram a ser diretamente ligadas à sua atuação junto aos professores e, consequentemente, à aplicação de princípios que resultem em um ensino de qualidade aos alunos.
Isso não quer dizer que é função do coordenador escolar ir para a sala de aula quando um professor falta ou cuidar dos recursos financeiros da escola — dois erros muito comuns cometidos quando se reflete sobre a função do coordenador escolar. Resumidamente, seu trabalho consiste em manter a relação harmônica entre seus parceiros (alunos, professores, direção da escola e pais) com projetos que visem à integração da escola como um todo.
Mesmo assim, algumas funções não relacionadas ao cargo, como as citadas acima, ainda acabam nas mãos do coordenador. Por isso é tão importante que as suas principais funções sejam estabelecidas de forma clara no âmbito escolar.
Saiba mais sobre o papel desse profissional:

1. Garantir a formação continuada dos docentes

Primeiramente, com as novas diretrizes para a gestão da educação no Brasil, a relação do coordenador com os professores passou a ser de formador — ou seja, é ele quem dispõe de meios para que a formação continuada dos docentes aconteça.
É nesse processo de continuidade dos estudos que o professor tem a chance de aprofundar e atualizar seus conhecimentos. O coordenador pode incentivar essa prática oferecendo cursos online voltados para a formação continuada, como aqueles do PROFS, e trabalhando para implementar na instituição uma cultura que incentive e valorize a formação continuada dos docentes.
Dessa forma, ele também tem o papel de promover a formação continuada do corpo docente por meio de cursos e encontros focados na melhoria da prática pedagógica dentro da própria instituição.
Assim, a articulação entre teoria e prática acontece por intermédio desse profissional, sendo dele a função de refletir junto aos professores quanto às suas práticas diante das condições e necessidades de ensino-aprendizagem dos alunos.

Assista ao bate-papo: A Formação Continuada e o Planejamento Escolar

2. Verificar a conexão entre teoria e prática

É função do coordenador avaliar a conexão entre o currículo e a prática diária dos professores na sala de aula. É claro que ele deve fazer isso sem a pressão de um fiscalizador, no papel de observador. Agora, diferentemente do que acontecia antes dos anos 90, ele verifica com mais flexibilidade se os professores estão acompanhando o que foi decidido no projeto pedagógico da escola.
Nessa função ele também pode propor novas formas de lidar com a turma ou com alguns alunos que precisam de atenção especial, oferecendo soluções para problemas e dando o suporte necessário para as atividades que estejam relacionadas ao aprendizado.

3. Incentivar o trabalho em grupo

O trabalho em grupo também é incentivado por esse profissional, que busca motivar o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Por isso, a boa comunicação entre a coordenação e os professores é um meio eficaz de amarrar pontas que estejam soltas para a construção de um projeto alinhado.
A atuação do coordenador está vinculada tanto ao coletivo quanto ao individual. Por isso, ele tem o papel de articular as ideias. Logo, se o professor de português, por exemplo, tem uma ideia que, na visão do coordenador, pode ser utilizada por todos os outros docentes, ele provavelmente compartilhará essa ideia no intuito de agregar algo à prática do grupo.

4. Ouvir e guiar os professores

Como já foi dito, a atuação do coordenador se relaciona tanto à equipe escolar como um grupo, quanto a cada docente individualmente. Isso significa que é função do coordenador ouvir e guiar os professores, estimulando o engajamento com projetos coletivos e individuais.
Para isso, ele traça estratégias e ações focadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento do conhecimento e no estreitamento das relações interpessoais.

5. Garantir a boa comunicação

O coordenador também está na escola para garantir uma boa comunicação entre a direção e os educadores, entre os alunos e os professores, e entre a família e a escola.
Com uma parceria afinada, em que todos conhecem as funções um do outro no ambiente escolar, o coordenador é capaz de dar o norte para as ações, visando sempre ao melhor desempenho do todo. Por isso, é dele a função de informar pais e responsáveis quanto à situação escolar de seus filhos, sobretudo em casos problemáticos.

6. Inserir novas formas de pensar às práticas escolares

Em tempos de novas tecnologias, todos os dias há alguma novidade inovadora no âmbito escolar. Nessa perspectiva, o coordenador tem o papel de articular as práticas escolares com as novas formas de pensar em uma escola conectada.
Enquanto os alunos estão por dentro de quase tudo o que envolve tecnologia, a gestão escolar não pode se fechar para as novidades. Portanto, novas formas de manter o aluno engajado nas aulas com a ajuda de ferramentas digitais devem ser pensadas pelo coordenador em conjunto com a comunidade escolar.
No intuito de garantir o trabalho pedagógico coletivo de qualidade, o coordenador deve levar a inovação para o âmbito escolar, principalmente por meio do incentivo ao uso de novas tecnologias educacionais, que, por sua vez, colaboram com a organização e com a escolha dos materiais necessários no processo de ensino-aprendizagem.

7. Ser líder

As pressões existem e surgem de todos os lados — dos pais, dos professores, do diretor e dos estudantes. Por isso, o coordenador se posiciona como um líder no espaço escolar. Contudo, uma boa liderança sabe que o diálogo é a base para conduzir e resolver conflitos.
Uma das principais características de um bom líder é a flexibilidade de saber ouvir, analisar e discutir de maneira profissional. Assim, o coordenador escolar que sabe liderar tem visão ampla e, por isso, consegue enxergar a escola como um todo, sendo capaz de buscar a melhor solução para os problemas existentes.

8. Avaliar o processo de ensino-aprendizagem

É o coordenador quem analisa, avalia e dá feedback para pais e professores em relação aos resultados de aprendizagem dos alunos. Portanto, ele é quem planeja formas de trabalhar as demandas dos discentes. Para cumprir a função de transformador, o coordenador fornece condições reais para a aprendizagem.
Isso significa que o coordenador é quem oferece a abertura do espaço pedagógico para questionamentos, intervenções e propostas colaborativas, em que todos os envolvidos possam opinar e trocar informações a fim de ter um clima de confiança mútua e um ambiente agradável para se trabalhar.

Qual é o peso estratégico das funções do coordenador escolar?

Os pensamentos distintos dentro da comunidade escolar podem gerar conflitos. Assim, é preciso que a escola tenha um profissional preparado para resolvê-los quando necessário. Essa é a função estratégica do coordenador escolar, que, como vimos, é o articulador, formador e transformador das relações.
Cada grupo tem sua função ligada a um setor da escola e, dessa maneira, os diretores ficam com a administração e os educadores com as práticas em sala de aula. O coordenador escolar, por sua vez, garante a boa relação interpessoal desses grupos, além da verificação da aplicação do currículo e do Projeto Político Pedagógico.
As alternativas para a elaboração do projetos que pensem e repensem as práticas escolares articulam-se com a capacidade do coordenador pedagógico em entender a realidade escolar e criar estratégias para implementar as melhorias necessárias — assim como para a manutenção daquilo que está dando certo.

Quais são os princípios da coordenação escolar?

É importante ressaltar que este artigo tem o propósito de detalhar as principais funções de um coordenador escolar, ou seja, as funções que regem os princípios de formador, articulador e transformador desse profissional. Nessa linha de raciocínio, as funções podem ser resumidas de acordo com cada um desses princípios:

Princípio formador

Dentro desse princípio, o coordenador escolar:
  • observa a conduta pedagógica dos docentes;
  • acompanha o processo de ensino-aprendizagem;
  • incentiva o trabalho interdisciplinar com projetos e meios para tal.

Princípio articulador

Para atingir os objetivos de seu princípio articulador, o coordenador:
  • faz trabalhos coletivos pedagógicos frequentes;
  • realiza encontros com os docentes;
  • atende aos professores individualmente;
  • estabelece a mediação entre direção, famílias, alunos e professores;
  • articula planejamento, currículo, avaliação de aprendizagem e a formação continuada da equipe docente.

Princípio transformador

Para formar professores e favorecer a construção de um ambiente harmônico e participativo para a comunidade escolar, o coordenador aplica o seu princípio transformador. É dele a função de transformar situações, que podem ser negativas ou estar ultrapassadas, por exemplo. Faz parte desse princípio as funções de:
  • inovar estudos e planejamentos;
  • mapear dados para prevenção de conflitos;
  • implementar tecnologias e inovações que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem;
  • identificar necessidades dos docentes e alunos, transformando a realidade quando necessário.

Como essas funções influenciam nos processos operacionais de uma escola?

Para que essas funções de um coordenador escolar sejam realizadas com eficiência, alguns aspectos precisam ser considerados — principalmente na atual conjuntura escolar, em que novas tecnologias ganham espaço e otimizam os processos.

A aquisição de novos conhecimentos e habilidades

Para que a formação continuada dos docentes e projetos inovadores sejam pensados e aplicados pelo coordenador pedagógico, a atualização se faz necessária. Afinal, a sociedade muda constantemente e as formas de ver e pensar também são influenciadas e reformuladas.

A busca por soluções tecnológicas

A tecnologia é vista como uma ferramenta que agrega valor ao papel do coordenador que deseja ser cada vez melhor e ter mais eficiência na sua atuação. Com uma alta demanda e prazos curtos para cumprir todas as suas tarefas, o uso de tecnologias que otimizam o tempo são opções quase que indispensáveis.
Afinal, tarefas que antes gastariam parte da semana para serem feitas, como a compilação de resultados para análise do desempenho, podem ser realizadas em menos tempo com apoio de aplicativos e ferramentas — deixando espaço para que as principais funções de um coordenador escolar recebam a maior parte de sua atenção.

Adaptação de procedimentos de gestão

A gestão dos dados relacionados ao desempenho dos alunos em avaliações e outras informações referentes aos problemas administrativos e pedagógicos são avaliados pelo coordenador escolar. Com base nisso, ele refletirá, discutirá e compartilhará os resultados, associando-os aos objetivos da instituição.

Conclusão

Além de fazer o trabalho pedagógico e refletir sobre o desempenho da escola para criar maneiras de ver e fazer a prática educacional, as funções de um coordenador escolar favorecem a construção de um espaço democrático em que a participação de toda a comunidade escolar funciona como base para a produção de conhecimento — coletiva e individualmente.
FONTE;  PAR