Postado
em 1 de julho de 2014, em Boas Práticas
Uma escola é feita de sua estrutura física, com carteiras,
computadores, bibliotecas, cantinas e pátio. Porém, o que há de mais valoroso
são os alunos, os professores e os funcionários.
A partir daí já podemos ver como a gestão
escolar é
desafiadora, pois é preciso saber administrar recursos materiais, resolver
problemas de manutenção, organizar arquivos e, claro, educar os estudantes!
Por isso, esse é um trabalho que envolve, principalmente,
pedagogia e administração, duas áreas muito diferentes, mas que, se aliadas de
maneira harmônica, darão bons resultados.
Contudo, não existem fórmulas mágicas para gerir uma instituição
escolar. É um trabalho que demanda um esforço diário, e os resultados não vêm
sem dedicação. Nesse sentido, alguns passos básicos são fundamentais para que
você faça uma gestão excelente. Então, anote nossas dicas. Afinal, assim como
os alunos, os educadores também têm sempre mais a aprender, certo?
1) Um planejamento para chamar
de seu
Consertar o avião no meio do voo é complicado, certo? Da mesma
forma, iniciar o ano escolar sem um plano pode acarretar um desastre. Por isso,
é preciso montar
um bom planejamento escolar, com metas, objetivos e estratégias bem
definidas – a curto, médio e longo prazo.
E isso vale tanto para o setor pedagógico quanto para o orçamental
e de recursos humanos. É claro que imprevistos acontecerão, mas o importante é
que você esteja preparado para isso. Lembre-se que o mais importante é
manter-se fiel àquilo que havia sido definido lá no começo e não perder o foco.
2) Tecnologia: uma forte aliada
Praticamente todas as instituições, sejam escolares ou não, fazem
uso da tecnologia – e se ainda não o fazem, precisam fazer já! Cabe ressaltar
que uma gestão
escolar informatizada fará
muita diferença na qualidade dos serviços educacionais.
Utilizar computadores para o registro acadêmico dos alunos e emissão de
certificados, por exemplo, facilitará a organização. Da mesma forma,
utilizar programas gratuitos para controlar os livros da biblioteca também é
bastante prático, mantendo a organização e o controle.
3) Fique de olho nos gastos
Faça uma planilha de gastos mensais e mantenha-a sempre
atualizada. Saber para onde está indo o dinheiro proporcionará uma visão geral
sobre a situação financeira da sua escola e ajudará a definir os cortes
necessários. A tecnologia entra aí de novo e mesmo uma planilha no Excel pode
ser suficiente para isso.
Contamos neste artigo os 5 segredos da gestão financeira escolar.
4) Seja democrático
Lembre-se que você não está sozinho e, portanto, sua gestão
escolar deve ser participativa e democrática. Por isso, convoque
toda a comunidade escolar: professores, pais, funcionários e até mesmo os
alunos. Cada um deles terá uma visão diferente sobre o processo educacional e
os problemas da escola, e poderão contribuir para apontar soluções.
5) Mantenha o patrimônio
escolar bem cuidado
Esteja sempre em dia com a manutenção do patrimônio escolar. Se há
uma carteira quebrada, uma parede descascando ou um quadro descolando, resolva
o problema o quanto antes. Além de deixar o ambiente melhor para todos, você
evitará gastos maiores em consertos futuros.
6) O foco deve ser sempre o
aluno
Saiba lidar com a burocracia, gerir os recursos e conheça as leis.
Contudo, não se esqueça que o mais importante é a aprendizagem dos alunos. Para
isso, esteja sempre próximo a eles, procurando aprender cada dia mais sobre
educação e ensino.
Aproveite nossas dicas e melhore ainda mais sua gestão. Isso será
um ponto de partida para você pensar novas práticas. Por isso, adapte-as para a
sua realidade e chame a comunidade para ajudar! Se você tem outras dicas para
complementar nossa lista, deixe-as nos comentários. E continue acompanhando
nosso blog para mais dicas
de gestão escolar.
FONTE:
http://www.gestaoescolarsimplificada.com.br/boas-praticas/6-dicas-para-fazer-uma-gestao-excelente-da-sua-escola/