terça-feira, 12 de julho de 2022

ENSINO HÍBRIDO - Personalização e Tecnologia na educação

TEMA DA SEMANA: Hibridismo na Educação
Terça, dia 12/07/22

 
FONTE: Fundação Lemann

O Ensino Híbrido apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula: • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno; • Maior engajamento dos alunos no aprendizado; • Melhor aproveitamento do tempo do professor; • Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas; • Planejamento personalizado.

 COMENTÁRIOS DO BLOG 

Escola Pública

1- Aproximação escola-aluno: Durante a pandemia a aproximação entre escola e família foi mínima. Poucos foram as famílias que deram suporte ao processo de aprendizagem dos filhos; mesmo porque os responsáveis não eram especialistas em ensino, dificultando o acompanhamento dos discentes. Contudo, essas famílias não se preocuparam na "escolarização" em casa de seus filhos, deixando-os à vontade, não havendo assim, nenhum roteiro de estudo, nenhum hábito de estudo foi percebido.

2- Engajamento dos alunos: Por não terem hábitos de estudo diário durante o isolamento pandêmico, o que houve foi uma espécie de "Férias coletivas", não houve preocupação dos responsáveis dos alunos... os alunos mal faziam as tarefas propostas.

3- Tempo do professor: As aulas remotas não trouxe aproveitamento do tempo por conta da falta de participação efetiva dos alunos, poucos se dedicavam às aulas. O tempo didático se resumiu em cobranças, tentativas de incentivo à participação do aluno... o que não se deu satisfatoriamente.

4- Potencial do professor: A maioria dos professores foi pega de surpresa com o isolamento pandêmico, e não estavam preparados para o mundo digital. Foi feito tudo como dava, às pressas...

5- Planejamento personalizado: Apesar do conjunto de objetos do conhecimento terem sido priorizados, numa forma de amenizar o efeitos do isolamento, no frigir dos ovos se fez nos moldes antigos. O que mudou foram os instrumentais e a forma de se fazer o trabalho docente.

As consequências do isolamento pandêmico foram tão devastadoras no perfil cognoscente do aluno que a recuperação será em anos, década. Houve um retrocesso como nunca se viu antes.

COM TODOS OS ENTRAVES, FIZEMOS O NOSSO MELHOR!