sábado, 5 de janeiro de 2019

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA QUALIDADE DO ENSINO

Qualidade de ensino pode ser traduzida, em última análise, pelo bom desempenho dos alunos de uma instituição, mas não só por isso. Um bom ambiente de ensino e aprendizagem com recursos modernos, atividades extraclasse, corpo docente qualificado e atuante, gestores organizados e eficientes e funcionários comprometidos igualmente impactam na qualidade do ensino de qualquer unidade escolar, desde a educação básica até o ensino superior. Mas não bastam apenas estes elementos: é preciso também que estes recursos sejam todos bem utilizados. Ou seja, uma boa gestão escolar é, também, fundamental para pavimentar a estrada do ensino de qualidade.
Foi-se o tempo em que a escola representava uma entidade fechada, procurando repassar ensinamentos aos alunos de acordo com regras rígidas de ensino e de convivência. Em plena era do conhecimento, a integração joga sempre a favor do sucesso e no caso da gestão de instituições escolares, com o conhecimento cada vez mais conectado à convergência de tecnologias, esta integração constitui um elemento chave para lidar com a enorme gama de informações de que dispomos.
As novas tecnologias estão presentes em todos os lugares, hoje, inclusive nas salas de aula. E trazem novos desafios para a gestão educacional, exigindo das instituições o preparo e a boa utilização das novidades como a internet e a mobilidade. Em termos de gestão do ensino, é fundamental hoje contar com a ajuda de plataformas modernas que integram todos os aspectos relativos ao gerenciamento da instituição por meio de um único sistema, que centraliza as informações e confere mais facilidade e agilidade ao acesso e ao trabalho com os dados. Uma plataforma como a oferecida pela GVDASA, com base em seus quase trinta anos de experiência no segmento educativo, com foco em uma gestão orientada para resultados.
Para o aluno, é muito bom poder contar com um portal para acompanhar suas notas, comunicar-se com os professores e a comunidade escolar como um todo. Pais e responsáveis ganham uma maneira simples de acompanhar o desenvolvimento dos filhos, as decisões da escola e de se comunicar com os professores. Um bom relacionamento fortalece os vínculos da comunidade com a instituição de ensino, e a utilização de um sistema como o da GVDASA ajuda a estreitar estes laços. Com a mobilidade, o acesso às informações se dá a qualquer hora e em qualquer lugar, o que impacta também na produtividade de alunos, professores e funcionários, que podem a qualquer minuto consultar o que precisam, responder questionamentos, entregar trabalhos ou participar de discussões.
A possibilidade que uma plataforma como o GVcollege oferece de ter uma visão unificada da instituição como um todo (como os dados da mantenedora e suas unidades, por exemplo) facilita o acompanhamento dos indicadores de desempenho e outros dados. Isso torna mais precisa a análise das informações, configurando-se em uma tomada de decisões mais ágil e efetiva. Contabilidade, contas a pagar, orçamento, patrimônio, administração de pessoal, estoque, gestão de pessoas, atendimento a professores, alunos e colaboradores e outras tarefas ligadas à secretaria escolas são exemplos de algumas rotinas que são sistematizadas e mais facilmente acompanhadas, atendidas e planejadas com um sistema de gestão integrada.
Concluindo, podemos dizer que a qualidade de ensino, hoje, está muito mais ligada a como uma escola responde aos desafios do seu tempo do que àquela noção antiga que considerava apenas o desempenho dos alunos como indicador de uma escola ser (ou não) boa. Neste sentido, uma ferramenta que centralize as informações da instituição e conte com diversos recursos para ajudar a lidar com e a utilizar bem a grande massa de dados gerada pelas interações entre os diferentes integrantes da comunidade escolar é peça fundamental para ter qualidade na gestão e consequentemente conquistar a tão almejada qualidade no ensino. Converse com a GVDASA e saiba mais sobre nossas soluções para o setor de educação.
FONTE: