segunda-feira, 11 de julho de 2022

O QUE É O ENSINO HÍBRIDO? SAIBA COMO APLICAR NA SUA ESCOLA

TEMA DA SEMANA: Hibridismo na Educação
(De 11/07 à 16/07)
Segunda, dia 11/07/22

 
Imagem: You Bilíngue

Ensino Híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, permitindo que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor.

Surgiu com a ideia de inovar o modelo tradicional de ensino através da integração da tecnologia à educação, de modo a estimular o protagonismo dos alunos no próprio processo de aprendizagem.

Como a tecnologia já está inserida nos aspectos gerais da vida dos estudantes, a tendência educacional do século XXI é utilizá-la também como ferramenta de aprendizagem, e nada mais oportuno que mesclar aulas on-line e off-line.

Na vida cotidiana, os alunos alternam suas vivências entre virtual e real, por isso a importância de estender essa realidade para as experiências escolares, estimulando-os a desenvolver uma aprendizagem mais significativa e concreta.

Embora a tecnologia seja uma excelente ferramenta de aprendizagem, sozinha ela não é eficiente, por isso a necessidade de combinar os ensinos virtual e presencial, ministrados pelo professor em sala de aula de acordo com o modelo tradicional.

Quais as vantagens do Ensino Híbrido?

Estudar de forma remota permite que o aluno utilize recursos digitais para aprender, seja dentro ou fora do ambiente escolar, tendo maior autonomia de como, quando, onde ou com quem quer estudar.

O objetivo dessa metodologia é que os dois modelos de ensino se complementem e promovam uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e personalizada. Por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas as atividades escolares.

As vantagens do Ensino Híbrido incluem a mudança na rotina dos estudos, autonomia dos alunos sobre o próprio aprendizado, aproximação com a realidade social e personalização do ensino.

Essa metodologia de aprendizagem se enquadra no conceito de escolas inovadoras e nas habilidades do futuro esperadas pelo mercado de trabalho, pois sua abordagem ativa estimula o desenvolvimento global dos estudantes.

Escolas inovadoras têm como premissa o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, que envolvem aspectos sociais, comportamentais, esportivos, emocionais, artísticos, entre outros.

As habilidades do futuro caracterizam um desenvolvimento global dos alunos, que vai além dos conteúdos básicos das disciplinas curriculares, mas que podem ser estimulados na vivência em sala de aula. São elas:

  • Pensamento crítico e aprendizagem ativa.
  • Criatividade e originalidade.
  • Resolução de problemas complexos.
  • Flexibilidade cognitiva.
  • Inteligência emocional.
  • Trabalho em equipe.
  • Gestão de pessoas.
  • Negociação.
  • Tomada de decisões.
  • Orientação a serviços.

Como os professores podem aplicar o Ensino Híbrido?

Para que o Ensino Híbrido funcione, não basta somente disponibilizar computadores na escola e deixar que os alunos utilizem da forma que desejarem, é preciso que o professor oriente o estudo.

A ideia é que os recursos digitais complementem e reforcem o que o professor transmite em sala de aula, estimulando a aprendizagem com ferramentas adicionais, para que o aluno busque e desenvolva maior compreensão dos conteúdos.

plano de aula deve ser pensado e elaborado para incluir e integrar a tecnologia de maneira relevante, como a utilização de textos em formato digital, discussão de temas em fóruns on-line, multimídias para expor os conteúdos, entre outros.

Essa metodologia transforma a maneira de ensinar do professor e a maneira de aprender dos alunos, distanciando-se do modelo tradicional de educação para se adequar às mudanças trazidas pela tecnologia.

Sendo assim, é preciso reestruturar o plano pedagógico, a gestão da escola e a organização da sala de aula, e trabalhar na adesão e adaptação dessa metodologia por parte de toda a comunidade escolar.

O papel do professor no Ensino Híbrido é estimular a interação, a colaboração e o envolvimento dos alunos com as tecnologias digitais, ao passo em que os relaciona aos conteúdos a serem aprendidos, favorecendo esse processo.

Para que isso ocorra, os professores precisam de uma formação continuada voltada para a utilização dos recursos tecnológicos na educação e saibam integrar de forma adequada ao plano pedagógico.

Quais são os modelos utilizados?

Algumas das possibilidades de combinar o ensino presencial e remoto são:

  • Rotação: propõe estudar uma mesma disciplina ou tema específico ora através de plataformas digitais, ora realizando projetos em grupo, e também dividir a turma entre quem estuda na modalidade virtual ou presencial, e alternar.
  • Sala de aula invertida: utilizar o conhecimento prévio do aluno, obtido por meio digital, para discutir em sala de aula o tema estudado e compartilhar com os colegas e o professor.
  • Flex: permite que o estudante aprenda através de recursos digitais com maior autonomia, mas tem o professor disponível para tirar dúvidas sempre que precisar.
  • Laboratório on-line: disponibiliza o curso inteiro em plataforma digital, mas em um ambiente físico, assim os alunos estudam no laboratório e também assistem às aulas tradicionais.

Como implementar na sua escola?

Para implementar o Ensino Híbrido na sua escola, é preciso realizar mudanças na infraestrutura, no currículo, nas práticas pedagógicas e na formação dos professores, que deve ocorrer de forma continuada.

É preciso também dispor dos recursos tecnológicos que permitam o ensino virtual de forma adequada e eficaz, saber usar ambos como complementares e interagir uma modalidade com a outra.

Sendo assim, a tecnologia educacional surgiu para suprir essa necessidade de se adaptar e interagir com as novas gerações, tornando os alunos mais envolvidos com o processo educacional.

O objetivo é trazer inovação e facilitar o processo de ensino e aprendizagem, aplicando os recursos tecnológicos às práticas pedagógicas como ferramentas complementares.

tecnologia digital na educação melhora o desempenho dos alunos, pois permite ter dentro e fora de sala de aula os seguintes benefícios:

  • Desperta maior interesse e prende a atenção dos alunos.
  • Auxilia na percepção e na resolução de problemas reais.
  • Insere os jovens no debate social e contribui para a formação do senso crítico.
  • Trabalha a responsabilidade na utilização da internet e dos recursos digitais.
  • Contribui para democratizar o acesso ao ensino.
  • Oferece feedback imediato e constante a professores, alunos e responsáveis.
  • Permite traçar um plano de ensino adequado a cada aluno.

A adoção de tecnologias educacionais também oferece algumas vantagens para as escolas inovadoras, como:

  • Economia: reduz os custos de consumo, pois evita o desperdício de materiais físicos.
  • Tempo: com a automatização de atividades rotineiras, os gestores, professores e auxiliares dispõem de mais tempo para demandas que realmente importam, contribuindo para o bom desempenho pedagógico.
  • Facilidade na análise de dados e resultados: possibilita tomadas de decisões mais assertivas e tornam as estratégias pedagógicas mais efetivas.

O Ensino Híbrido também é uma adequação às competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular, que inclui a implementação da cultura digital nas escolas.

Ter um Sistema de Ensino é ideal para suprir as necessidades da sua escola, pois busca acompanhar as transformações que ocorrem na área da educação e inseri-las nas práticas educacionais.

Seu objetivo é oferecer soluções e recursos tecnológicos, serviços de assessoria pedagógica e capacitação de professores, bancos de atividades, questões, avaliações, simulados e consultoria de marketing educacional.

(...)

FONTE: https://sae.digital/ensino-hibrido/#:~:text=Ensino%20H%C3%ADbrido%20%C3%A9%20uma%20metodologia,colegas%20e%20com%20o%20professor. (Acesso: 11/07/2022 - 8:30)